Muitos mistérios - e enigmas - aguardam o jogador em Azran Legacy. |
Enredo de Tirar a Cartola
Quem diria que Sycamore era um nome tão comum para professores? |
A historia de Azran Legacy é seu principal atrativo, pois promete grandes revelações sobre personagens que marcaram presena nessa trilogia atual (como os vilões Bronev e Descolé, alem da ajudante de Layton, Emily Altava) e por amarrar essa trilogia com a original, iniciada em Curious Village. O enredo
começa pouco tempo após Miracle Mask, quando o Professor e sua equipe recebem uma carta de Desmond Sycamore, um aqueologista que afirma ter encontrado uma “Múmia Viva” e que deve estar ligada à civilização perdida dos Azran.
Após subir a bordo de um dirigível, Layton e companhia atravessam o mundo visitando os mais diversos locais em busca das chaves dos Azran, cinco objetos em formato de ovos que abrem a câmara que contém o segredo por trás do avanço tecnológico da civilização que, por fim, foi o que causou sua ruína.
Com a ajuda dos já conhecidos Luke e Emmy, além de aparições periódicas de Grosky e do novato Desmond Sycamore, o professor vai enfrentar uma organização conhecida apenas por “Targent” que tem como objetivo capturar somente para si toda e qualquer informação relativa aos Azran. Não bastassem ter que lidar com tal organização que tem até mesmo agentes infiltrados na Scotland Yard, a polícia Londrina, Layton ainda vai se deparar novamente com Jean Descolé, que também busca o segredo dos Azran.
Com uma história, revelações e viradas na trama dignas de rivalizar com o enredo de Unwound Future, Azran Legacies só aparenta pecar no timming com o qual a história se desenrola. Quando a trama fica mais envolvente e promete revelações bombásticas o clima é quebrado com a caça pelos ovos dos Azrans e missões secundárias relacionadas aos locais visitados.
Um Mundo de Novidades
Aliás, a mecânica de percorrer o mundo visitando os mais diversos países (Estados Unidos, Russia, África do Sul e Austrália, para mencionar alguns) promove um sopro de inovação em termos de visuais, música e enigmas. Praticamente todos os jogos anteriores se passaram em Londres ou cidades fictícias dentro do reino unido. Por mais distintas que fossem entre si, todas compartilhavam o mesmo estilo arquitetonico e os mesmos instrumentos musicais embalavam os momentos de investigação e os enigmas a serem resolvidos. Com diversas culturas a serem exploradas, saimos da mesmice dos vilarejos em tons pastéis que acompanham a série desde seu primeiro jogo e experimentamos neve, selva, praias e pradarias compondo uma diversidade de cenários nunca antes vista pelo Professor.
A linda arte conceitual da fictícia cidade de Froenberg, Rússia, é transformada belíssimamente em uma estrutura tridimensional dentro do jogo. |
Girar peças, ligar duas coisas, matemática, lógica, deslizar... os mesmos tipos de enigmas de sempre |
Aventura Prolongada
Mas por mais que os enigmas e a história sejam os pontos altos e principais atrativos desde que conhecemos pela primeira vez o professor e sua cartola gigante, a franquia vem adicionando extras crescentemente à cada título lançado. Para aumentar a biblioteca de aguçadores de inteligência, 365 puzzles serão disponibilisados diariamente ao longo de um ano, tal qual em Miracle Mask. Os coletáveis, oriundos de Last Specter, marcam presença e continuam sendo encontrados ao resolver enigmas ou clicar em lugares aleatórios do cenário.
Uma das novidades de AL é a presença da função StreetPass do 3DS. Ao passar por um jogador que tenha o jogo, é iniciada uma espécie de “caça ao tesouro”, aonde um jogador passa uma lista de artefatos a serem encontrados espalhados pelos cenários já visitados. A premiação é um tanto sem graça mas extende a vida do jogo. Entretanto, o quê mais agrega horas gastas em AL fora a campanha principal são os três caracteristicos minigames sempre presentes e sempre novos.
Diálogos dublado parecem ter a mesma frequência que em Unwound Future! |
Um Fim de se Tirar a Cartola
Com tudo que Layton nos trouxe, desde histórias fascinantes à frases e jargões que se popularizaram na internet (“This reminds me of a puzzle!”), é com felicidade e tristeza que encaramos a data do lançamento de Azran Legacy se aproximando. Mantendo os padrões da franquia e não tentando arriscar de última hora, Layton faz com maestria o que um cavalheiro deve saber fazer: sair por cima antes de se desgastar. Enquanto ficamos à espera de resoluções à mistérios da série, mais animações chocantes, enigmas de fritar o cérebro e o fim da história desses personagens carismáticos, nos resta apenas a oportunidade de olhar para trás e aproveitar esse tempo pra rememorar não o legado dos Azran, mas o Legado do Layton.
Professor Layton: The Azran Legacy — 3DSDesenvolvimento: Level 5Gênero: Puzzles e Point and ClickLançamento: 28 de fevereiro de 2014Expectativa: 5/5
"Mas o quê acontecerá agora professor?" "Só o tempo dirá, Luke, meu rapaz..." |
Revisão: Jaime Ninice
Capa: Douglas Fernandes