Wii

Velhas Franquias, Nova Geração: Star Fox Wii

em 13/04/2009

A partir de hoje – e até bem próximo da E3 2009 que ocorre no início de junho-  o Nintendo Blast vai publicar uma série de matérias com u... (por Gustavo Assumpção em 13/04/2009, via Nintendo Blast)

A partir de hoje – e até bem próximo da E3 2009 que ocorre no início de junho-  o Nintendo Blast vai publicar uma série de matérias com um objetivo bem interessante: opinar e fazer previsões sobre como deverão ser os novos games de séries consagradas da Nintendo no Wii. Por isso, não há nada de objetivo aqui. Muito pelo contrário. Nossa função é apenas especular, sem deixar de lado os desejos que temos – e portanto torcemos para que aconteçam.

star-fox-2-20040819011844132Pra começar essa série de matérias, hoje falaremos um pouco de Star Fox. O primeiro game com jogabilidade em 3D nos consoles, foi responsável por uma verdadeira revolução na época do seu lançamento. Mas não é novidade pra ninguém que depois do sucesso de Star Fox 64 em 1997, os últimos games da série deixaram muito a desejar.

Exagerando um pouco, estamos sentindo que a série foi designada a um posto inferior na Nintendo – já que todos os últimos games nem foram desenvolvidos pela própria Big N. Particularmente, eu até engulo Star Fox Adventures, salvo as devidas proporções. É óbvio que ele mal pode ser considerado um star-fox-2-20040819011845350game da franquia, mas está longe de ser considerado um game ruim. Isso principalmente pelo enredo denso e pela ótima atmosfera de jogo.

Se tudo isso é um grande destaque no último game da Rare nos consoles de mesa da Nintendo, o mesmo não se pode dizer de Star Fox Assault, o fatídico game da Namco lançado em 2005. Assault, tinha tudo para funcionar: era desenvolvido por um time com ampla experiência em games do gênero, representava a volta para as batalhas aéreas e tinha supervisão de Shigeru Miyamoto. Mas curiosamente o game fracassou em vários pontos e se tornou uma verdadeira decepção.

O ponto em Assault que mais recebeu críticas, foram as ridículas missões em terra. Não somente por parecerem deslocadas da série, mas principalmente pela jogabilidade terrível nestar-fox-2-200405110152011ssas partes com uma movimentação ridícula, mira ineficiente e péssimos objetivos. Já as partes de combate aéreo são relativamente legais, embora tenham ficado bem aquém do esperado pela linearidade e pouca capacidade de exploração.

Com o fracasso dos últimos games da série em mente, e com muitas expectativas na cabeça, resolvemos listar tudo o que o próximo game Star Fox deveria ter. É um exercício difícil, mas vamos lá:

O que Star Fox Wii deveria ter

Batalhas aéreas memoráveis – Uma das marcas registradas de Star Fox sempre foram os combates aéreos. Em um suposto novo game da série queremos a intensidade de Assault com a variedade de possiblidades de Star Fox 64.

Chefes gigantescos – Outra característica que não pode ficar de fora de qualquer game da série que se preze. são os chefes gigantescos. Queremos a possibilidade de poder derrotá-los de várias maneiras diferentes.

Naves customizáveis – Presente em praticamente todos os games recentes bem produzidos, a customização, ou seja, a capacidade de se criar sua própria nave ou adicionar peças e itens próprios merece estar presente em uma novo game Star Fox. Queremos poder definir armamento, cores, elementos… e adicionar power-ups adquiridos durante o próprio jogo.

Alterações climáticas – Já pensou batalhas sob forte chuva e vento? Pois é, a gente pensou também. Uma característica assim seria bem importante para dar uma certa variedade aos combates e claro para influenciar nas disputas. Não custa torcer.

Fases com múltiplos caminhos – Essa característica é muito presente em games recentes de outros estilos e já foi um dos destaques da série. Queremos fases grandiosas e que permitam ao jogador realizar ações variadas. Em outras palavras, o fim da linearidade que tanto matou Assault.

Mais personagens jogáveis – Fox é carismático e a cara da série. Mas não podemos negar que mais personagens torna a jornada mais dinâmica e menos cansativa – contanto que sejam personagens “bem-nascidos”.

Mira com o pointer, movimentação da nave com o Nunchuk – Não há porque inventar. Esse esquema seria bem fácil e ao mesmo tempo bem funcional. Movimentar a nave com o Nunchuk torna a jogabilidade precisa. Uma mira bem calibrada com o pointer pode ser bem interessante. Atirar com o A e esquivar com um movimento rápido do Remote ou com o botão B também pode funcionar.

Modo online grandioso – Nenhum modo online de algum game do Wii ofereceu todas as possibilidades que deveria (ou poderia). Quem sabe Star Fox não possa oferecer conteúdo de primeira com missões cooperativas, rankings, DLC de conteúdo extra e modo multiplayer online? Não custa sonhar…

Missões estratégicas -  Pensou em missões com elementos de Star Fox Command? Ou então a possibilidade de se controlar mais de uma nave por vez? Pois é, um pouco de inovação em algumas partes determinadas não fariam mal algum…

O que Star Fox Wii não deveria ter

Missões terrestres – Não deu certo em nenhuma vez que foi implantada. E o melhor é que deixe definitivamente de existir. Eu não tenho qualquer problema com games de ação, mas acho que Star Fox não combina com esse tipo de jogabilidade.

Novos personagens toscos – Por favor Nintendo. Nada de criar personagens toscos e que parecem deslocados da série. Queremos o retorno da trupe original e pronto. Já chega o baque que foi a insuportável Krystal.

Desenvolvimento em um estúdio externo – Star Fox tem que ser supervisionado de perto pela própria Nintendo. Não adianta que fique aos cuidados de gente “de fora”. A Namco não deu conta do recado no Assault, assim como a Q não deu no mediano Command.

Minigames bobos – Pressuposto principal dos jogos do Wii, os temíveis minigames devem – na boa – nem sonhar em existir aqui. De verdade, eles só valem a pena quando bem inseridos dentro do contexto. O que quase nunca acontece, ainda mais no Wii.

Só na expectativa

Astar_fox_command-162766cho que não custa nada seguir sonhando que a maioria dessas características estejam presentes em um novo Star Fox. A Nintendo pouco fala do futuro da franquia, o que só contribui para a nossa especulação. Os rumores da aparição da continuação da série na E3 em junho são bem fortes e provavelmente devem ser confirmados. Repare que nessa análise pouco falamos do aspecto técnico da coisa, o que se formos ver mesmo, nem é assim tão essencial. Queremos Star Fox revitalizado, recriado e renovado – sem esquecer suas origens. Enquanto isso vamos sonhando.

Siga o Blast nas Redes Sociais

Estudante de Jornalismo, apreciador de rock britânico, pouco cuidadoso com as palavras, rico de espírito, triste com as relações nesse mundo e esperançoso com o futuro.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).