Quando o anúncio do primeiro game da série Silent Hill para um console de mesa da Nintendo ocorreu há menos de três meses, a expectativa ficou nas alturas. Quem conhece bem a série sabe que ela não é um game de terror típico e a idéia era que isso fosse bem transportado para o Wii. Atípico. Essa é uma boa definição para o que Shattered Memories é.
Pense em um Silent Hill muito mais focado na história e nos personagens. Para isso, a Clímax (que já trabalhou em Silent Hill Origins para PSP/ PS2) fez grandes alterações na jogabilidade, dando maior liberdade para a câmera e excluindo as batalhas contra os inimigos. Com isso, o game ganhou – e muita – tensão.
A demo apresenta da na E3 correspondia ao início d a história quando o protagonista Harry Mason começa a jornada pela procura de sua filha em Silent Hill. Toda a movimentação do personagem é controlado com o Nunchuk, o que garante ótima precisão, graças a alavanca analógica. Já o pointer do Remote, terá várias funções. A principal delas é a de lanterna, iluminando os escuros ambientes do game, apesar de que nesse momento inicial, ela ter mais a função de mostrar a visão de Harry. Nesse trecho o jogador pode movimentar livremente a câmera inclusive aproximando ou recuando o ângulo de visão.
Visualmente o game ainda apresentou alguns serrilhados, que não devem estar presentes na versão final do game, marcada para novembro. A verdade é que com as alterações, o clima parece bem mais denso e imersivo. Só saberemos se as mudanças foram realmente positivas assim que o game chegar as lojas. Por enquanto, Silent Hill Shattered Memories é um dos games mais esperados para esse fim de ano.