"Pula como Mário, pega itens como Link e atira como Samus!" essas foram às palavras que a Nintendo Power definiu Kid Icarus na sua edição de número 204 em 1986. Kid Icarus foi lançado em 1986 para o Nintendo original, foi criticado por uns e transformado em uma lenda épica por outros.
Kid Icarus foi lançado em 1986 no Japão com o formato Famicom Disc System e o nome de Hikari Shinwa: Palutena no Kagami e depois transformado em cartucho e lançado nos Estados Unidos, com o simples nome de Kid Icarus.
Em 2004 foi portado para Game Boy Advanced para a série
Famicom Mini, lançado apenas no japão.
Angel Land corre perigo
Uma das coisas que chama a atenção no jogo é a sua historia. Pit (o herói) era um dos soldados da deusa da luz Palutena, seu objetivo era recuperar 3 tesouros sagrados (The Mirror Shield, The Arrow of Light e The Wings of Pegasus) percorrendo pelos domínios da deusa das trevas Medusa e assim salvar Palutena e restaurar a paz na Terra dos Anjos (Angel Land).
Com uma historia cheia de clichês pros dias de hoje ele possuía um ar épico, muito a frente de seu tempo, era um jogo com a dificuldade da época, porém com um as idéias de hoje, ele era jogo justo, difícil, mais justo.
Além disso, ele possui finais diferentes, variando conforme o tempo levado para se terminar o jogo.
Clone de Metroid ou Castlevania?!?
Na época Kid Icarus era muitas vezes criticado por ser muito parecido com Metroid, mais na realidade as semelhanças são causas de seu criador Gumpei Yokoi (faleceu no dia 4 de outubro de 1997 em um acidente de carro) ele era o mesmo criador de Metroid, além de usarem a mesma engine gráfica.
Ele também tinha elementos de varias franquias da Nintendo como pular em plataformas como o Mario, pegar itens e evoluir como Link, além de ter fases parecidas com Ice Climber.
Também houve comparações com a serie Castlevania.
Tocam-se as harpas do paraíso
A versão ocidental perdeu alguns aspectos da versão japonesa, principalmente na trilha sonora.
O game possuía uma trilha sonora bastante diferenciada com musicas e efeitos espirados e outros nem tanto. Seus gráficos eram medianos na época. Parte da dificuldade do jogo esta nos inimigos simplesmente aparecem na tela, são centenas deles vindo de todos os lados.
No Brasil Pit se chama Kid Icarus
Talvez a maneira mais fácil de lembrar Kid Icarus no Brasil é pelo desenho Capitão N (Captain N: The Videogame Master). O desenho animado da década de 80 contava a historia de Kevin um garoto escolhido para entrar na Videolândia (Videoland) e salvar-la de Mãe Célebro (Mother Brain da serie Metroid), junto com uma equipe formada por vários personagens de franquias famosas da época.
Pit (aqui no Brasil chamado de Kid Icarus) faz parte dessa equipe, com Mega Man, Simon Belmont (Castlevania) e o robô Game Boy. Em alguns episódios existia a presença de Link (The Legend of Zelda) e dos irmãos Mario.
Outra aparição ilustre de Pit é em Super Smash Bros. Brawl. Ele é um dos personagens jogáveis no game.
Virtual Console ai vou eu!
Se você ainda não jogou ou jogou só a primeira fase do game, pegue-o passe as primeiras fases e jogue o resto ele é a mistura de vários elementos de jogos realmente bons em um, serão 500 Nintendo Points bem empregados.