Takeda trabalhou na Nintendo por mais de 40 anos. Ele começou sua carreira em 1972, participando do desenvolvimento de alguns dos primeiros jogos de arcade da empresa, como Laser Clay Shooting e EVF Racing. Ele tornou-se líder da equipe Nintendo R&D3, onde participou do desenvolvimento de jogos como Punch-Out!! e StarTropics, mas passou a se envolver nos hardwares da empresa. A R&D3 participou do desenvolvimento do Super Famicom (ou SNES) e Takeda é creditado como criador do controle analógico do Nintendo 64. No começo dos anos 2000, a equipe mudou de nome, para Nintendo Integrated Research and Development, onde Takeda colaborou com os desenvolvimentos do GameCube, do Wii e do Wii U.
Em 2015, após o falecimento do presidente Satoru Iwata, ele e Shigeru Miyamoto assumiram o cargo de co-presidentes interinos. No final do ano, quando Tatsumi Kimishima foi apontado como novo CEO, Takeda foi nomeado Technology Fellow, responsável por supervisionar todos os projetos de hardware da empresa.
Seguindo sua aposentadoria, a posição de Takeda será assumida por Ko Shiota, que trabalhou sob Takeda nos desenvolvimentos do Wii e do Wii U.
Fonte: Nintendo