Entretanto, Steve Papoutsis, produtor executivo de Dead Space: Extraction, não está preocupado. Em entrevista ao site vg247 Steve declarou o seguinte:
"Acredito que com o nosso jogo estamos alcançando algo verdadeiramente interessante e divertido. Estamos conseguindo uma atmosfera e visual que as pessoas estão começando a associar com Dead Space"
Apesar do otimismo, o produtor executivo não sabia apontar uma razão para o baixo sucesso de MadWorld e Chinatown Wars. Quando perguntado sobre isso, disse apenas:
"Eu acho que isso está acontecendo devido ao que as pessoas estão querendo comprar, eu suponho."
Mas o que exatamente é esse 'algo' que as pessoas procuram? As respostas genéricas e evasivas parecem estar tentando ocultar, quem sabe, um falso otimismo. Dead Space original foi um ótimo jogo que recebeu ótimas críticas, mas mesmo assim teve uma recepção muito abaixo da esperada. Não duvido da qualidade de Extraction, mas porque é tão difícil explicar o que há de tão único neste jogo, que supostamente irá atrair o público que rejeitou até mesmo um GTA? Também vale lembrar que, se podemos tirar alguma lição das tímidas vendas do último House of The Dead, é que os jogadores não estão mais tão animados, como na época do lançamento de Umbrella Chronicles, para gastar seu dinheiro com um on-rail shooter.
Será apenas um otimisto tolo, ou nos surpreenderemos positivamente com o novo Dead Space? Só o tempo nos dirá.
Dead Space Extraction tem data de lançamento prevista para o final deste ano.