Um dos maiores desafios da Big N, no entanto, seria mostrar ao seu público não só como novos jogos poderiam ser jogados em duas telas simultaneamente mas como jogos tradicionais seriam transpostos para essa nova tecnologia. Considerando que o Nintendo DS produzia gráficos próximos aos do Nintendo 64, a aposta da empresa foi um remake do clássico Super Mario 64, que estreou justamente como o pioneiro da tecnologia tridimensional nos consoles de mesa da Nintendo, na forma portátil e remasterizada de Super Mario 64 DS.
Telas em dobro, diversão quadruplicada
Super Mario 64 DS não foi apenas um port do clássico que definiu o gênero plataforma no ambiente 3D. Mais do que isso, com o intuito de também agradar os fãs de longa data ao passo que convida a nova geração a conhecer um jogo de mais de (na época) oito anos de idade, a Nintendo revitalizou a aventura adicionando novos modos, desafios, personagens e inimigos. Até mesmo a premissa original foi levemente alterada, e então o jogador começava a aventura na pele de Yoshi, que decide verificar o que aconteceu com o sumiço da Princesa Peach e do resto da turma convidada para saborear um bolo.Alguma coisa aconteceu com os heróis do Reino do Cogumelo… |
A atualização dos designs dos personagens para o estilo GameCube era um dos grandes atrativos do remake de duas telas |
De se tirar o boné
Junto à adição de três novos personagens, outra novidade que Super Mario 64 DS trazia eram os bonés de transformação. Uma vez que você resgatava um dos heróis em apuros, seu respectivo boné aparecia em algum ponto de todos os mundos e, ao invés de obrigar o jogador a sair da fase e trocar de personagem em uma das salas do Castelo da Princesa Peach, ele simplesmente permitia lhe transformar em uma versão instantânea e disfarçada do dono do boné. Com excessão de Yoshi, que por si só não possui nenhum acessório, Mario, Luigi e Wario podiam ter suas habilidades “copiadas” e usados de maneira prática e ágil. É claro que isso causava um dos efeitos mais engraçados no jogo, já que a transformação não mudava a voz do personagem original!Algumas vezes, era necessário derrotar um inimigo para poder pegar o boné de transformação dele |
Antes de liberar os outros três heróis bigodudos, Yoshi precisava derrotar chefes e recuperar as chaves de suas portas |
A união faz os poderes
Ainda na onda das novidades, outra mudança significativa que Super Mario 64 DS trazia era a distinção dos poderes de bonés que existiam em Super Mario 64. No original, Mario podia obter o boné de asas, de metal e de invisibilidade de três diferentes caixas que eram habilitadas conforme o encanador progredia.Dessa vez, apenas uma caixa restou, e dentro dela agora era armazenada uma Power Flower — uma espécie de Fire Flower que tem efeitos diferentes em heróis diferentes. Com essa mudança, a possibilidade de combinação de dois poderes de bonés diferentes que era necessária para algumas missões do original deixou de existir, fazendo com que mais fases fossem remodeladas e repensadas, trazendo mais estrelas e conteúdo exclusivo para o remake.
Já o poder do boné de asas foi transferido para uma pena branca, que podia ser encontrada apenas por Mario nos mesmo lugares que uma Power Flower, ou por qualquer personagem através de um bloco amarelo durante uma partida multiplayer. E como Yoshi era o único herói que não possui um boné, seu poder de asas crescia em suas próprias costas!
Confira os diferentes efeitos que a Power Flower causava em cada um dos heróis do quarteto:
- Mario era capaz de se tornar um balão de ar gorducho da mesma forma que o P-Baloon fazia em Super Mario World. Diferente do boné de asas, Baloon Mario tinha uma ascenção vertical bem grande e podia alcançar lugares altos que nenhum personagem conseguiria. Além disso, Mario era o único herói na aventura principal a poder encontrar ocasionamente uma pena branca no lugar de uma Power Flower, garantindo a ele o poder do boné de asas na forma de Winged Mario.
