Muitos games criaram elementos de jogo inovadores e que conseguiram se sobressair em meio a grande quantidade de “mais ou mesmo” que vemos por aí. Veremos agora dez games que criaram algum elemento que ficou marcado na história dos consoles Nintendo:
10. A jogabilidade cooperativa de The Legend of Zelda Four Swords Adventures
Apesar da conectividade do GameCube não ter tido o retorno esperado, Four Swords Adventures conseguiu oferecer uma jornada extremamente variada e diversificada aos jogadores. Além de exigir o esforço dos outros players para realizarem ações conjuntas, ainda existia um modo multiplayer praticamente perfeito. Foi a primeira vez que um game cooperativo para quatro pessoas realmente funcionou.
9. O verdadeiro trabalho de fazendeiro em Harvest Moon
A fórmula de Harvest Moon foi tão bem executada, que até hoje possui uma verdadeira legião de fãs espalhados pelos quatro cantos do planeta. Plante, colha, venda, melhore sua casa. Tudo funciona sem grandes dificuldades e com uma fluência que impressiona. Pouquíssimas vezes um game consegue te prender por tanto tempo com tamanha simplicidade.
8. O controle por voz de Hey You Pikachu!
O impacto do lançamento de Hey You Pikachu foi bem grande, apesar de no fim ele não ter funcionado como se esperava. É impressionante como o reconhecimento de voz é bom, mas é frustrante como a quantidade de ordens a serem dadas é bem pequena. A verdade é que uma boa mecânica de jogo foi destruída por um design de fases pífio.
7. O controle simultâneo em Mario & Luigi Superstar Saga
Outro game com um sistema que funciona perfeitamente. Usando os botões A e B você controla as ações de Mario e Luigi simultaneamente. Use o recurso para resolver puzzles e até mesmo nos combates para derrotar inimigos. Na continuação Partners in Time, o jogador ainda controla Baby Mario e Baby Luigi com o X e Y. Além de prático e desafiador, M&L é simplesmente fantástico.
6. A interação entre dois mundos em The Legend of Zelda A Link to the Past
A possibilidade de passar pelo mesmo mundo em duas dimensões diferentes é o grande trunfo de A Link to the Past. Com a ajuda do Mirror, que faz o tele transporte entre o Light e Dark World, o jogador tem que estar atento para conseguir resolver os puzzles. Essa mecânica foi copiada por muitos games. Um dos exemplos mais famosos é Metroid Prime 2: Echoes.
5. Os batuques de Donkey Kong: Jungle Beat
Apesar de Taiko no Tatsujin ter introduzido os bongôs nos games e dos mesmos terem sido usados em Donkey Konga, foi com Donkey Kong: Jungle Beat que esse esquema se tornou mais ambicioso e produtivo, principalmente porque ele fugiu completamente do usual e do típico. O esquema funciona bem embora se torne cansativo. Como o game é relativamente curto, esse problema não se torna tão grave.
4. A jogabilidade aberta e destravável de Super Mario 64
Mario 64 ditou a maneira como os games 3D deveriam ser. Isso é fato. Agora ele além de inovar em sua estrutura, inovou na forma com que o game evoluía em si. O conceito de várias estrelas diferentes por fase, os ambientes que vão sendo destravados aos poucos e os locais abertos foram revolucionários e provavelmente nunca serão igualados.
3. O uso da luz solar em Boktai: The Sun is in Your Hand
Quando ninguém menos que Hideo Kojima anunciou o desenvolvimento de um game que usaria a luz solar como elemento primordial. muita gente torceu o nariz e duvidou. Eis que surgiu Boktai que apesar de apresentar uma certa simplicidade em alguns pontos, trouxe uma das mais ousadas e funcionais inovações que surpreendentemente o tornou esse um dos games imperdíveis do GBA.
2. A criação de toda a base dos party games em Mario Party
Se você hoje odeia os games cheios de minigames bobos saiba que tudo isso começou em Mario Party no ano de 1998. Foi ele que criou o tabuleiro, os minigames arranca botões, os personagens fofinhos e famosos reunidos, o multiplayer para quatro jogadores, a jogabilidade fácil… A fórmula criada por ele hoje é só evoluída (ou na maioria das vezes regredida) por tantos clones que aparecem por aí.
1. A jogabilidade tipo “pegue todos se puder” de Pokémon Red & Blue
Pokémon talvez tenha criado a mecânica de jogo que mais resultou em clones e em lucro. O esquema de colecionar monstrinhos e itens à exaustão, de treinar e evoluir, de vencer ginásios, disputar batalhas foi copiado por séries famosas como Dragon Quest e Bomberman. Pokémon criou um esquema tão simples e ao mesmo tempo tão fascinante que conseguiu sobreviver há mais de dez anos de continuações e games novos. Pokémon é uma fórmula que ficou imortal.