É inegável a diversão causada pelas disputas da modalidade tênis de Wii Sports. Mas também é inegável que depois de dez minutos você está xingando a Nintendo sem entender o porquê do game não oferecer nenhum modo mais aprofundado ou um campeonato mais difícil. A verdade é que as modalidades de Wii Sports funcionam muito mais como demo técnicas do que realmente um game em si. Demo técnica que finalmente é evoluída com Grand Slam Tennis recém-anunciado para o Wii.
Depois de outras tentativas não muito felizes no gênero – Top Spin 3 muito repetitivo, Sega Superstar Tennis não balanceado e New Play Control Mario Power Tennis com controles ruins – fica nas mãos da Eletronic Arts a chance de fazer o primeiro game de respeito do esporte no console da Nintendo.
Grand Slam Tennis já está em desenvolvimento há quase dois anos (apesar do visual não demonstrar isso) e só apareceu para a imprensa há pouco mais de quinze dias. Ele é o primeiro projeto da EA a usar o novíssimo Wii MotionPlus – sensor que quando acoplado ao Remote confere um reconhecimento da movimentação em 1:1 – ou seja: eles serão reconhecidos exatamente quando forem realizados. Isso garante uma precisão inimaginável nas disputas já que todos os movimentos se tornam automáticos.
Um dos pontos em que a EA considera chave para o sucesso do game e está mais investindo é no multiplayer. Com o crescimento da rede online da Nintendo, a produtora quer aproveitar e oferecer uma experiência bastante rica. Os demais modos de jogo ainda permanecem envoltos em um pouco de mistério – mas em breve devemos ter mais detalhes divulgados.
Falando um pouco do visual, é difícil não ficar decepcionado com os modelos poligonais de personagens, quadras e principalmente da torcida. Tudo parece sem vida, chapado e extremamente tosco. Como o lançamento do game está ainda um pouco longe, pode ser que o visual ganhe uma melhora – e estamos torcendo para que isso ocorra.
Deixando o visual de lado, o resto promete. A começar pela licença oficial de Wimbledon – simplesmente um dos torneios Grand Slam mais tradicionais do mundo. Com isso, teremos versões oficiais de grandes tenistas como Roger Federer, Andy Roddick, Rafael Nadal, Pete Sampras e Bjorn Borg.
Mas o grande trunfo deve ficar mesmo para a jogabilidade. A EA tomou a atitude plausível de criar um tutorial para familiarizar os jogadores com as disputas oferecendo inclusive ícones que indicam a força ideal a ser aplicad a nos movimentos para executar ações perfeitas. Quem testou garante que a precisão dos movimentos é incrível e os efeitos aplicados nas raquetadas com os botões A e B são muito eficientes.
Não há como negar que a EA está sendo bastante ousada ao criar um game de tão grande investimento no Wii. Resta saber como será o acabamento e se o visual não irá comprometer o game como um todo. Até agora quem testou garante que é o melhor game de tênis do console – o que convenhamos, nem é algo de outro mundo. EA Sports Grand Slam Tennis tem lançamento marcado para 18 de junho.