Análise: Donkey Kong Barrel Blast (Wii)

em 29/05/2009

Desde a década de 80, Donkey Kong se tornou um poderoso ícone da indústria de games. Nos anos 90 a série nas mãos talentosas da Rare evoluiu... (por Gustavo Assumpção em 29/05/2009, via Nintendo Blast)

emhvhhbhoeDesde a década de 80, Donkey Kong se tornou um poderoso ícone da indústria de games. Nos anos 90 a série nas mãos talentosas da Rare evoluiu significativamente se tornando uma das principais do Super Nintendo. Nos últimos anos, ao invés de lançar continuações da série principal, a Nintendo tem investido em games mais casuais (vide Donkey Konga e Donkey Kong Jungle Beat, ambos do GameCube) em detrimento dos ótimos games do passado. Agora, o macaco preferido dos nintendistas faz sua estréia no Wii, mas era melhor que ela não tivesse ocorrido.

  • aebdpmzjcvMuitos problemas

Donkey Kong Barrel Blast é um game de corrida bastante simples, muito parecido com outro game da Nintendo, Kirby´s Air Ride, lançado em 2003 para o Game Cube. Barrel Blast inicialmente seria lançado também para o Game Cube, onde da mesma forma que Donkey Konga e Jungle Beat, usaria bongôs para o controle dos personagens nas corridas. Com a transferência do game para o Wii, ao invés de batucar os bongôs, o jogador deve movê-los na vertical rapidamente para dar o impulso que acelera os competidores. O esquema no inicio parece interessante, mas com o passar do tempo se torna frustrante e até mesmo cansativo.

Depois de conseguir a velocidade máxima, a corrida se resume a desviar de obstáculos e coletar itens pelo cenário. Falta profundidade. A sensação de velocidade também é péssima. Muito aquém da necessidade que um game de corrida precisa. Outro problema grave é a inteligência artificial que mais parece burrice artificial, importantíssima para aumentar a longevidade do game e o tornar desafiador.

Mas nem tudo na jogabilidade não funciona. Os Wild Moves, golpes especiais conseguidos quando se juntam cinqüenta bananas e a presença dos animais de Donkey Kong Country (Sim! Rambi e Enguarde estão de volta!), adiciona algum  a novidade ao esquema maçante que o game propõe.

  • Macacada da geração passada

O visual de DK BB não é muito agradável aos olhos. Tecnicamente, o game esta abaixo do nível aceitável para o Wii, principalmente se compararmos com games mais recentes. As pistas possuem um design básico e simples com exceção das pistas aquáticas muito bem feitas e bonitas de se ver. Destaque também para as animações dos personagens e aos elementos interativos do cenário.

A falha mais grave de DK BB está em sua trilha sonora amplamente repetitiva e mal composta. Há remixes de músicas famosas da série, mas elas aparecem com pouca freqüência. Os efeitos sonoros também estão abaixo da média, nem mesmo o som saído do remote agradar.

  • Falta de opções

O game possui poucas pistas e personagens selecionáveis. No início são seis, mas quatro secretos podem ser liberados. Existe um modo de desafios variados propostos pela Candy Kong, que até são interessantes, mas assim como o modo principal carecem de maior profundidade.

O modo multiplayer também não oferece uma experiência divertida como deveria. Jogar com os amigos se torna repetitivo com o tempo principalmente devido ao número pequeno de pistas presentes e personagens selecionáveis. A falta de modo on line também depõe contra o game.

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  • Um game que não vale a pena

Infelizmente, DK BB não é uma experiência tão recompensadora como Mario Kart. Longe disso, o game é uma das decepções do Wii até agora, principalmente devido à falta de profundidade, a técnica simples e a jogabilidade frustrante e pouco desafiadora. A falta dos bongôs e principalmente de uma experiência on line faz com que Barrel Blast não vale uma compra. Espere Mario Kart Wii.

Donkey Kong: Barrel Blast – Nintendo – Nota Final: 4.0

Gráficos: 6.5 Som: 6.0 Jogabilidade: 3.0 Diversão: 5.0


Estudante de Jornalismo, apreciador de rock britânico, pouco cuidadoso com as palavras, rico de espírito, triste com as relações nesse mundo e esperançoso com o futuro.
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