Surpresas de um novo mundo
Continuando nossa exploração pelas novidades dessa nova era, acabamos esbarrando em novas e velhas faces. Representando este segundo grupo, abrimos nossa análise com a família evolutiva de Caterpie, Metapod e Butterfree. A habilidade Adaptative Evolution das duas primeiras formas permitem uma forma viável e rápida de chegar ao Estágio 2 se estiver com as cartas certas na mão, mesmo no primeiro turno. Butterfree pode não impressionar muito com seu HP de 130 e seu Gust batendo apenas 70, mas seu primeiro ataque, Quiver Dance, custa apenas uma energia de grama para trazer qualquer energia básica do deck e equipá-la em Butterfree, e também curar 40 de HP no processo! Pode não ser o ideal competitivo, mas é ótimo para quem está começando.Corroendo o avanço dos inimigos! |
Um dos maiores destaques da coleção (e que está fazendo um sucesso colossal no cenário competitivo) é a família de Litleo e Pyroar. O filhote apresenta duas versões, Flashfire 18 e Flashfire 19, mas é recomendado o uso da primeira por ter mais 10 pontos a mais de HP e um ataque com o dobro de força. Já a segunda forma é a que deixa todo jogador apavorado de enfrentar, já que Pyroar possui a habilidade Intimidating Mane, que o torna imune a qualquer ataque vindo de um oponente Básico – ou seja, qualquer Pokémon EX. Não é o suficiente sair ileso de um confronto contra os Pokémon mais populares do competitivo? Saiba que o leão ainda pode bater de 60 a 90 de dano, dependendo somente da sua boa vontade de descartar uma energia de fogo ligada a ele.
Sempre tenha meios de curá-lo! |
Avalugg é ótimo contra baralhos dependentes de Estádios. |
Já os Pokémon elétricos comuns não tiveram tanta sorte nesta expansão. O único representante da classe que vale a pena mencionar é Heliolisk, evolução de Helioptile. Seu Quick Attack é bom para derrubar Pokémon Básicos, atingindo com 60 de força – ou 90 se tiver sorte na moeda –, mas o destaque vai para seu Parabolic Charge, que permite ao jogador pegar duas energias do baralho e colocá-las em sua mão. O melhor é que não está explícito que essas energias devem ser básicas, então é uma oportunidade excelente para reunir energias especiais para fortalecer seus Pokémon!
Não importa a coleção, Dusknoir sempre quer ter o controle. |
Falando em manipulação de contadores de dano, Meowstic entra neste mesmo clima, mas com um ataque ao invés de uma habilidade. Seu Ear Influence necessita apenas de uma energia psíquica para fazer o mesmo efeito de Sinister Hand do Dusknoir de Black & White. Já seu segundo golpe, Psychic, causa 60 de dano e mais 10 para cada energia ligada no oponente ativo. Isso faz dela ideal para bater de frente contra oponentes que usam muitas energias para agir.
Ótimo para atrasar táticas adversárias! |
Então temos os recém-chegados do tipo fada. Flabébé, Floette e Florges são uma família que representam bem a nova categoria, mas é preciso atenção; das duas Flabébés da expansão (Flashfire 62 e Flashfire 63), sempre opte pela primeira, enquanto ambas as Floettes (Flashfire 64 e Flashfire 65) possuem seu próprio nicho. A primeira Floette é excelente no suporte de um baralho de fada e grama, pois seu Flower Veil aumenta em 20 pontos o HP dos Pokémon grama, enquanto a segunda consegue causar 10 de dano em todas as cartas do oponente.
Escolha o seu caminho até Florges e seja feliz! |
Carbink é o último representante das bem-servidas fadas da expansão. Enquanto seu HP de 70 não impressiona, seu Crystal Barrier tem uma chance de 50% (ou seja, o jogar de uma moeda) de nulificar qualquer dano ou efeito de golpe oponente no turno seguinte. Seu Wonder Blast imita os golpes de astros do competitivo como Keldeo-EX e Blastoise da coleção Plasma, batendo 40 e somando mais 20 com cada energia de fada acoplada no Pokémon. Com três energias (necessárias para usar o golpe) o pequeno já golpeia com 100, e sete permite atingir o número mágico de 180. Ainda assim, seu baixo HP pode ser um problema na hora de preparar o campo com ele.
Trave o oponente e deixe-o à sua mercê! |
Agora, se está fazendo um baralho com fadas, a família de Goomy pode ser uma boa pedida. Goomy e Sliggoo têm a capacidade de recuperar contadores de dano com apenas uma energia qualquer através de seu Gooey, sendo 10 na primeira forma e 30 na segunda. O destaque mesmo é para Goodra que, com a habilidade Gooey Regeneration, é possível descartar quantas energias quiser do dragão para recuperar 60 de dano para cada uma. Combine isso com seus 150 de HP e seu golpe Heavy Whip (que bate 80 de dano, ou 120 se tirar cara na jogada de moeda) e terá um Pokémon extremamente resiliente e forte!
E claro que, com esse monte de famílias evolutivas, não ia faltar a já famosa em campeonatos, Miltank. Ser incolor torna ela fácil de encaixar em qualquer deck, seu HP de 100 é ótimo para um Pokémon de forma única, mas seu maior destaque é o ataque Powerful Friends. Ele bate apenas 10, a não ser que você tenha um Pokémon de Estágio 2 no seu banco; se esse for o caso, o golpe passa a ter 80 de força, e tudo isso por uma única energia qualquer! É algo a se considerar para a maioria dos baralhos que são cogitados no competitivo hoje em dia.
