"Nos jogos Silent Hill, a cidade sempre se cria dentro da cabeça do protagonista. Mas, agora, ela é criada dentro da SUA cabeça. "
A série Silent Hill começou com a sombra de copiar a fórmula de sucesso de Resident Evil. Mas após seu lançamento, todos perceberam que o game fazia muito mais que copiar o que havia dado certo no game da Capcom. Ele havia adicionado ao gênero uma alta dose de tensão e uma trama mais apurada, perturbadora e até mesmo mais coerente. Quase 11 após, Silent Hill sofreu alterações bastante grandes em sua fórmula ao longo de quatro continuações diferentes. Alterações que culminam no recente anúncio de Shattered Memories, uma releitura ousada e inovadora do primeiro game da série.
Aparentemente, Shattered Memories foi realizado para aproveitar todas as funcionalidades do Wii de uma forma fora do usual e ao mesmo tempo pertencente a série. A primeira vista é possível notar semelhanças com a versão GBA de SH. Se lembra de Silent Hill Play Novel (GBA, 2001)? Pois é, aparentemente esse aqui empresta alguns mecanismos do primeiro como as várias vertentes da história, claro que adicionando um visual em tempo real, enigmas, uma história densa e ambientes completamente imersivos.
O protagonista dessa vez é Harry Mason que está procurando sua filha em Silent Hill. Toda a movimentação do personagem é controlado com o Nunchuk, o que garante ótima precisão, graças a alavanca analógica. Já o pointer do Remote, terá várias funções. A principal delas é a de lanterna, iluminando os escuros ambientes do game. Mas os produtores garantem que Remote terá outras funções sendo que a única divulgada até agora é a de celular.
A história não será nada linear. Os produtores prometem diversos caminhos diferentes e muitas opções de escolha, cada uma delas obtendo um resultado diferente na trama. A promessa é de que a história seja sem rodeios, direta, mas extremamente imersiva. Essa imersão será completada pela inexistência de load times e cortes, o que dará uma noção de unidade bastante interessante.
Um elemento que muitos tem criticado é que dessa vez não existirão combates com os inimigos. O seu objetivo principal é fugir desses confrontos, se esquivar e conseguir buscar abrigo longe dessas ameaças. Usando o botão Z você ativará um mecanismo especial para esses momentos. Nessa hora Harry será capaz de pular janelas, arrombar portas, entre outros, abrindo uma vantagem importante contra os inimigos. Mas eles não irão facilitar sua fuga, usando diversos artifícios como rotas alternadas, atacar em grupo e coisas do gênero.
Visualmente, parece que o game conseguirá recriar toda a atmosfera que fez a fama do original. ambientes com pouca iluminação e localidades macabras. Modelos poligonais muito bem construídos completam o pacote.
Passado o choque do anúncio, é interessante fazer duas considerações. Primeiro: é digno de aplausos que o Wii recebe games de séries famosas com características adaptados as funcionalidades que ele possui – mesmo que esses games também sejam lançados para outros consoles (como nesse caso, já que ele sairá também no PSP).
Em segundo lugar, a ausência de combates pode estar assustando alguns, mas não há motivo para pânico. Sinceramente não vejo tantos problemas nisso. Vários adventures para PC – alguns com histórias extremamente bem feitas e imersivas – também não possuem combates e nem por isso são menos densos ou divertidos. A idéia da Konami é que dessa vez o foco seja nesse aspecto de estar constantemente em fuga.
Eu considero Shattered Memories muito promissor. Tenho certeza que estamos diante de um projeto extremamente bem concebido, muito pensado e acima de tudo, bem diferente do usual. Resta esperar detalhes e um futuro lançamento.