Com os resultados do ano fiscal da Nintendo sendo divulgados, o presidente Satoru Iwata publicou um texto na página oficial da empresa explicando a situação ruim em que a companhia se encontra. A estimativa original de lucro de 100 bilhões de ienes para o ano foi atualizada para prejuízo operacional de 35 bilhões de ienes, ou 335,76 milhões de dólares. Apesar de ter tido um bom final de ano em 2013, e inclusive conseguir emplacar o 3DS como console mais vendido em mercados como Estados Unidos e Reino Unido, as previsões de vendas da Nintendo se mostraram exageradamente elevadas, obrigando-a a diminuir os números agora.
O maior "culpado" do resultado é o Wii U, que não conseguiu obter o desempenho esperado, mesmo com os novos bundles e jogos. O 3DS, apesar de ter se recuperado, também não atingiu as expectativas criadas pela Nintendo, embora seja um caso mais "leve". Esses dados não dizem respeito apenas à quantidade de consoles vendidos, mas também a de software. Os números do Wii também precisaram ser corrigidos para baixo, com apenas o DS mantendo as previsões iniciais.
A questão das expectativas de vendas não alcançadas é um problema criado pela própria Nintendo, já que estimou mal os resultados, e agora ela precisará se esforçar para acalmar os acionistas, possivelmente divulgando as estratégias que pretende adotar para recuperar a lucratividade. Vale lembrar que a Nintendo é conhecida por sempre possuir muito dinheiro em caixa, o que não a deixa numa situação imediatamente crítica, mesmo sendo o terceiro ano seguido com prejuízos registrados. Outros fatores estão em jogo, como investimentos em marketing e novos prédios e laboratórios e a taxa de câmbio entre iene e dólar, que também afetam o orçamento da empresa.
O presidente Iwata no passado havia se comprometido com os acionistas a obter lucros com a Nintendo, o que não aconteceu. Mesmo assim, ele informou que não haverá mudanças significativas no quadro da direção a curto prazo e manteve a promessa de recuperar a lucratividade, o que só será possível agora em março de 2015.
No próximo dia 30 de janeiro, Iwata se apresentará aos acionistas, quando se espera que divulgue os planos da Nintendo para melhorar a situação.
Confira abaixo a mensagem original de Iwata.
Explicações iniciais do Presidente na conferência de imprensa sobre as modificações de previsões financeiras e dividendos para o ano17 de janeiro, 2014
Satoru Iwata, Presidente
Nós gostaríamos de explicar as modificações das previsões financeiras e de dividendos para o ano anunciadas hoje.
Nós revisamos nossas previsões financeiras consolidadas para o ano fiscal encerrando no dia 31 de março de 2014 que nós anunciamos no começo do ano fiscal estimando novas vendas líquidas de 590 bilhões de ienes contra a projeção inicial de vendas líquidas de 920 bilhões de ienes, nova perda operacional de 35 bilhões de ienes contra a projeção inicial de lucro de 100 bilhões de ienes, nova receita ordinária de cinco bilhões de ienes contra a projeção inicial de receita ordinário de 90 bilhões de ienes, e nova perda líquida de 25 bilhões de ienes contra a projeção inicial de receita de 55 bilhões de ienes. Suposições em moeda estrangeira para o final do ano fiscal foram revistas a partir de ¥ 90 a 100 ienes por dólar dos EUA e de ¥ 120 a 140 ienes por euro.
Projeções de vendas de unidades consolidadas revisadas são, como descrito em "“Notice of Full-Year Financial Forecast and Dividend Forecast Modifications" 13,5 milhões de unidades de hardware de Nintendo 3DS e 66,0 milhões de unidades do software do Nintendo 3DS, 1,2 milhões de unidades de hardware do Wii e 26,0 milhões de unidades de software do Wii, e 2,8 milhões de unidades de hardware Wii U e 19,0 milhões de unidades de software do Wii U. Não há modificações em nossas projeções iniciais para o hardware e software do Nintendo DS.
Quanto ao dividendo anual estimado, se os resultados financeiros consolidados reais estão em linha com as nossas previsões financeiras modificadas, não haverá nenhum dividendo anual por ação. No entanto, com base em nossos dividendos pagos nos últimos dois anos, nós definimos um mínimo de 100 ienes para o final do ano e dividendo anual por ação para este ano fiscal.
Como as vendas de fim de ano constituem uma proporção extremamente elevada do volume de vendas anual na indústria de videogames e o desempenho financeiro anual de uma empresa de videogames repousa pesadamente sobre o seu desempenho na temporada de vendas de fim de ano, colocamos em prática várias ações promocionais a fim de promover as vendas e expandir o nosso público na temporada de vendas de fim de ano do ano civil anterior. No entanto, agora esperamos que nossas vendas não conseguirão cumprir a nossa previsão anterior por uma larga margem.
