Numa geração onde paradigmas gamísticos estão sendo destruídos e novas formas de se jogar videogames criadas, uma pergunta vem se formando na cabeça dos gamers: afinal, o que é necessário para um game ser considerado “hardcore”? São gráficos ultra-poderosos, que arrancam leite da pedra do console? Uma jogabilidade clássica e intuitiva? Ou ainda a dificuldade extrema em prosseguir no game? Se você escolheu qualquer uma das opções acima, o game hardcore que você procura não será encontrado nessa geração, e sim, num lançamento de muitos anos atrás, do longínquo ano de 1991, para NES: Battletoads.
-
Clássico 8bits
Porém, mesmo se aproveitando de um estilo já consagrado, Battletoads se diferenciava dos demais. Não por ser protagonizado por dois sapos humanóides bombadões (os irmãos Zitz e Rash), nem pela sua história, que se resumia a salvar a Princesa Angélica e o terceiro irmão anabolizado, Pimple, que haviam sido seqüestrados pela malévola Dark Queen. O que realmente diferenciava Battletoads dos demais games era seu design de fases e sua dificuldade extrema.
-
Game para poucos
Porém, é na terceira fase que o game mostra suas reais novidades. A partir desse momento, o game assume um grau de dificuldade ímpar, muito além do já conhecido na época. E esse índice só tende a aumentar durante as fases. Como dito, a terceira fase é o lar de um dos momentos mais clássicos da geração 8bits, quando o jogador deve, com uma motoca turbinada, atravessar um labirinto de pedras, desviando de obstáculos em alta velocidade. E o pior: a velocidade é cada vez mais alta, o que faz com que a ida para a próxima fase só aconteça depois de várias (e muitas) tentativas.
Stage 3:
O design de fases também é bastante diferenciado. Ele vai além das já clássicas fases de floresta, gelo e fogo. Em Battletoads, as fases se entendem para diques de água, torres tecnológicas e até mesmo encanamentos, passando até por, talvez, a fase mais estranha do game, onde o jogador deve subir em cobras de diferentes tamanhos até chegar à saída da fase.
Por essas e por outras, Battletoads tem a reputação de ser virtualmente impossível de terminar, mesmo entre bons jogadores, o que pode afastar alguns jogadores que se sintam mais frustrados.
-
Veredicto