Além disso, vários títulos da Square-Enix para o Nintendo 3DS foram confirmados para o Ocidente, e alguns rumores apontam para o lançamento de Dragon Quest XI (PS4/3DS) também no NX. Será que estamos presenciando uma reaproximação entre as duas empresas? Como isso iria ajudar cada uma? É o que vamos discutir hoje.
A história da relação
Na época do NES e do SNES, tanto Squaresoft quanto a Enix (antes empresas distintas) eram importantes desenvolvedoras third-party para os consoles da Nintendo. Não apenas Dragon Quest e Final Fantasy nasceram e se fortaleceram em parceria com a Big N, como tantos outros jogos (principalmente RPGs) também foram publicados com exclusividade para os consoles Nintendo. Nunca é demais lembrar que alguns dos principais jogos da história do gênero foram exclusivos em suas respectivas gerações: Dragon Quest IV, Final Fantasy VI e Chrono Trigger, por exemplo.Que empresa não gostaria de ter um jogo desse nível exclusivo em seu console? |
Final Fantasy Tactics Advance. |
A Square-Enix foi mais uma, entre tantas outras empresas, a não produzir ou deixar de produzir jogos para o Wii U. A Nintendo parece ter consciência de que foi muito problemático o abandono das thirdies e já surgem rumores positivos sobre a aproximação da Big N com grandes desenvolvedoras tendo em vista o NX. Será que o console está nos planos da Square-Enix?
Por que Cloud?
Alguns fãs da Nintendo reclamaram da utilização do personagem em Smash Bros. já que ele é uma figura mais ligada à Sony, pois a Big N poderia usar um personagem da franquia Final Fantasy de algum jogo que esteve em seus consoles. Por mais estranha que possa ser a escolha, ela faz sentido e pode ser um indicativo de mais novidades a caminho. Vamos por partes.Cloud e Sephiroth são, a despeito de qualquer preferência dos fãs da série, os personagens mais icônicos da franquia, as “marcas” mais expressivas de Final Fantasy. Durante a E3 deste ano pudemos ver como o sétimo jogo da série e seus personagens continuam causando comoção. No anuncio deste último Direct vimos como Cloud ainda é um personagem capaz de gerar notícias com exclamações contundentes em seus títulos. Assim, a escolha do personagem para se juntar ao elenco de Super Smash Bros. é interessante para as duas companhias, ainda mais se o cheiro de amiibo que está no ar se concretizar, mas já voltaremos a isso.
Equipe de peso! |
Neste ano surgiram rumores de que Dragon Quest XI não sairia apenas para PS4 e 3DS (versão diferente da de PlayStation 4), mas também para o NX. Também tivemos rumores de que outras empresas estariam se aproximando da Nintendo para desenvolver e publicar seus jogos no novo sistema, entre elas a Capcom e a Ubisoft. Trago isso para apontar que a Nintendo está tentando obter o apoio das grandes desenvolvedoras para seu novo console, e que entre elas está a Square-Enix, uma empresa que já lança muitos jogos para o portátil da Big N.
Dragon Quest XI chegará ao 3DS... |
... mas não seria bacana ele também chegar ao NX? |
Amiibo: o possível fruto dessa união
Primeiro fato: personagens de outras empresas que apareceram em Smash Bros. ganharam suas versões amiibo (Mega Man e Sonic, por exemplo). Segundo fato: a Square-Enix possui uma gama vasta de propriedades intelectuais importantes e com uma grande base de fãs, e mesmo estando em boa posição financeira, não a vejo entrando por si no mercado figuras NFC (do inglês near field communication), que já conta com 4 marcas (Skylanders, Disney Infinty, Amiibo e Lego Dimensions).Esses amiibo, que começariam com a chegada do Cloud, podem se transformar em uma boa fonte de renda para as duas empresas, bem como fortalecer mutuamente suas propriedades intelectuais. Imaginem o impacto que um amiibo do Slime (Dragon Quest) ou Chocobo (Final Fantasy) pode representar do ponto de vista comercial e do marketing. Sem falar em tantos outros jogos e personagens. Será que não poderia ser um importante diferencial na hora de disputar o fã com os outros consoles?
Em dezembro teremos uma transmissão especial sobre Super Smash Bros. e pode ser que as novidades envolvendo a Square-Enix ainda não tenham acabado. Afinal, não é raro ver Cloud e Sephiroth aparecendo juntos em participações especiais.
Parceria de quase 30 anos
Nintendo e Square-Enix foram empresas que se fortaleceram em parceria. Seus caminhos foram se distanciando, chegando a uma época de mais de 7 anos sem lançamentos conjuntos. Hoje, com a retomada dessa parceria já durando anos e gerando spin-offs, jogos para portátil e até mesmo entradas das principais franquias (como Dragon Quest IX), ficamos no aguardo de que os grandes lançamentos na 8ª geração cheguem também para o novo console da Big N. Se essa parceria trouxer amiibo, tanto melhor para a Nintendo, para a Square-Enix e para os fãs.
Revisão: Gabriel Verbena
Capa: Felipe Fabrício