Dando uma explicação detalhada sobre o nosso desempenho de vendas e considerando a temporada de vendas de fim de ano por plataforma, o Nintendo 3DS continua a mostrar fortes vendas no mercado japonês. As vendas unitárias para Nintendo 3DS no ano civil anterior acumularam cerca de 4,9 milhões de unidades, aquém do nosso objetivo de cinco milhões de unidades por uma pequena margem. No entanto, como expliquei antes, uma vez que cada dispositivo de jogo a partir do ano de 2000 além de Nintendo DS e Nintendo 3DS não atingiu as vendas de quatro milhões de unidades, mesmo em seus anos de pico, podemos dizer que o valor das vendas para a Nintendo 3DS no último ano foi realmente muito alto. No entanto, fora do Japão , enquanto a sua quota de mercado aumentou à medida que continuou a lançar títulos atraentes ao longo do ano, a Nintendo 3DS não atingiu nossas metas de vendas nos mercados internacionais, e nós estávamos em última análise incapazes de alcançar o nosso objetivo de fornecer um impulso enorme para vendas Nintendo 3DS na temporada de vendas de fim de ano. Usando o mercado dos EUA como um exemplo, o Nintendo 3DS se tornou a plataforma mais vendida no último ano civil, de acordo com a NPD, uma empresa de pesquisa de mercado independente, com suas vendas acumuladas superiores a 11,5 milhões de unidades, no entanto, as vendas anuais estimados da Nintendo de hardware de 3DS permanecem significativamente mais baixas do que a nossa previsão inicial no início do ano fiscal. Na Europa, ao passo que os mercados individuais apresentaram resultados diferentes, a França foi o único mercado em que nós experimentamos vendas relativamente fortes, e não conseguimos atingir os nossos níveis iniciais de vendas por uma margem grande em outros países.
As vendas do Wii U, por outro lado, mostraram alguns progressos na temporada de vendas de fim de ano como nós lançamos vários títulos interessantes a partir do verão, lançamos pacotes de hardware com preços acessíveis e também realizamos uma remarcação do hardware nos mercados dos EUA e Europa; no entanto, eles ficaram aquém da nossa recuperação alvejado por uma larga margem. Em particular, as vendas nos mercados dos EUA e Europa em que entramos na temporada de vendas de fim de ano com uma remarcação de hardware foram significativamente menores do que as nossas previsões originais, com as vendas de hardware e software enfrentando uma enorme lacuna de seus alvos. Além disso, nós não assumimos no início do ano fiscal que iríamos realizar uma remarcação para o hardware do Wii U nos mercados dos EUA e Europa. Esta foi também uma das razões para a diminuição das estimativas de vendas e de lucro.
Nós, portanto, modificado nossas estimativas de vendas de unidades, de acordo com o nosso desempenho na temporada de vendas de fim de ano e após a virada do ano, e a queda nas vendas de software teve o maior efeito negativo sobre nossas previsões de lucro.
Além disso, a valorização do iene contra o dólar dos EUA e ao euro, o que por um lado, afeta as vendas com base em euro em dólares positivamente, também aumenta os custos incorridos em moeda estrangeira quando são convertidos em ienes japoneses. Enquanto o iene permaneceu muito forte por um longo período de tempo, a Nintendo fez um esforço combinado para pagar mais de seus custos de produção em dólares, a fim de minimizar o seu impacto. No entanto, como a época do iene extremamente forte terminou, nosso negócio doméstico, que tinha vindo a progredir a um ritmo relativamente forte, tem visto um aumento nos custos de produção, enquanto nossos negócios no exterior, o que ainda está para atingir seu pleno potencial, não tem totalmente se beneficiado com o iene mais fraco ainda. Em termos de rentabilidade no ano fiscal atual, portanto, não fomos capazes de obter vantagem suficiente do iene mais fraco.
Quanto aos gastos com publicidade, e as previsões de despesas de pesquisa e desenvolvimento, fizemos revisões para aumentá-los em oito bilhões de ienes e 15 bilhões de ienes, respectivamente, de suas previsões feitas no início deste ano fiscal. Esperamos que as despesas de publicidade aumentem, devido ao efeito das despesas incorridas em moeda estrangeira serem convertidas em ienes japoneses, utilizando as taxas de iene mais fraco. O aumento estimado das despesas de pesquisa e desenvolvimento é baseado em refletir nossa melhoria contínua da estrutura de desenvolvimento e novas atividades de pesquisa e desenvolvimento. Estes aumentos contribuíram para as previsões de lucro abaixo das estimadas.
Esperamos que vamos anunciar receita ordinária, apesar da situação de perda operacional. Isto é porque nós agora supomos que o iene será mais fraco do que as nossas suposições originais no início do ano fiscal, e reavaliação de ativos e passivos denominados em moedas estrangeiras de propriedade da Nintendo Co., Ltd., no final do ano fiscal, bem como os ganhos cambiais no momento de recebimentos e conversões de fundos estrangeiros em ienes, entre outros fatores, são esperados para ultrapassar o prejuízo operacional projetado.
Por outro lado, espera-se publicar um prejuízo líquido apesar da esperada renda ordinária, principalmente porque nós precisamos reverter ativos fiscais diferidos em relação aos prejuízos transitados de exercícios anteriores, principalmente nos Estados Unidos, como já não podemos esperar que o nosso desempenho financeiro se recupere no ano fiscal atual.
Nós vamos fornecer mais informações sobre as nossas perspectivas a curto e médio prazo na Corporate Management Policy Briefing, a ser realizada em 30 de janeiro de 2014, que acontecerá em Tóquio, um dia depois de anunciar os resultados financeiros para o terceiro trimestre .
Estas são todas as explicações sobre modificações de nossas previsões financeiras e dividendos para o ano.