Na segunda edição da nossa coluna “Fail” você pode conferir uma das perdas mais terríveis para os donos do Nintendo 64: o cancelamento depois de mais de três anos de desenvolvimento de EarthBound 64:
EarthBound talvez seja a série mais cult da Nintendo. Quando ainda em 1996 a Big N anunciou um novo game da série para o Nintendo 64 os fãs ficaram eufóricos. Mas o projeto parecia não andar e em 1997 foi movido para o 64 DD. Por volta de 1999 voltou ao Nintendo 64 para ser cancelado em 2000.
EarthBound 64 nada mais era que a terceira versão da série – que posteriormente foi movida e transferida para o GameBoy Advance. O interessante é que muitos dos elementos que estariam presentes na versão 64 foram transportados para a versão GBA. Na demo jogável apresentada na Nintendo Space World de 1999, já aparecia uma deserto, a mina que Claus e Lucas tinham que explorar e o veículo em forma de porco.
No Nintendo 64 o game seria um dos primeiros a fazer uso do Rumble Pak, novidade na época e que havia chegado ao mercado em 1997 com Star Fox 64. Um dos aspectos relevantes é que as batalhas teriam mais ação do que comumente se observa na série. A grandiosidade do game para um cartucho também impressionava. Eram prometidos mais de 25 horas de jogo – meio impensável para o Nintendo 64.
O visual era completamente em 3D com personagens bem animados e feitos com grande cuidado, apesar de possuírem um visual meio chapado e sem a aplicação de muitas texturas. Mas nem mesmo os 60% de conclusão livraram o game do cancelamento. A HAL ainda tentou encurtar a história para impedir o fim, mas todos os esforços foram em vão. Na época foi organizado um abaixo assinado pelos fãs para impedir que o mesmo fosse cancelado, também sem sucesso. Oficialmente o principal motivo do fim de EarthBound 64 foi a aproximação do lançamento do GameCube, embora ninguém realmente tenha confirmado tal versão.
Se você na época era muito novo ou não acompanhou a verdadeira novela que foi o desenvolvimento do game, fique com imagens e dois vídeos de uma das perdas mais doloridas para os donos do N64.