Wii

Você está livre da ditatura dos reviews imposta pelo Metacritic?

em 20/02/2009

O que era apenas uma opinião isolada de (me perdoem o pleonasmo)algum jogador isolado hoje se tornou um fator determinante no processo de es... (por Gustavo Assumpção em 20/02/2009, via Nintendo Blast)

metacriticO que era apenas uma opinião isolada de (me perdoem o pleonasmo)algum jogador isolado hoje se tornou um fator determinante no processo de escolha do que comprar. Os reviews ganharam ao longo dos anos uma importância que claramente não deveria ser computada a eles: a de determinar um bom game de um game ruim.

Nos anos 90 a pouca existência de veículos de disseminação de cultura gamer (sejam revistas, sites, programas de TV), faziam com que as principais influências na hora da compra fosse o gosto pessoal, o nome do game e a opinião de pessoas próximas – os amigos.

Hoje algumas vezes duas semanas antes do lançamento de um game, o jogador já possui opiniões e avaliações com notas complexas - que ele nem sabe ao certo o que significa na maioria das vezes – rondando a internet nos grandes portais especializados. Não é que isso seja ruim, mas o amplo acesso das pessoas à internet no mundo todo torna essas análises uma espécie de verdade absoluta definindo quais games adquirir e quais games é melhor ficar longe.

Um estudo realizado no ano de 2006 nos Estados Unidos – por um jornalista que agora não recordo o nome, mas prometo publicar aqui assim que lembrar – comprovou uma relação muito grande entre boas notas em reviews e boas vendas. No estudo, entre os 50 games mais vendidos daquele ano (2006) apenas 2% deles não tinha média superior a 80 no site Metacritic. O estudo apurou inclusive que do top 10 em vendas, cinco haviam obtido média superior a 90.

De 2006 pra cá, muita coisa mudou e principalmente por culpa de um fator chave: o Nintendo Wii. Mesmo não sendo um grande sucesso de crítica, vários games do console romperam essa barreira, obtendo péssimas notas mas alcançando ótimos números de vendas.

Alguns podem dizer que o fator principal para isso é que o público casual do Wii não costuma acessar reviews para saber qual game comprar. E isso realmente faz sentido, embora não possa ser comprovado sem um estudo mais amplo.O fato é que PS3 e 360 tem primeiro que agradar os críticos para depois conseguir agradar o público, enquanto o Wii tem uma relação mais pessoal e direta.

E muita gente tem começado a se rebelar contra essa ditatura. O presidente-executivo da Eletronic Arts se mostrou preocupado com a queda de vendas e apontou que o principal motivo havia sido a queda de desempenho nas resenhas do Metacritic. Em 2008 a EA teve redução de 77 para 72 pontos em sua média no site. (leia mais aqui)

Eu confesso que mesmo tendo minhas preferências, sempre fico um pouco ligado no que a mídia em geral tem a dizer. O número de games é grande, o dinheiro na maioria das vezes é curto, e a atitude mais plausível a se fazer é pesquisar e procurar adquirir o que a maioria definiu como bom. E muitas vezes eu quebro a cara com isso…

Siga o Blast nas Redes Sociais

Estudante de Jornalismo, apreciador de rock britânico, pouco cuidadoso com as palavras, rico de espírito, triste com as relações nesse mundo e esperançoso com o futuro.