A SquareEnix divulgou durante a Jump Festa (que ocorreu semana passada no Japão) os primeiros detalhes do modo cooperativo para quatro jogadores de Dragon Quest IX, inédito na série e uma das principais novidades do título.
Segundo a produtora as partidas multiplayer terão um anfitrião, uma espécie de mestre que tem a responsabilidade de fazer a história progredir. Os demais jogadores assumiriam posições secundárias. Somente o anfitrião pode coletar os itens chave que progridem o enredo. Os demais só podem ter acesso a armas e itens de cura.
As batalhas ocorrerão somente com os personagens que tocarem nos monstros. Se o combate estiver difícil o jogador pode pedir a ajuda dos demais e se aceitarem eles serão teletransportados para dentro do campo de batalha.
Sem dúvida alguma, essa é uma das principais adições que esse nono game da série irá receber. E parece fantástico: o sistema é simples, funcional e parecer agradar em cheio o público japonês, principal consumidor Ah e combina perfeitamente com um jogo portátil.