Desde a metade da década de 90 o 3D suplantou o 2D de uma forma quase que injusta. Embora alguns games e algumas poucas produtoras ainda resistam as três dimensões, hoje é fato que o os sprites e a jogabilidade simples não possui mais a mesma preferência de anos atrás. Pensando nisso, o Nintendo Blast elaborou uma lista de 10 games que mereciam ter continuações em 3D. Confira nosso ranking e claro não deixe de comentar.
10. Baloon Fight
Baloon Fight surgiu pela primeira vez nos arcades em 1984 e rapidamente se tornou um sucesso. E não é para menos: a mecânica do uso de dois botões para controlar o voo dos balões é rica e muito divertida. Ao contrário dos demais games da lista, Baloon Fight apareceu recentemente em um game inédito: era Tingle´s Baloon Fight – tendo como protagonista o “estranho” guru da série Zelda – disponível exclusivamente para os membros do Club Nintendo no Japão. Em 3D poderia se tornar um game bem interessante no Wii, já que a mecânica parece combinar muito bem com o Remote.
9. Yo! Noid
Verdadeiro clássico do NES, Yo! Noid possuia uma jogabilidade divertida e simplificada típica da década de 80, mesmo ele tendo sido lançado em 1990. O mascote da rede de pizzarias Domino´s estrelou um dos games mais difíceis do NES – já que com apenas um golpe o jogador já “morria”. Em 3D poderia se tornar um game mais complexo e manter a dificuldade que o tornou um dos games mais cult do NES, embora seja impossível sua volta.
8. Duck Hunt
Já pensou um verdadeiro game de caça com animais realistas? Tá acho que não combina muito com o espírito de Duck Hunt, primeiro game a usar a Zapper do NES e que vendeu mais de 25 milhões de unidades no mundo todo (isso mesmo, 25 milhões!). O original era um game muito desafiador que exigia bons reflexos e uma precisão cirúrgica próximo do fim. Com a Zapper do Wii na gaveta, bem que a Nintendo poderia fazer algo semelhante com o sumido Duck Hunt.
7. Rock´n Roll Racing
Um dos games de corrida mais amados de todos os tempos. Não só pela trilha sonora fabulosa, mas também pela boa capacidade de criação e pelas pistas sinuosas e muito divertidas. Muitas promessas foram feitas de uma volta da série – inclusive um game em 3D começou a ser feito para o PSOne – mas nada que vingasse. Já pensou em um game de visual excelente com bólidos envenenados e muita velocidade? Sonhar não custa nada…
6. Ice Climber
Muito parecido com o primeiro Mario Bros. dos Arcades, o game dos irmãos esquimós não tem uma continuação desde 1988 (isso se não levarmos em consideração o port para o GBA em 2004). Não é nada fácil imaginar um game inédito da franquia, já que Ice Climber é um game simples e sem muitos segredos. Mas quem sabe um game de aventura ou um até mesmo um party game?
5. Actraiser
Actraiser é um dos clássicos do SNES mais amados pelos fãs. Talvez seja pela característica de ele ser um game dois em um – já que existem as partes de ação e as partes de criação. A trilha sonora é absurdamente cativante, o visual era muito bom para a época. Merecia muito um retorno triunfal com visual realista, uma trilha sonora marcante como o original e um modo de criação tão interessante como o primeiro.
4. Adventure Island
Um dos games mais interessantes de aventura em 2D está sumido desde o remake do primeiro título da série lançado para o GameCube em 2003 no Japão. Tá certo que ele possuía um visual em 3D, mas a jogabilidade era tipicamente de games em duas dimensões. Queremos um game da série em 3D com chefes caprichados e o mesmo carisma – marca registrada da série.
3. Earthbound
Um dos games mais cults e divertidos da Nintendo. É inexplicável o porque a série não ganha uma continuação nos consoles de mesa. O último game da série – Mother 3 do Game Boy Advance – nem sequer foi lançado no ocidente. Uma versão em três dimensões chegou a ser desenvolvido pela Nintendo para o 64, mas acabou cancelada em 2001. Acho que muita gente gostaria de ver uma continuação de verdade da série
2. Kid Icarus
Embora todos os rumores apontem pra uma continuação, a Nintendo faz questão de negar toda e qualquer confirmação. O primeiro – e único – game da série era muit parecido com o primeiro Metroid: exploração, muitos inimigos e um design de fases ótimo. Em 3D poderia ganhar movimentos de voo apurados, chefes gigantescos e gráficos espetaculares. Resta torcer pra que os rumores se confirmem
1. Donkey Kong Country
Talvez um dos melhores games de aventura de todos os tempos merecia uma versão em 3D a altura. Não conte Donkey Kong 64- ele mudou muito a fórmula de Country e acabou se tornando cansativo, repetitivo e muito longo. Queremos o mesmo design de fases absolutamente sensacional, a trilha sonora inesquecível e os chefes desafiadores. Com uma movimentação mais ampla proporcionada pelo 3D ficara sensacional. Infelizmente parece que a Nintendo não tem mais planos para um game da série. Tomara que estejamos errados.