- Luigi, caracterizando toda sua timidez e sua “familiaridade” com fantasmas, adquiria o poder da invisibilidade através da Power Flower. Dessa forma, o Vanish Luigi era o único herói capaz de desbravar todos os desafios e segredos escondidos na fase Big Boo’s Haunt.
- Com toda sua força (e peso!) abismal, Wario herdou o poder de forma metálica da Power Flower, o que lhe permitia pressionar botões rígidos, quebrar estruturas frágeis ou ainda andar debaixo d’água. Sendo o personagem mais lento tanto fora quanto dentro d’água, as tarefas de Metal Wario se tornaram ainda mais desafiadoras do que as originais do Nintendo 64, uma vez que Mario tinha mais agilidade enquanto submerso.
- Através do poder da Power Flower, Yoshi garantia uma habilidade já bastante conhecida: cuspir fogo, de uma forma bem similar a como ele fazia com melancias vermelhas em Super Mario World 2: Yoshi’s Island. Com o Fire Power, o jogo brincava que essa era a resposta para a azia que Yoshi tinha de engolir tantos inimigos, e era só através dessa habilidade que algumas estrelas inéditas de mundos congelados podiam ser coletadas, com novos desafios que envolviam derreter cubos de gelo gigantes, nunca vistos na versão original.
Uma festa fora de época
Para acompanhar a aventura principal e ajudar a destacar as novidades do console, Super Mario 64 DS também contava com vários minigames que eram desbloqueados através do modo principal, fazendo inveja para a série Mario Party! O coelho que antes era apena encontrado no porão do castelo se multiplicou e se espalhou, recompensando o jogador, agora, com chaves das gavetas da sala de recreação da princesa que guardavam os vários minigames. Cada herói era capaz de encontrar apenas sua cor correspondente de coelho, que se escondiam em diversas partes do Castelo de Peach: Mario podia encontrar os vermelhos, Luigi, os verdes, Wario, os laranjas, e Yoshi, os amarelos (originais).Para alguém que cuida da sala de recreação, era de se esperar esse sorriso de ponta a ponta do Toad! |
Se três é demais, imagine quatro!
Outra grande novidade que atraia os fãs do original de 1996 era a adição de um modo multiplayer totalmente novo. Apesar de não ser a promessa que a Nintendo prometia de um modo cooperativo de quatro jogadores, utilizando apenas um cartão de jogo, era possível chamar mais três amigos para disputar e apostar quem conseguia coletar mais estrelas dentro do limite de tempo em uma das quatro arenas do modo Versus.Aqui, todos os jogadores começavam como uma cor de Yoshi e, num clima de dança das cadeiras, todas as fases contavam com um boné de transformação de cada herói, sendo que no final alguém sempre sobraria de Yoshi. Mesmo assim, ele era capaz de engolir os outros jogadores como se fossem inimigos, além de Wario , que possuía uma técnica exclusiva do multiplayer de girar os oponentes como se fossem o Bowser.
Um dos quatro jogadores acabará sobrando de Yoshi, mas a sua comprida língua ainda é uma ferramenta útil na hora de roubar estrelas! |
Super Mario 64 DS estava longe de ser um dos melhores jogos para demonstrar o diferencial que duas telas, sendo uma de toque, trariam para uma nova linha de portáteis que, se pararmos para reparar, permanece no mesmo padrão até hoje. Mas como uma adição para a line-up de um console tão inovador como o Nintendo DS, a revitalização do clássico para uma nova geração de jogadores representava um título de peso e recheado de conteúdo tanto para os fãs que viveram a época de ouro do Nintendo 64 quanto para os novos jogadores que buscavam uma experiência mais completa do que de títulos de lançamento como Ridge Racer DS, Pokémon Dash ou a demo Metroid Prime Hunters: First Hunt. Com 30 novas estrelas, um modo multiplayer inédito e um montão de minigames extras que faziam jus às novidades do console, Super Mario 64 DS era a escolha perfeita para quem queria adquirir o Nintendo DS em seu lançamento.
Revisão: José Carlos Alves
Capa: Leonardo Correia