Revelado e apresentado em pleno Nintendo Direct, uma das novidades first-party a chegar no Wii U esse ano foi
NES Remix, uma coletânia de clássicos jogos do Nintendinho misturados com um toque da maluquice da série
WarioWare. O resultado é um jogo contendo 16 títulos do antigo console que apresentava com diversos e curtos desafios em estágios que separava a experiência original em pequenos pedaços. Além disso, NES Remix também traz modificações chamadas de Remix I e II, que mudam completamente a forma de se jogar um dos 16 clássicos, indo desde transformar as fases de
Super Mario Bros. em uma pista de patinação no gelo até usar o herói
Link no lugar de
Mario para salvar
Pauline no arcade Donkey Kong. A Nintendo também aproveitou a onda de aceitação para desenvolver o
NES Remix 2, que incluirá novos desafios com jogos como Kirby’s Adventure, Kid Icarus e Metroid. Além disso, existem planos para lançar um título em
mídia física de NES Remix 1+2, tendo em vista que os dois primeiros títulos são exclusivos por download na Nintendo eShop.
Mas e se, ao invés de continuar apelando para a geração 8-bit, a Nintendo desse um passo adiante na nostalgia e abrisse os portões para um dimensão extra? Com
N64 Remix, poderíamos reviver todos os desafios de clássicos tridimensionais do Nintendo 64 na mesma forma expressa e divertida de NES Remix. Além disso, com os estágios remixados, poderíamos ter a maluca experiência de, por exemplo, derrotar Ganon girando-o pela calda no papel de Mario!
Quais poderiam ser os 16 títulos que fariam parte da galeria de N64 Remix? Confira abaixo!
Super Mario 64
O ícone do primeiro console tridimensional da Nintendo,
Super Mario 64 possuía diversas Power Stars que requeriam tipos de desafios diferentes em seus amplos mundos de pinturas. Isso poderia ser facilmente usado como os desafios de N64 Remix como, por exemplo, “Vença a corrida contra Koopa The Quick!” em Tiny-Huge Island ou “Retorne o pinguim a sua mãe!” em Cool, Cool Mountain.
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Você ainda se lembra onde estão todas as moedas vermelhas? |
The Legend of Zelda: Ocarina of Time
Considerado por muitos o melhor jogo de todos os tempos,
The Legend of Zelda: Ocarina of Time não podia ficar de fora. A imensidão de possibilidades do mundo de Hyrule e todas as situações diferentes que Link enfrenta durante sua aventura permitem a criação de mini-desafios como “Pesque um Hyrule Loach!” no Fishing Pond ou “Reúna os cuccos de Anju!” em Kakariko Village.
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Chegou a hora de provar que você decorou todas as canções da Ocarina |
Yoshi’s Story
Yoshi’s Story foi o único lançamento da série Yoshi no Nintendo 64, mas isso está longe de significar que foi o pior. Diferente do antecessor de Super Nintendo,
Yoshi’s Story envolvia fases onde o objetivo era coletar frutas para poder progredir, abrindo outros mundos. Os desafios desse jogo poderiam ir desde o mais básico “Estoure uma bolha com seu ovo!” até o mais complexo e difícil “Derrote Baby Bowser!”.
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Um Ground Pound era o suficiente para fazer esse incômodo elefante cair no chão |
Star Fox 64
Uma das melhores aventuras de Fox McCloud e da equipe Star Fox nasceu no primeiro console 3D da Nintendo. Apesar de ter uma aventura curta,
Star Fox 64 contava com diversos caminhos e rotas alternativas, o que incentiva mais desafios variados em uma versão N64 Remix. Dá pra imaginar estágios em Corneria com o objetivo “Passe por todos os arcos!”, em Meteo com o desafio “Acesse o túnel dimensional para Katina!” ou em Fichina com “Derrote Wolf O’Donnell!”
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Alerta de piada previsível! Pelo menos já temos um desafio fácil de nível 1 |
Kirby 64: The Crystal Shards
Diferente de franquias como Metroid, a série Kirby não ficou de fora de aproveitar a revolução 3D do Nintendo 64 e entrou na onda com
Kirby 64: The Crystal Shards, um jogo de progressão lateral e tradicional da bolota rosa, mas com um incremento: agora era possível fundir poderes e criar combinações entre eles! Além de desafios óbvios como “Derrote HR-H sem tomar dano!”, Crystal Shards também pode incentivar desafios como “Vença em primeiro lugar!” nos três minigames inclusos no jogo.
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O minigame de fim de fase também pode fazer uma aparição |
Super Smash Bros.
Kirby 64 não foi a única obra-prima da HAL Laboratories durante a era Nintendo 64. Existe também um outro jogo, dessa vez de luta, muito querido pelos fãs da empresa por colocar todos os ícones da Nintendo em uma arena de luta.
