Desventuras além de Dream Land
A primeira surpresa que mostra uma sutil porém notável mudança nas diretrizes de Kirby é que a sua história não seguirá o padrão de perseguir o rei pinguim através de diversos territórios. Na verdade, a reviravolta é total, já que o objetivo da bolinha rosa nessa nova aventura é resgatar o rei que por tantas vezes tentou o eliminar. Agora, o que pode ser tão perigoso para Dream Land ao ponto de fazer Kirby ter de resgatar um velho adversário?Quais segredos guarda esse novo adversário? |
Claro que uma guinada diferenciada sempre pode ser chamativa. Gostaria muito de ver vilões em Triple Deluxe do nível de Nightmare, de Kirby: Nightmare in Dream Land (GBA), ou Dark Mind, de Kirby & the Amazing Mirror (GBA), que davam um tom de escuridão para contra-balancear a excessiva fofura dos jogos da bolinha rosa, porém é mais fácil que os inimigos sigam a regra do que a exceção. Claro que isso não vai derrubar minhas expectativas, afinal a esperança é a última que morre.
Não é...?
Perigosamente fácil, facilmente divertido
Outro problema recorrente dos jogos de Kirby é que todos eles parecem não somente ter uma aparência infantil como também aparentam ter como público alvo crianças pela sua baixa dificuldade. Sim, salvo exceções (e que, costumeiramente, ocorrem somente em fases mais importantes dos jogos), as aventuras da bolota rosa não costumam ser as mais difíceis do mundo dos games. Afinal, quantos jogos por aí permitem-lhe flutuar indefinidamente pelo cenário e evitar todo e qualquer perigo que possa lhe aguardar no solo? Eu só consigo pensar em uma série.Com Hypernova, os poderes de Kirby chegam a um novo nível! |
Um novo poder de Kirby chamado Hypernova que, ao invés de lhe dar uma capacidade especial como os outros que encontramos, amplia as capacidades naturais do pequeno e permite que seu poder de sugar se equipare a um buraco negro. Esse poder pode distorcer o cenário com tanta potência e parece ser um dos principais charmes do novo título da bolinha rosa.
Inimigos podem surgir até do plano de fundo! |
Além disso, a interação entre essas camadas se estendem até aos desafios dos mundos e os inimigos que se pode encontrar. Lembro de ter visto uma árvore sendo cortada no fundo da fase e seu tronco atingindo a parte frontal. O que mais pode ser feito entre os dois? O efeito 3D pode ser aproveitado de maneira mais eficaz para melhorar a experiência do jogador? Espero que tenham sido criativos com essas funções, assim como foram com os subjogos.
Festa para todos os estilos
Apesar de ser um grande amante das aventuras dos jogos da bolinha rosa, Triple Deluxe me deixou particularmente interessado pelos minigames e outros modos de jogo que estão disponíveis. Criativos e ousados, este parece ser um dos casos onde os coadjuvantes roubam a cena, agradando a todos os tipos de jogadores com The Arena, Dedede’s Drum Dash e Kirby Fighters."Já venci vocês antes, posso vencer de novo!" |
O segundo aparenta ser um jogo mais rítmico, onde você toma o controle de King Dedede e precisa passar por diversas fases saltando num tambor e coletando moedas. Uma música toca no fundo para ficar mais simples manter o ritmo e aparentemente um botão faz todas as funções, como em HarmoKnight (3DS). Deve ser bom para desestressar ou para se estressar mais ainda.
Super Smash Kirby! |
Uma aposta perigosa
Tchau Kirby, te vejo no lançamento! |
É uma fórmula que dá certo a anos e certamente tem boas chances de ter sucesso mais uma vez. Embora a atmosfera infantil seja característica da série e reduza as chances de um verdadeiro desafio, muitas fases de Amazing Mirror eram assim também e seu desfecho foi surpreendente. Talvez seja apenas o momento de dar uma oportunidade para Triple Deluxe mostrar que, assim como seus antecessores, pode brilhar à sua própria maneira.
Kirby: Triple Deluxe (3DS)Desenvolvimento: HAL LaboratoryGênero: PlataformaLançamento: 2 de maio de 2014Expectativa: 4/5
Revisão: José Carlos Alves
Capa: Leonardo Correia