Análise: Adventure Island The Beginning (WiiWare)

em 14/06/2009

A maioria dos gamers das antigas sabe que Adventure Island foi uma das séries de maior sucesso na segunda metade dos anos 80. O primeiro ... (por Gustavo Assumpção em 14/06/2009, via Nintendo Blast)

250px-Adventure_Island-_The_Beginning

A maioria dos gamers das antigas sabe que Adventure Island foi uma das séries de maior sucesso na segunda metade dos anos 80. O primeiro game da série é datado de 1986 e é um tipico game side-scroller sem muitas novidades, apesar de contar com o carisma do protagonista, Master Higgins. Tentando resgatar a série para os olhos dos novos jogadores, a Hudson lançou recentemente The Beginning, uma espécie de releitura do original.

 

  • Clássico envelhecidolarge (4)

A idéia principal da Hudson  foi manter o esquema o mais perto possível do primeiro jogo da série. O único porém é que já se passaram 20 anos desde o game original e a cara de envelhecido e o cheiro de mofo são metaforicamente visíveis. Não há grandes adições com relação ao original. Se você se lembra bem do primeiro, vai sentir sensações de Deja Vú a cada momento.

The Beginning não passa de um side-scroller típico da era 8 bit. A jogabilidade é centrada em ovos que Higgins encontra ao longo das fases. Nesses ovos existem itens que concedem habilidades especiais ao herói. Bumerangue, machados e até mesmo um skate pode ser encontrado dentro dos ovos. É com eles que se deve derrotar os inimigos e ir coletando frutas e itens, fase após fase. Os controles estão bem mais precisos que os games originais, mas ainda sim parecem presos. Na verdade, falta uma variação maior de objetivos a serem cumpridos. “Chegue ao fim da fase” não cola mais.

 

  • Tecnicamente Envelhecido

Outro ponto que não parece muito agradável é o visual. Ao invés de manter um estilo 2D que consagrou a série, a Hudson decidiu refazer toda a parte gráfica. Até aí nenhum problema. O único porém é que o estilo utilizado beira o ridículo. Tudo é muito feio, mal acabado e mal animado. Os modelos parecem chapados, sem a aplicação de muitos efeitos. Os cenários são borrados e sem vida. Mas na verdade o que mais incomoda é que com essa apresentação, tudo fica parecendo genérico.

Infelizmente, The Beginning é um game que não condiz com a expressão da série. A falta de acabamento acaba prejudicando muito a diversão. Se isso for somado aos minigames sem expressão alguma e a jornada curta e fácil, esse é realmente um game passável. Só se arrisque se realmente for muito fã da série.

large (1) large (2) large (3)  

Adventure Island The Beginning – WiiWare – Nota Final: 5.5

Gráficos: 5.0 Som: 5.0 Jogabilidade: 6.5 Diversão: 6.5


Estudante de Jornalismo, apreciador de rock britânico, pouco cuidadoso com as palavras, rico de espírito, triste com as relações nesse mundo e esperançoso com o futuro.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.