Pokémon GO (iOS/Android) com problemas no 4G da Claro

É possível resolver a situação através de uma alteração na configuração do celular.

em 10/08/2016

Usuários da rede 4G da operadora Claro em todo o país estão encontrando dificuldades para jogar Pokémon GO. Logo após realizar login, o mapa é carregado, porém não aparece nenhum ginásio, Pokémon ou Pokéstop. O problema ocorre em celulares de praticamente todas as marcas. A frustração é tamanha que a hashtag #ClaroSemPokemonGo está entre as mais populares do Twitter.


É possível resolver essa situação através de uma alteração no smartphone. Nos aparelhos com sistema operacional Android, é preciso ir até o menu de configurações e procurar por "Redes Móveis", "Mais" ou "Cartões SIM". Na sequência, deve-se alterar a frequência da internet de "4G" para "3G" ou de "LTE/WCDMA/GSM" para "WCDMA/GSM".

Já os usuários do Iphone precisam fazer o caminho Ajustes -> Celular -> Opções de Dados Celulares -> Voz e Dados. Nesse último menu, a rede tem que ser alterada de “4G” para “3G”.

Em ambos os casos, a velocidade da internet diminuirá para todas as aplicações do smartphone, entretanto Pokémon GO voltará a funcionar normalmente.

Nas redes sociais, alguns usuários acusam a operadora de praticar o traffic shaping, uma técnica que restringe os acessos a determinado aplicativo para evitar o congestionamento da rede. O Marco Civil da Internet classifica essa prática como ilegal. Outra possibilidade é a de que a Niantic tenha banido os IPs utilizados pela Claro por engano.

Até o momento, a operadora não se manifestou sobre o assunto.
Siga o Blast nas Redes Sociais

É jornalista e obcecado por games (não necessariamente nessa ordem). Seu vício começou com uma primeira dose de Super Mario World e, desde então, não consegue mais ficar muito tempo sem se aventurar em um bom jogo. Diretor de Redação do Nintendo Blast.