Os personagens utilizados pelo jogador são representados na tela inferior através de quadros com os seus rostos. Ao tocar um dos quadros os respectivo personagem será selecionado. Aqueles definidos como Z-Assist ou de suporte tem suas próprias imagens na touch screen e podem ser invocados quando elas forem tocadas.
É possível se formar times de até cinco personagens (incluindo os Z-Assists), cada um deles tem seu nível de "Dragon Power" e as equipes devem obedecer a um valor máximo para a soma desses poderes. Cada uma delas deve ser composta de pelo menos um herói jogável e um Z-Assist. Respeitando essa regra, configurações diversas podem ser utilizadas.
As lutas são bastante dinâmicas e com várias possibilidades. Assim como no anime, pode-se batalhar tanto em terra quanto no ar, performando-se combos ultra rápidos. Há ainda sequências de golpes especiais chamadas "Ultimate" e "Final Ultimate".
Dragon Ball Z: Extreme Butoden tem lançamento previsto para o dia 11 de junho na "Terra do Sol Nascente" e será exclusivo para a família de portáteis Nintendo 3DS.
Fonte: Gematsu