Como você certamente já sabe, a Nintendo diminuiu suas previsões de vendas e terá prejuízo pelo terceiro ano consecutivo. E é claro que os resultados ruins geraram reações: as ações da Big N caíram e os investidores clamam por uma mudança de estratégia drástica, inclusive para a empresa capitalizar e disponibilizar seus títulos em dispositivos móveis ou consoles rivais, perdendo a exclusividade (algo que já discutimos aqui no Nintendo Blast).
Mas se depender do presidente Satoru Iwata, a Nintendo não levará seus jogos para outras plataformas, mesmo com os resultados ruins. Em uma recente entrevista ao conceituado jornal The Wall Street, Iwata reiterou que disponibilizar franquias e jogos da empresa ao mercado mobile só trariam benefícios a curto prazo e prejudicariam as vendas de hardwares.
"A disseminação destes dispositivos não significa o fim dos consoles de jogos. Não é tão simples assim. O segredo é descobrir uma forma de usar os smartphones para conscientizar as pessoas sobre os jogos da Nintendo e incentivá-los a experimentar a versão no console de jogos.Segundo Iwata, a Nintendo não vai abandonar a sua estratégia centrada em consoles, já que bons jogos vendem hardwares. O presidente afirmou que a estratégia da Big N é combinar hardwares e softwares de maneiras únicas.
E isso não quer dizer que devemos levar Mario aos smartphones."
Iwata mencionou um exemplo na entrevista. O presidente citou o sucesso do jogo Puzzle and Dragons, lançado em dezembro para o 3DS no Japão. Segundo ele, o título já estava presente nos outros dispositivos mobiles, mas a versão de 3DS já superou a marca de um milhão de unidades vendidas na terra do sol nascente.
Por fim, Satoru Iwata prometeu que irá surpreender os jogadores no futuro. Então nos resta aguardar por estas surpresas e torcer para a Big N superar esse momento difícil.