Quando Shigeru Miyamoto fala, qualquer fã da Nintendo faz questão de ouvir. Sempre que o criador de algumas das franquias mais bem-sucedidas do mundo dos games, como Mario e The Legend of Zelda, resolve dar entrevistas é certeza de que detalhes ou fatos interessantes vão aparecer, e dessa vez não foi diferente. Miyamoto conversou com a revista Time e abordou algumas curiosidades de sua carreira. Durante o bate-papo, ele revelou qual seu console preferido e também que sugeriu Mario como protagonista de Splatoon.
Confira agora o que de mais interessante rolou nessa entrevista.
Mario em Splatoon?
"O que mais preocupava era o protagonista. Parecia que ele poderia ser encontrado em qualquer jogo e faltava-lhe singularidade. Por isso, eu disse aos produtores do game para considerarem usar Mario caso não conseguissem encontrar o personagem ideal.Seus jogos são feitos para uma determinada faixa etária?
Algumas semanas depois, os produtores cautelosamente se aproximaram de mim com outra sugestão de personagem e decidimos que essa era a direção certa. O diretor e os outros profissionais que nervosamente me apresentaram o protagonista devem ter ficado surpresos com a minha reação positiva".
"O ideal é fazermos jogos que possam ser apreciadas pelo maior número possível de pessoas. Quando fazemos algo que queremos que as crianças usem, tentamos sempre desenvolver com um nível de qualidade e de conteúdo para os adultos também apreciarem. Fazer jogos para as crianças pode ser ainda mais difícil do que criar pensando no público adulto".Sua reputação intimida o restante de sua equipe?
"O que tento fazer é não criar um ambiente onde os produtores sintam que têm que fazer melhor do que eu ou que têm que me agradar. Baseado na minha experiência, encorajo a equipe a trabalhar naquilo a que se propuseram. Minha tarefa é questionar se o game irá oferecer a experiência que os jogadores imaginaram, mas tento não ficar profundamente envolvido no conteúdo dos jogos que a equipe está desenvolvendo".Imagina ser diferente criar a história de um game e de um filme ou livro?
"Eu disse, no passado, que filmes e livros são meios passivos e os criadores dessas mídias podem controlar como suas histórias são reveladas ao público, de forma independente ao que o espectador imagina que acontecerá na sequência. Em comparação, é mais difícil para nós criarmos um tipo de entretenimento que força os jogadores a abraçarem nossas próprias expectativas sobre como eles devem experimentar as histórias, pois os jogos são um meio ativo em que os gamers pensam de forma independente sobre a ação a ser tomada em seguida.A obsessão pelos lucros prejudica a criatividade?
Qualquer que seja o meio que estivermos falando, inspirar a imaginação do público além daquilo que eles já leram ou viram e levá-lo a ficar envolvido é a essência fundamental do entretenimento. Apesar de os livros serem constituídos apenas por palavras escritas numa página, eles têm o poder de desbloquear as imaginações de seus leitores de uma maneira ilimitada, ainda mais do que os filmes ou games que têm a vantagem de contar com imagens. Imagens essas que têm a capacidade de passar mensagens mais facilmente a um público mais vasto
Jogos de videogame, por outro lado , têm a capacidade única de gravar as imagens na memória do jogador devido ao seu papel ativo na escolha do caminho que os levou a cada lugar. É nesta área que acho que eu sou bom, então não tenho a ilusão de que me tornaria um diretor de filmes ou escritor de livros".
"Se o desenvolvimento de produtos criativos é ditado por aqueles que priorizam as vendas e lucros, as possibilidades para o futuro do entretenimento serão limitadas. Então, o que deve ser feito para evitar isso? Na Nintendo, continuamos a nos esforçar para inovar o quanto for possível e estamos constantemente trabalhando em novas ideias".Qual o futuro dos hardwares da Nintendo?
"Vamos continuar utilizando novas tecnologias para criarmos outros modos de jogar. Porém, ao invés de simplesmente fazer mais jogos para uma plataforma pré-definida, o nosso trabalho é continuar desenvolvendo novos consoles que nos permitam proporcionar divertidas maneiras de jogar".E, finalmente, qual seu console favorito?
"Sempre criei jogos com a perspectiva de que o trabalho do designer é o de nivelar as características positivas do hardware enquanto, simultaneamente, compensa suas fraquezas. Trabalhar no Nintendo DS e no Wii foi particularmente divertido, devido à forma como esses consoles nos apresentaram o desafio de inventarmos novas formas de jogar".
Fonte: Time