Após a aquisição da Free Radical pela alemã Crytek, no final do ano passado, muitas especulações passaram a rondar a imprensa sobre o desenvolvimento da sequência do bem conceituado Time Splitters. Pois é, parece que esse sonho está muito próximo de se tornar realidade.
Para quem não está muito inteirado nesse assunto, o grupo inglês Free Radical é formado por ex-membros da Rare, responsáveis pela produção dos clássicos Goldeneye 007 e Perfect Dark, ambos para o Nintendo 64. Time Splitters, a principal franquia desenvolvida pela softhouse, conquistou a graça dos gamers e da crítica ao conseguir reunir jogabilidade e diversão em dois excelentes títulos na geração passada. Após uma pesada crise financeira, a Free Radical foi adquirida pela empresa Crytek, softhouse alemã famosa pelo desenvolvimento da tecnologia CryEngine, utilizada no desenvolvimento do game Crysis, e muitos gamers ficaram imaginando quais seriam os frutos que adviriam do casamento das duas companhias.
Recentemente, Cevat Yerli, fundador e presidente da companhia alemã Crytek, compareceu à mídia anunciando que irá conceder à Free Radical os projetos que sempre sonhou.
Em entrevista concedida ao site Develop, o executivo foi inquirido se a aquisição do famoso estúdio britânico seria um passo positivo para o setor do desenvolvimento naquele país, Yerli respondeu que "se alguém tem essa preocupação, eles deverão perguntar às pessoas que estão lá atualmente. Nós demos à facção da Crytek Britânica uma extensa estrutura e um futuro extremamente promissor que são capazes de demonstrar claramente o crescimento ao seu território."
"Estamos agora trabalhando juntos à Free Radical para o desenvolvimento de projetos que ela sempre sonhou em fazer. Concedemos a ela um mapa e uma oportunidade para crescerem, e acredito que foi justamente por essa posição que fomos os escolhidos para realizar essa parceria."
Apesar do pronunciamento esperançoso, Yerli não quis confirmar quais seriam os projetos em desenvolvimento pelo grupo inglês, mas se considerarmos o criativo currículo da Free Radical e a eficiência da Crytek em termos gráficos, há uma enorme possibilidade de um Time Splitters 4 com os recursos gráficos da CryEngine estar sendo anunciado nos próximos meses. Devo ainda lembrar que antes da crise atingir a FR, havia rumores do desenvolvimento do Star Wars Battlefront 4, será que o projeto pode ressurgir nesta E3? Vamos aguardar mais um pouco…