Já imaginou se as duas séries mais tradicionais dos RPGs pudessem se enfrentar? Imagine uma arena fictícia, onde as principais características de Final Fantasy e Dragon Quest fossem afrontadas. É isso que o Nintendo Blast faz agora nesse Blast Battle mais que especial:
Protagonistas
Final Fantasy
Ao longo dos doze games da série principal (isso sem contar FF X-2), muitos foram os protagonistas das histórias magistrais criadas pela Square. Tivemos os tipos obstinados como Cecyl (FF IV), os caladões como Squall (FFVIII) os corajosos como Zidane (FF IX), os “boa-praça” como Edgar (FF VI)… Todos com suas características pessoais bastante marcantes e muito bem criadas.
VANTAGEM: Final FantasyDragon Quest
O foco das tramas de Yuji Horii e da Enix sempre foi o heroísmo pessoal. Por isso os personagens com papel principal aqui possuem um papel secundário no enredos. Uma característica marcante é que eles não possuem nomes, indicando que tem características que dependem mais do jogador do que de qualquer outro elemento pré-determinado, isso acaba muitas vezes sendo apontado como um contra.
Sistema de Jogo
Final Fantasy
Nos primeiros games da série, FF utilizava um sistema bastante simples – quase um clone de Dragon Quest. Mas com a evolução proporcionada pelos games mais recentes, os sistemas se tornaram extremamente complexos. As maiores inovações aconteceram em FF XII e no quarto game da série, com o surgimento do ATB. Isso sem contar o hibridismo da oitava versão.
VANTAGEM: Final FantasyDragon Quest
O sistema adotado pela série sempre teve seu grande trunfo no seu maior problema: a simplicidade. Em oito games principais, pouca coisa realmente mudou. O esquema de equipamento, elevação de níveis e batalha contra inimigos pouco mudou ao longo dos anos. É uma pena. Talvez a série pudesse ousar mais e perder um pouco o cheiro de mofo
Spin Offs
Final Fantasy
Ao longo dos anos, Final Fantasy tentou, mas pouco conseguiu se dar bem em games fora da série principal. Os Crystal Chronicles são cheios de defeitos, a série Fables ainda é muito superficial e os Adventure nem são realmente Final Fantasy. A única que consegue se destacar é o braço estratégico Tactics.
VANTAGEM: EmpateDragon Quest
Apesar de serem poucos os games paralelos, Dragon Qust conseguiu oferecer dois spin offs de respeito: Monsters e Heroes. O primeiro é um belo exemplo de RPG de criação, rivalizando com Pokémon. Já a série Heroes foi bem no DS e apenas mediana no Wii.
VANTAGEM: Empate
Fãs
Final Fantasy
FF possui uma legião imensa de fãs, apesar de isso ser uma característica até certo ponto recente, já que os primeiros games da série não obtiveram grandes resultados se comparados com DQ. Hoje a série possui uma força grande no mundo todo e não está mais restrita ao mercado japonês.Dragon Quest
É muito difícil justificar o feeling que DQ possui. Uma verdadeira legião de japoneses cultua a série com o fervor de uma religião. Pra se ter uma idéia, todos os Dragon Quests só podem ser lançados em feriados ou finais de semana para evitar a evasão de pessoas do trabalho e alunos das escolas. É ou não é uma paixão?
VANTAGEM: Dragon Quest
Trilha Sonora
Final Fantasy
Um dos grandes compromissos da série da Square é sempre oferecer composições de extrema qualidade. E de modo geral essa é uma característica marcante, principalmente pelo belo trabalho de Nobuo Uematsu. Eyes on Me, Ária de Mezzo Carattere, Suteki da Ne e Liberi Fatali são algumas das canções que mais marcaram.
VANTAGEM: Final FantasyDragon Quest
O maestro Koichi Sugiyama é o cara responsável pelas grandes obras que ilustram os principais games da série. Suas composições possuem um viés claramente clássico, casando perfeitamente com a temática mais simples que as dramas de Dragon Quest pedem.
E o Vencedor é…
Por 4 a 2, Final Fantasy acabou vencendo Dragon Quest. Talvez FF tenha evoluído mais ao longo dos anos e conquistado mais o respeito do público, embora ainda não tenha a identidade de DQ. Apesar do clichê, nessa disputa é perfeitamente possível dizer que os grandes vitoriosos somos nós, gamers apreciadores de bons RPGs.