Saímos de Hoenn e chegamos em Sinnoh, lar dos mitos e lendas relacionados à criação do universo Pokémon por conta de ter Arceus, o Deus Pokémon, como figura lendária responsável por todo esse processo. Entretanto, há muito mais em Sinnoh do que só o Arceus.
Diversos Pokémon Lendários foram criados para auxiliá-lo no processo e dentre eles, três fadas receberam três sentimentos diferentes para representar: Conhecimento, Emoção e a Força de Vontade. Já devem ter percebido quem são eles não é? Estes são Uxie, Mesprit e Azelf, o trio de guardiões dos lagos de Sinnoh. Boa leitura a todos!
Apresentando o trio
O termo “Trio dos Lagos” é usado para descrever os Pokémon que residem nos lagos Acuity (Uxie), Verity (Mesprit) e Valor (Azelf), todos do tipo Psychic. Os integrantes do trio são baseados nas três regalias imperiais do Japão: a Yata no Kagami (sabedoria), Yasakani no Magatama (benevolência) e Kusanagi (bravura).
Os sufixos de seus nomes são flexões de personagens de contos de fadas, como duendes, espíritos e elfos, enquanto que os prefixos são pronomes pessoais: você (Uxie), eu (Mesprit) e nós (Azelf). Um fato curioso sobre eles é que se pegarmos o mapa da região de Sinnoh e ligarmos os três lagos, no centro do triângulo fica o Monte Coronet, local onde mora Arceus.
Uxie

Como fator clássico dos trios que compartilham algo entre si, o Uxie aprende o golpe de sacrifício “Memento”, que instantaneamente mata o usuário e diminui em dois níveis o Attack e Special Attack do oponente.
![]() |
Duendes |
Mesprit

Tanto que, no anime, assim que a Dawn chega no lago, ela vê apenas a silhueta do Mesprit. Inclusive, seu nome pode ser uma flexão do termo “Spirit” (Espírito), mas também pode ser o termo “Sprit” (Fada) e o pronome “Me” (Eu), além de possuir uma forte relação com a cor magenta (Rosa).
Ainda, o Mesprit representa a Emoção, aprende o golpe de sacrifício “Healing Wish”, que cura qualquer condição negativa e cura um aliado à custa da vida do usuário e é o que possui os Stats mais balanceados dos três membros do trio.
![]() |
Fada à esquerda |
Azelf

Lá em cima, no começo, foi dito que os nomes são baseados em pronomes pessoais, entretanto Az não é um pronome, pode até ser uma pessoa (treinador de X/Y que possui a Floette) mas não um pronome, então como pode?
O segredo aqui está na pronúncia do termo “Az”, que na verdade é “Us” (Nós). De todos os membros do trio, é o que mais possui Attack e Special Attack, com 125 pontos de base, representando a força de vontade e a cor azul.
Por ser o membro mais ofensivo do trio, o golpe de sacrifício que o Azelf aprende é “Explosion”, capaz de causar grande quantidades de dano em troca da vida do usuário, além de ser o golpe com maior poder base de todos, totalizando 250.
Todo trio tem o seu comandante

Muitos acreditam que é o Mew, por ter uma ligação com as pessoas e pelos três serem a “personificação” de emoções do ser humano. Na verdade, não é um cristal e sim, um ovo.
Lembram quando eu disse que se ligarmos os três lagos, no centro do triângulo fica o Monte Coronet? Então, o mestre do trio dos lagos é, nada mais nada menos que Arceus, o Deus Pokémon e criador de tudo o que conhecemos no Universo Pokémon.
![]() |
Arceus no centro do trio de guardiões |
A fim de garantir a segurança do universo Pokémon, o Arceus criou Uxie, Mesprit e Azelf para inibir o poder de Dialga, Palkia e Giratina e, para isso, colocou um cristal em cada um deles, que juntos, formam a Red Chain, utilizada por Cyrus, líder do Team Galactic, para que fosse possível controlá-los e concluir seus objetivos e por sorte, temos o protagonista lá para acabar com os planos do Team Galactic.
Do fundo do lago eles se levantam
Esbanjando carisma por onde passam, o trio de guardiões dos lagos enganam aqueles que acham que por serem pequenos, não são tão fortes. Capazes de controlar feras como Dialga e Palkia, acrescentam muito no quesito história e fazem parte de diversas teorias sobre a criação do Universo Pokémon, que aliás será o tema de nosso próximo encontro.
Tudo o que conhecemos hoje teve um início, mas quem foi ou quais foram os elementos que fizeram isso possível? Não percam a próxima parte dessa história, preparei uma surpresa especial para vocês… Até mais!
Revisão: Ana Krishna Peixoto
Referências: Bulbapedia