É inegável que GTA Chinatown Wars é um dos melhores games para o DS já feitos. Quando anunciado causou o maior “bafafá” e uma certa polêmica, como todo jogo da série causa. Mas uma pergunta ficou no ar: será que um jogo tão adulto venderia tão bem no portátil da Nintendo?
Antes do jogo ser lançado muitos especialistas indicavam que o jogo chegaria facilmente a marca de 450 mil cópias vendidas no primeiro mês. Os mais pessimistas indicavam 200 mil unidades. O fato é que desde o seu lançamento no mês de março até o fim dele, o jogo vendeu apenas 89 mil unidades, segundo a NPD Group.
GTA Chinatown Wars, rotulado nos EUA como “Mature”, parece que encontra algumas dificuldades para conquistar o dito público “casual” existente nas atuais plataformas Nintendo. Mesmo trazendo belos gráficos, sons espetaculares, um enredo “daqueles” e um mapa bastante extenso, GTA Chinatown Wars caminha a passos de tartaruga, não conseguindo repetir o sucesso inicial de outros games de peso lançados para o portátil da Big N, como “Pokémon Platinum” que vendeu 320 mil unidades só na primeira semana e “Mario Kart DS” que vendeu 222 mil cópias no seu mês de lançamento
Mesmo assim a aposta não só da Take-Two, proprietária da Rockstar Games, mas também a da gigante japonesa é que o título comece a vender mais ao longo do tempo: “as vendas iniciais de ‘Grand Theft Auto: Chinatown Wars’ estão ‘compatíveis’ com as de outros títulos de alto padrão produzidos por produtoras terceirizadas para o Nintendo DS”, declarou Steve Singer, vice-presidente de licenciamento da Nintendo. Em várias entrevistas com vários especialistas, alguns títulos foram citados como sendo jogos de sucesso hoje em dia e que tiveram seu primeiro mês de vendas bastante fraco, dentre eles podemos destacar “Call of Duty 4” que vendeu apenas 36 mil unidades no primeiro mês e que depois de um tempo atingiu a boa marca de 500 mil cópias. Segundo Jesse Divnich, diretor do serviço de análises da empresa EEDAR, não necessariamente os jogos de peso para o portátil devem ter um pico de vendas na semana de estreia seguido por uma rápida queda – o caminho inverso também pode ser verdade.
Particularmente eu acredito no potencial de GTA Chinatown Wars. Acredito que o jogo será capaz de formar, se não atrair, os ditos gamers “hardcores” para a plataforma portátil da Nintendo, mesmo sabendo que eles não serão tão hardcores assim. A Nintendo, comprovadamente, está passando por um momento difícil com a falta de releases de peso de sua parte para suas plataformas, e as third-parties não estão conseguindo, a curto prazo, tirar a água do barco. Torço para que a situação melhore para que nós, gamers, não tenhamos que pagar o pato mais lá na frente.
E vocês leitores? O que acham?