A GDC acabou. O grosso dela é, infelizmente, inalcançável para nós já que não temos acesso à grande maioria de suas palestras. Por outro lado, tivemos alguns anúncios muito interessantes. Não é um evento voltado exatamente a isso, mas as grandes empresas sempre usam a oportunidade para liberar algumas coisas, nem que sejam apenas indícios de o que veremos na E3 daqui alguns meses.
A Nintendo em especial não só mostrou, como lançou coisas muito interessantes. A maior delas, sem dúvida, foi o update do firmware de Wii. Agora, finalmente, parte dos problemas de espaço foram resolvidos. Não é algo tão definitivo quanto, digamos, um HD externo. Mas é uma boa solução do mesmo jeito.
Além disso o DSi marcou presença forte. Eu admito que não estava nem um pouco interessado no nova versão do portátil - meu DS Lite é mais do que suficiente para mim. Entretanto, depois de ver algumas das coisas reservadas apenas ao DSi, em particular o DSiWare, esse meu interesse tem mudado.
Por outro lado, algo que não me impressionou nem um pouco foi o trailer do novo Zelda. Acho que alguns ficarão contrariados ao lerem isso, mas será que realmente queremos mais um Zelda nesses moldes? Talvez eu esteja me adiantando demais, já que vimos apenas alguns minutos do jogo. Mas, com exceção do trem, a sensação que tive foi que já joguei aquele jogo que estava vendo. Os dois itens mostrados parecem ser os mesmos vistos em Twilight Princess, e o esquema de controle provavelmente será o mesmo de Phantom Hourglass. Até mesmo o bendito trem não tem cara de ser muito diferente do barco, com a exceção de andas sobre trilhos.
Isso tudo sem mencionar os anúncios feitos das outras plataformas, que, apesar de não terem lugar aqui, também foram bons. E não podemos nos esquecer do badalado OnLive, o sistema que intenciona mudar nossa concepção sobre como jogamos videogames. Será que vai funcionar? E mais, se funcionar, será que pega? O mercado quer isso? As desenvolvedoras de hardware vão ficar quietas? A revelação do serviço levanta mais perguntas do que qualquer outra coisa, e a polêmica continuar a rolar por todos os cantos da internet.
No geral diria que a GDC de 2009 foi ótima. É verdade, tivemos algumas palestras decepcionantes, como a do senhor Kojima. Mas tirando isso ela cumpriu suas expectativas.
E você, o que achou da GDC? Esperava alguma coisa que não foi anunciada? Não ficou satisfeito com a solução da Nintendo quando ao espaço de memória? Me odeia por ter falado mal de Zelda? Deixe sua opinião.
skip to main |
skip to sidebar
Balanço Geral: GDC 09
Por
Heitor De Paola
em 29/03/2009
A GDC acabou. O grosso dela é, infelizmente, inalcançável para nós já que não temos acesso à grande maioria de suas palestras. Por outro lad... (por Heitor De Paola em 29/03/2009, via Nintendo Blast)
Siga o Blast nas Redes Sociais
Heitor De Paola
Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.