Que Dragon Quest não possui no ocidente o mesmo apelo comercial que no Japão isso não é novidade pra ninguém. Contando com a exclusividade da série, a Nintendo vai fazer de tudo para mudar essa realidade. Pelo menos é essa a promessa do presidente da empresa Satoru Iwata que afirmou estar dedicado a promover o game por esses lados. Segundo Iwata, "com o lançamento de Dragon Quest IX: Hoshizora no Mamoribito, existem duas coisas que quero tornar realidade. A primeira é criar um mercado de games de sucesso no Japão junto a 'Dragon Quest' que rivalize com o ocidental. A segunda é formar uma equipe em dupla forte para promovê-lo no ocidente. Na Nintendo, pudemos popularizar a série 'Brain Age' fora do Japão, onde diziam ser impossível. Quero aumentar o número de pessoas mundo afora que entendam o apelo de 'Dragon Quest', que representa toda a cultura de jogos do Japão... mesmo que se resuma a uma pessoa só. Almejo trabalhar junto com o senhor Horii e a Square Enix", concluiu Iwata.
O último capítulo da série original, Dragon Quest VIII Journey of the Cursed King vendeu mais de 4 milhões de unidades, quase todas elas em território nipônico.