Equipando-se para o combate
Agora vamos falar um pouco sobre as cartas secundárias. Enquanto não temos energias e Estádios para falar sobre, destaque sobra na parte dos Itens e Apoiadores. Começando pela primeira categoria, podemos falar de Fiery Torch, um Item que permite sacar duas cartas em troca de uma energia de fogo. Ultra Ball também envolve descartar cartas para conseguir outras, no caso ela pede dois cards quaisquer para trazer um Pokémon do seu deck para a mão.Hora de debilitar o arsenal do inimigo! |
Claro que não somente de descartar que se vence um embate, e é preciso meios de resgatar as cartas que se foram. Sacred Ash permite pegar cinco Pokémon da pilha de descarte e colocá-los de volta no baralho, enquanto Pal Pad pega de volta duas cartas de Apoiador da pilha e os embaralha no deck. Com estes dois, estará certo de nunca ficar sem os seus maiores astros.
Fechando as cartas de Item, ainda temos o Protection Cube, uma carta de equipamento que impede o Pokémon de causar dano a si mesmo por efeitos de ataques. É muito bom para ser usado com Pokémon que tem ótimos efeitos em seus ataques, mas que possuem contra-efeitos que reduzem sua durabilidade em campo. Falaremos mais sobre esta carta em específico mais tarde.
Vermelho sobra nessa expansão! |
E cartas com arte completa, esbanjando beleza! |
Reforço EXtraordinário
Bem como na expansão anterior, aqui também temos a chegada de uma nova leva de Pokémon EX, costumeiramente mais fortes que suas versões padrões. Vamos abrir a brincadeira com Toxicroak-EX, uma carta extremamente útil para decks de envenenamento (como os da combinação Virbank City Gym e Hypnotoxic Laser). Com seu Triple Poison, que custa apenas duas energias quaisquer, o oponente será envenenado e perderá dois contadores de dano a mais que o normal. Combinado com Virbank, o Pokémon envenenado irá ser debilitado em 50 pontos (!) a cada troca de turnos. Uma combinação mortal!Já o tipo elétrico foi contemplado com Magnezone-EX, um excelente Pokémon para estratégias de dano indireto. Seu Dual Bullet causa 50 de dano em dois Pokémon do oponente, mesmo no banco, e pode combinar bem com outros Pokémon do estilo como Greninja (que, assumindo uma errata do nosso capítulo anterior, é um excelente Pokémon para o competitivo com sua capacidade de causar dano mesmo no banco).
Kangaskhan-EX é uma ótima pedida por muitos motivos. Primeiramente, é um Pokémon incolor, então se encaixa em praticamente qualquer deck. Em segundo lugar, seu golpe Triple Draw pede uma única energia qualquer para sacar três cartas, acelerando seu baralho. Por último, Kindred Kick bate e 70 a 100, dependendo do lançar da moeda; não é muito forte, mas é uma forma viável de ganhar algum dano em caso de necessidade.
Por fim, temos Charizard-EX, completando os iniciais de Kanto que começaram na primeira expansão de XY. Seu Stoke só precisa de uma energia qualquer para recolher três energias básicas do baralho e ligá-las ao Charizard-EX, contanto que acerte ao jogar a moeda. Isso combina muito bem com seu Fire Blast, que bate 120 e pede que o usuário descarte uma energia de fogo. Combine-o com o Blacksmith para conseguir causar dano sem medo!
Mega Explosão Dupla
E é claro, o maior destaque da nova coleção é justamente as Mega Evoluções, e não poderiam faltar na conclusão desse artigo! Enquanto na última expansão tivemos apenas as novas formas de Blastoise-EX e Venusaur-EX, agora temos três novas cartas para compor a chegada dessa nova era. Para quem não se lembra, a regra para utilização das novas cartas é que elas devem evoluir de um Pokémon EX correspondente e, ao fazer a evolução, o turno termina sem a execução de um ataque.Vamos abrir com M-Kangaskhan-EX que, assim como seu predecessor, pode se encaixar facilmente em decks por ser incolor. Além dos seus generosos 230 de HP, seu ataque é uma pancada e tanto; Wham Bam Punch consegue golpear 100 contra o oponente e faz o usuário jogar moedas até o resultado ser coroa, adicionando 30 de dano a cada cara. Para terem noção, com três resultados positivos é possível derrubar qualquer Pokémon EX do jogo, e com cinco dá pra vencer até qualquer Mega Evolução!
E então temos o grande destaque da expansão: M-Charizard-EX! Assim como nos videogames, a Mega Evolução de Charizard-EX se torna dragão, necessitando agora de uma energia noturna para executar seu ataque. O golpe Wild Blaze (que dá nome à expansão no Japão) é o golpe mais poderoso do jogo, batendo 300 (!!) no oponente. Contudo, necessitar de cinco energias e ter de descartar cinco cartas do baralho para usar o golpe se torna um tiro pela culatra para usá-lo, tornando-o, por vezes, inviável.
Mas é claro que, bem como nos games, Charizard-EX não teria somente uma Mega Evolução. Outro M-Charizard-EX é a versão de fogo do inicial flamejante, e com um golpe de potência equivalente ao da sua versão dragão. Crimson Dive também atinge o oponente com 300 de força, mas causa 50 de dano ao usuário para isso. Agora, lembram-se do Protection Cube? Pois é. Equipando seu astro com essa carta, ele poderá golpear com o golpe mais forte do jogo sem nenhum contra-efeito, sendo assim a maior máquina de matar da expansão!
Isso conclui a nossa análise do Flash de Fogo. Equilibrada dentre todos os tipos e com uma variedade inovadora de estratégias, esta expansão investe nos novos poderes e dá motivos de sobra para comprar seus boosters. E então, o que estão esperando para colecionar os novos Pokémon nas Estampas Ilustradas? Não se esqueçam de compartilhar o que acharam, sua opinião é importante para nós! Até o próximo Cartas na Mesa!
Capa: Felipe Araújo