A patente descreve um sistema em que o console primário conecta a dispositivos suplementares para "aumentar a velocidade ou qualidade da experiência de jogo". Isso pode ser entendido como um upgrade de hardware tradicional, mas uma leitura mais atenta da patente revela algo bem diferente.
A estrutura básica do design proposto pela Nintendo. |
A mesma arquitetura, usando uma rede local ou remota. |
Streaming de jogos ainda está em sua infância, mas praticamente todas as principais empresas de jogos possuem ofertas nesta área. O Wii U foi o pioneiro em streaming local através do Gamepad, mas esta característica não aumentou as vendas como os controles por movimentos fizeram com o Wii original. Hoje, a Sony e a Nvidia possuem o PlayStation Now e o GeForce Now, o PlayStation Vita pode fazer streaming de jogos de PS4, e o Xbox One pode fazer streaming de jogos rodando em PCs com Windows 10. A Microsoft também possui um backend para computação na nuvem, mas pouquíssimos jogos fazem uso dele.
O inimigo comum de todas essas opções é a latência. Streamings de um PS4 ou Xbox One para locais mais distantes não foram bem em testes, por exemplo.
O sistema pode identificar dispositivos de outras pessoas (identificadas como "comunidade de usuários") com recursos livres e escolher qual usar. |
A patente não esclarece em quais cenários a Nintendo acredita que seria adequado passar parte do processamento para dispositivos suplementares, o hardware envolvido na tarefa, ou como a empresa compensaria a latência, ainda significante na performance, de realizar cálculos remotamente. Presume-se que os desenvolvedores poderiam especificar quais tarefas poderiam ser enviados aos dispositivos, enquanto o núcleo do gameplay rodaria nativamente no console principal. Também não está claro se a Nintendo planeja um sistema em que os usuários comprariam vários dispositivos simultaneamente, ou quanto isso custaria. Consumidores estão acostumados a comprar consoles como um único sistema, então conseguir vender um console com a ideia de dispositivos suplementares seria complexo.
Por outro lado, clusters podem oferecer uma opção interessante para os jogadores investirem mais dinheiro em troca de melhor performance. Mesmo o Xbox One e o PS4 têm alguns problemas com framerates, então a questão é quantas pessoas pagariam a mais para garantir 30-60 fps estáveis em 1080p. Se a Nintendo conseguiria solidificar tal estratégia é um incógnita, já que características que envolvem redes e jogatina online não estão entre as maiores qualidades da empresa.
A Nintendo já falou que espera anunciar a data de lançamento do NX na próxima E3, e que o novo sistema terá uma arquitetura completamente diferente do Wii. O que é uma boa notícia, já que apesar das melhorias no GPU, a CPU do Wii U ainda utiliza arquitetura semelhante a da PowerPC 750CL, criada em 2000 e utilizada no GameCube.
Se você tivesse a oportunidade de comprar aparelhos adicionais para melhorar a potência do seu console, você compraria?
Fonte: Extreme Tech