Desde a E3 2008, isso em julho do ano passado, os donos do Wii esperam um dos mais revolucionários acessórios dos últimos tempos. Acha todo esse falatório explorado demais? Pois tenha certeza que não é. O impacto do lançamento do acessório será imenso. Continue lendo e perceba o quão importante ele é.
O anúncio
Era o momento pré-E3, poucas horas antes da coletiva oficial para a imprensa, quando a Nintendo atualizou seu site oficial. E com uma grande novidade: um pequeno acessório e um sugestivo “Conheça mais informações na E3”. Na íntegra, o que a Nintendo disponibilizou nesse primeiro momento foi a seguinte declaração:
O acessório Wii Motion Plus da Nintendo, para o revolucionário Wii Remote, mais uma vez redefine os controles nos games ao refletir de forma mais precisa e rápida os movimentos em um espaço 3D. O Wii Motion Plus se conecta na parte de baixo do Wii Remote e, junto com o acelerômetro e a Sensor Bar, permite um acompanhamento melhor da posição do braço do jogador, assim como a orientação, dando aos jogadores um imbatível nível de precisão e imersão. Até o mínimo movimento com o pulso ou braço é rendereizado de forma idêntica e em tempo real na tela, oferecendo uma resposta realmente 1:1 na jogabilidade.
O acessório Wii Motion Plus confirma mais uma vez o compromisso da Nintendo em tornar os games mais intuitivos e acessíveis a todos. A Nintendo irá revelar mais detalhes sobre o Wii Motion Plus em sua conferência amanhã, assim como outros tópicos.
Mais escondendo que mostrando. Foi assim que a Nintendo deixou a expectativa para a sua coletiva. E ao contrário do que se esperava, apenas um game foi anunciado como tendo suporte ao acessório. Seu nome: WiiSports: Resort.
Mas afinal o que é o Wii MotionPlus?
O Wii Motion Plus é uma espécie de add-on, com aproximadamente 3cm que deve ser plugado na extremidade inferior do Remote. A principal função dele é aumentar a precisão do reconhecimento dos movimentos realizados. Para isso ele adiciona um giroscópio ao já manjado sistema original do Remote – que usa um acelerômetro.
Na prática, isso significa que ao invés de reconhecer apenas movimentos unidirecionais – cima/baixo – esquerda/direita – frente/verso; o Wii Motion Plus possibilita também o reconhecimento do movimentação em profundidade e em rotação. Além disso, a percepção dos movimentos ocorre em relação de milésimos de segundo, portanto de forma instantânea.
Engana-se quem pensa que isso é somente um detalhe. Esse aumento na precisão adicionará aos games recursos impensáveis até mesmo para o Wii. Imagine um game da série Zelda por exemplo. Para realizar o uso do bumerangue, o jogador teria que fazer com o braço exatamente o mesmo movimento que usaria para lançar o bumerangue na vida real, mexendo a articulação e girando os pulsos. Espadadas seriam possíveis em todas as direções e em diferentes intensidades de força e velocidade. O Hookshoot poderia ser lançado a partir de um impulso feito pelo jogador que também direcionaria o destino do item. Deu pra perceber o nível de imersão que ele proporcionaria?
Fatos do presente e perspectivas para o futuro
A grande dúvida em cima do futuro do MotionPlus está realmente no seu lançamento. Já se passou quase um ano desde o seu anúncio e mais de sete meses desde a data prevista de lançamento e a Nintendo permanece calada.
Mas tudo indica que em junho (ou no mais tardar julho), o acessório finalmente esteja nas lojas. E junto com ele a expectativa é para o lançamento de WiiSports Resort. A única aparição do game foi em uma demo na E3 2008, que por sinal foi muito bem recebida. A precisão dos movimentos era animadora, principalmente no minigame de luta de espadas onde era possível fazer movimentos em volta da cabeça, em 360º e até mesmo de estaca no seu adversário. É claro que assim como o primeiro, funciona muito mais como uma demo técnica do que realmente um game, mas alguém duvida que venderá horrores?
Outros dois games com lançamento marcado para junho também farão uso do periférico. São eles: Grand Slam Tennis e Tiger Woods PGA Tour 10 – ambos da Eletronic Arts. Os dois estiveram jogáveis essa semana na Game Developer Conference, e quem teve a oportunidade de testar, garante que é surpreendente. Alguns sites chegaram a afirmar que a jogabilidade de Grand Slam Tennis é uma das melhores alcançadas em qualquer game de esporte.
Futuramente o apoio ao Motion Plus deverá aumentar muito. A tendência é que daqui pra frente praticamente todos os lançamentos ou obriguem o uso ou ofereçam o suporte como opção ao jogador.
Um fator que precisamos ficar atentos. é que o acessório não vai necessariamente resolver todos os problemas de programação. Ele só vai oferecer mais recursos para serem implementados. A parte de usar ou não essas funções com eficiência ficará a cargo do time de desenvolvimento.
Abaixo confira uma lista dos games já confirmados que usarão o acessório e algumas suposições:
Games que usarão o Wii MotionPlus
Dead Space Extraction – EA Wii Sports Resort - Nintendo
Grand Slam Tennis – EA Tiger Woods PGA Tour 10 – EA
Games que provavelmente usarão o Wii MotionPlus*
- Cursed Mountain – Deep Silver
- No More Heroes 2 Desperate Struggle – Marvelous
- Red Steel 2 – Ubi Soft
- The Legend of Zelda Wii – Nintendo
- Star Wars - Lucas Arts
- New Mario Tennis – Nintendo
- New Mario Golf – Nintendo
- F-Zero – Nintendo
- Star Fox – Nintendo
* Alguns desses games não foram anunciados, o que deve acontecer em breve.