Análise: LostWinds (WiiWare)

em 09/04/2009

Desde os primeiros vídeos de LostWinds , primeiro projeto do desconhecido estúdio Frontier, eu fiquei completamente estarrecido. E não foi... (por Gustavo Assumpção em 09/04/2009, via Nintendo Blast)

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Desde os primeiros vídeos de LostWinds, primeiro projeto do desconhecido estúdio Frontier, eu fiquei completamente estarrecido. E não foi pelo visual ou pelo preço não. Foi pelo seu carisma. Senti como se tivesse sido transportado dez anos (talvez um pouco mais) no tempo e voltado para a era de ouro dos games de plataforma. Um momento na história dos games onde ser carismático e envolver o jogador superava qualquer outra característica importante. Onde divertir e encantar era mais importante que os gráficos. Um tempo que se foi... mas que LostWinds me fez lembrar como era bom.

O vento me leva... e eu vou!

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A maioria dos games do Wii sofre de um grave problema: a falta de habilidade das produtoras para conseguir adaptar o Remote para o controle dos personagens. E confesso que não pensei que uma produtora independente, sem nenhum respaldo anterior, pudesse fazer o melhor uso um dos melhores usos do controle.

Na história, o personagem principal do game, Toku, tem que controlar o vento em pouco mais de três horas do jogo. Toku somente anda e escala plataformas mais baixas, guiado pelo direcional analógico. Todo o restante fica a cargo dos poderes do vento, utilizados através do ponteiro do Wii Remote. Como essa habilidade começa fraca, no início só é possível ajudar o mocinho a saltar ou amortecer suas quedas - basta pressionar o botão A, que deixa tudo em câmera lenta, e desenhar as correntes de ar na direção ou forma desejada em volta do personagem.

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Há muitas outras habilidades que podem ser usadas. Todas elas são de fácil execução. Os controles simplesmente fluem de uma maneira tão natural que sinceramente eu fiquei surpreso. A jogabilidade também é muito boa. Em nenhum momento senti falta de alguma adição no game. Só posso dizer uma coisa: jogue e muito provavelmente você terá a mesma sensação.

Voltando ao passado


O visual do game pode parecer para alguns como algo "meio N64". Mas não é: o visual de LostWinds é simplesmente fantástico, com um estilo artístico fabuloso. Há pequenos detalhes nas texturas e pouco uso de polígonos, o que pode parecer problemático para alguns, mas que se torna LostWindsimperceptíveis se você der importância ao que realmente importa: o extremo cuidado com os cenários e seus elementos e o design fabuloso de cada detalhe. É simplesmente de se impressionar.


Mas o ponto que mais merece elogios é a trilha sonora. Ela é melancólica e tocante todo o momento, deixando o jogador com a sensação de estar jogando algo mágico, único, inédito e ao mesmo tempo simples. Simplicidade é a palavra que define melhor LostWinds.

Curto... mas intenso


Infelizmente Lost Winds dura pouco; Muito pouco mesmo. Quando você se der conta, Terminou! Mas a experiência é tão gratificante e intensa, que duvido que você não queira repetí-la. Lost Winds custa muito pouco, apenas 1000 Wii Points (10 dólares ou 23 reais). Mas oferece uma experiência digna dos grandes games do console. Uma continuação é praticamente certa, e eu sinceramente gostaria que fosse maior... Nostalgia, você encontra em LostWinds.

 

Lost Winds – WiiWare – Nota Final: 8.8

Gráficos: 8.0 Som: 8.5 Jogabilidade: 9.0 Diversão: 9.0


Estudante de Jornalismo, apreciador de rock britânico, pouco cuidadoso com as palavras, rico de espírito, triste com as relações nesse mundo e esperançoso com o futuro.
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