Super Smash Bros. não precisa se limitar a desafios relacionados a combate por ter modos extras como Break the Targets e Board the Platforms, mas certamente seria esperado um estágio que envolvesse “Derrote Master Hand sem perder uma vida!”.
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Mesmo em situações de combate, a criatividade pode ir longe graças a flexibilidade das mecânicas desse jogo |
Mario Party
Um dentre os muitos spin-offs do encanador do Reino do Cogumelo, a série
Mario Party teve sua estreia no Nintendo 64 e foi recebido como o party game perfeito para se jogar com mais três amigos, coisa que o Super Nintendo só era capaz de fazer com o acessório Super Multitap (e ainda assim, apenas com Super Bomberman). Considerando sua coleção de minigames, Mario Party tem uma infinidade de opções de desafios, mas ainda assim poderíamos ver algo desviando disso para um objetivo de tabuleiro, como “Use Boo para roubar uma estrela de Peach!”
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Só não espere ver de volta os polêmicos minigames de girar o analógico |
F-Zero X
A primeira aparição em 3D da série de corridas intergaláticas estrelada por Captain Falcon ocorreu no Nintendo 64 e permitia que mais jogadores pudessem competir nas corridas em velocidade alucinante. Apesar de ser um jogo focado mais no aspecto de corrida,
F-Zero X ainda assim tem diversos modos diferentes, como o Time Trial que poderia levar a um desafio de “Termine uma volta em menos de um minuto!” ou o Death Race, que poderia criar um estágio de, por exemplo, “Nocauteie três oponentes em apenas um golpe!”.
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Mesmo em corridas normais existem certos elementos que podem ser usados para impor desafios na versão N64 Remix |
Mario Golf
Seguindo a utilização do clássico Golf em NES Remix, poderíamos ver o seu equivalente tridimensional do Nintendo 64.
Mario Golf também era um jogo para Game Boy Color, mas era uma experiência mais completa no Nintendo 64. Por isso mesmo, podíamos ver desafios partindo de “Retire a bolinha do bunker de areia!” até o pesadelo de “Consiga um Hole-in-One!”
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Os modos extras, como o Mini-golf ou Ring Shot, também são bons cenários para elaborar estágios |
Mario Tennis
Similar a como Mario Golf substituiria a versão de NES de Golf, também poderíamos esperar que
Mario Tennis fosse o substituto de Tennis na versão N64 Remix. Assim como Mario Golf, Mario Tennis conta com diversos modos alternativos de jogo e não se limita com o clássico jogo padrão de tênis. Por isso, não é difícil esperar algo como "Faça o oponente escorregar numa casca de banana!" no modo Item Battle ou até mesmo desafiar o jogador com "Faça um ponto de saque (Ace)!" em uma partida do modo Exhibition.
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Nesse caso, o jogador precisaria empatar e depois ganhar de Yoshi para impedí-lo de marcar um Set |
Mario Kart 64
echando a tríade dos spin-offs esportivos de Mario no Nintendo 64, não poderíamos deixar de fora
Mario Kart 64. Diferente de Tennis e Golf, Mario Kart 64 é uma sequência de Super Mario Kart, lançado para SNES, e, por isso, já tem certas melhorias sobre o original, que vão desde pistas totalmente tridimensionais até modos extras de jogo. Agora é o momento para provar que sua pontaria com os Cascos Verdes é infalível ou que você tem a habilidade de conseguir desviar do terrível Casco Azul!
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Todos os fãs da série de corrida sabem que, devido à composição dos itens do jogo, um estágio que lhe desafie a virar a partida é essencial |
Pokémon Stadium
Se tem algo que os fãs dos monstrinho de bolso podem festejar em relação a NES Remix é que esse último não tinha como possuir nenhuma representação da série Pokémon, tendo em vista que os jogos dos Pocket Monsters saíram, na época, exclusivamente para portáteis. Entretanto, um N64 Remix poderia agregar as versões tridimensionalizadas dos monstrinhos em sua primeira aparição em consoles de mesa com
Pokémon Stadium! Os desafios poderiam variar de provas iniciantes como “Escolha um ataque super-efetivo!” até o quase impossível “Vença o combate contra Mewtwo usando apenas três Pokémon!”
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Estratégias de combate da série Pokémon poderiam ser compactadas em pequenos desafios que provariam a habilidade competitiva do jogador |
Pokémon Snap
Se um jogo de Pokémon já não bastasse, o Nintendo 64 teve a sorte de receber ainda mais títulos da franquia. Um dos spin-offs mais queridos dessa geração é
Pokémon Snap, que tem por objetivo tirar fotos dos monstrinhos ao invés de lutar com eles, no papel do fotógrafo Todd Snap. Quem já teve a chance de experimentar o jogo sabe que Pokémon Snap envolve diversos caminhos alternativos e segredos escondidos, e os desafios da versão fragmentada para N64 Remix poderia envolver desde o básico “Evolua Charmeleon para Charizard!” na fase Volcano ou “Faça Pikachu voar nas costas de Articuno!” na fase Cave.
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Sequências complicadas de efetuar, como revelar o Pikachu surfista da fase Beach, poderia ser um dos desafios mais difíceis |
Pilotwings 64
Pilotwings sempre foi uma série que se beneficiou de gráficos 3D para poder funcionar. Tanto em seus primórdios de SNES, utilizando-se do efeito
Mode 7, ou no Nintendo 3DS pelos efeitos estereoscópicos, a série também não poderia ficar de fora do primeiro console 3D da Nintendo. Além das modalidades principais de autogiro, asa delta e jet pack,
Pilotwings 64 introduzia modalidades extras e exclusivas: Cannonball, Birdman, Jumble Hopper e paraquedismo. Todos esses modos diferentes teriam um lugar garantido em desafios de N64 Remix, mesmo que um deles envolvesse o clássico Easter Egg de Mount Rushmore em Little States.
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O que antes poderia ser uma simples etapa de uma missão em Pilotwings 64 poderia se tornar um baita desafio em N64 Remix! |
Wave Race 64
Apesar de não conter exatamente muitos clássicos padronizados pela Nintendo como a era NES, que possuia Baseball, Pinball ou Ice Hockey, o Nintendo 64 ainda assim possuía uma biblioteca razoável de jogos esportivos proprietários da Nintendo. Um deles, além de Pilotwings 64, era
Wave Race 64, uma sequência 3D de Wave Race para Game Boy que introduzia físicas complexas de ondas do mar nas corridas de Jet Ski. Assim como seus primos esportivos, Wave Race 64 também trazia vários modos adicionais, como o Stunt Mode, que classificava a performance do jogador por suas manobras e não por seu tempo de corrida. O fato de que era essencial se manter dentro de boias coloridas também poderia inspirar alguns desafios que envolvem não ser desclassificado da corrida ou manter sua barra de velocidade no nível máximo por alguns segundos.
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Em outros casos, alguns desafios particulares do modo tradicional de corrida também poderiam funcionar |
Goldeneye 007
Tudo bem, é verdade: depois da quebra da aliança da Rare com a Nintendo, é muito duvidável que pudéssemos ver clássicos como Diddy Kong Racing, Donkey Kong 64, Perfect Dark ou Banjo-Kazooie inclusos em uma coletânia nostálgica, apesar dos direitos ainda pertencerem à Nintendo, sob uma certa e disputada perspectiva. Mas é simplesmente impossível não lembrar da glória do Nintendo 64 sem falar de
Goldeneye 007. Além de representar um novo patamar nos jogos de tiro em primeira pessoa, o jogo teve um dos modos multiplayer mais aclamados de todos os tempos em consoles Nintendo. As variedades de missão de James Bond poderiam recriar desafios que iriam desde “Escolte Natalya em segurança até a saída!” na missão Control até o duelo fatídico em “Derrote Baron Samedi!” na última missão, Temple.
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Arremessar minas terrestres ou, nesse caso, um rastreador, muitas vezes era mais difícil do que acertar um tiro na cabeça dos inimigos! |
Remix!
Além dos 16 jogos clássicos transformados em desafios em pequena escala dos jogos clássicos, NES Remix também trazia remixes que colocavam novos obstáculos e aspectos de jogabilidade nos clássicos. No caso de NES Remix, as ideias variavam desde diferenças gráficas (como preto e branco ou ocultar parte da tela) até modificações complexas, como tornar os Bullet Bills de Super Mario Bros. em Banzai Bills. Uma versão N64 Remix também teria uma flexibilidade muito grande de desafios modificados e remixados! Os remixes poderiam ir desde modificações simples como…
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...desafios com itens ilimitados… |
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... limitar o jogador a usar uma perspectiva forçada… |
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...ou até mesmo alterações cosméticas e visuais nos clássicos… |
...até modificações e remixes complexos nos momentos mais importantes dos jogos, como combates contra chefões. Por exemplo…
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...o combate contra Ganondorf em The Legend of Zelda: Ocarina of Time... |
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...o duelo final contra Bowser em Super Mario 64... |
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...ou uma remixagem do próprio jeito de se lutar contra o chefe! |
Esses são apenas alguns exemplos que ilustram a viabilidade de um N64 Remix existir seguindo os moldes de NES Remix 1 e 2. Sentiu falta de algum clássico? Tem uma ideia genial para uma situação de desafio Remix? Diga nos comentários!
Revisão: José Carlos Alves
Capa: André Perez Segato