A Nintendo divulgou esta manhã os resultados financeiros do último trimestre fiscal, que corresponde entre os meses de julho e setembro. Os números mostram que os esforços da empresa para aumentar as vendas do Wii U geraram resultados melhores que o trimestre fiscal anterior, mas que o console ainda está impactando negativamente os lucros da Nintendo, enquanto o 3DS continua se destacando em vendas de hardware e software.
O relatório informa que a Nintendo registrou um lucro global, mas sofreu com perdas operacionais maiores que os resultados financeiros do trimestre anterior, provenientes de custos de pesquisa e desenvolvimento de softwares e campanhas de publicidade. A Nintendo registrou 196,5 bilhões de ienes em vendas líquidas, um pouco menor do que no mesmo período do ano anterior quando registrou 200,9 bilhões de ienes, porém mais que o dobro se compararmos com o trimestre anterior, quando atingiu 81,5 bilhões de ienes em vendas líquidas. A companhia registrou um prejuízo de 23,2 bilhões de ienes, aproximadamente 247 milhões de dólares nos últimos três meses.
Em seu relatório, a Nintendo afirmou que o Wii U teve um impacto negativo sobre as vendas totais, mesmo com o corte de preço. Os resultados financeiros do último trimestre mostram que foram vendidas 300 mil unidades no mundo nesse período, quase o dobro se compararmos com o trimestre anterior quando foram vendidas 160 mil unidades de Wii U, totalizando 460 mil unidades no atual período fiscal. Desde o seu lançamento, o Wii U vendeu 3,91 milhões de unidades globais e a Nintendo ainda manteve a previsão de 9 milhões de unidades vendidas até o fim do período fiscal, que vai até março de 2014, com esperanças neste período de final de ano e Natal.
Mesmo os lançamentos de títulos de franquias como Pikmin 3 e The Legend of Zelda: The Wind Waker HD não aumentaram significativamente as vendas de hardware, entretanto as vendas de softwares melhoraram e alcançaram mais de 5,2 milhões de jogos vendidos nesse trimestre.
Nem Pikmin e nem Zelda impulsionaram as vendas de hardware do Wii U. Mas as vendas de software melhoraram no último trimestre |
O sucesso do 3DS continuou nesse trimestre. Entre julho e setembro deste ano, foram vendidas 2,49 milhões de unidades do portátil no mundo todo, totalizando 3,89 milhões nos últimos seis meses. No total, foram vendidos mais de 34,98 milhões de unidades de 3DS no mundo todo, sendo desses 10,66 milhões de 3DS XL.
As vendas de software de 3DS atingiram mais de 27,38 milhões de unidades no período, sendo Animal Crossing: New Leaf o maior sucesso do 3DS até então, com 2,01 milhões de unidades vendidas na Europa e América do Norte. O relatório ainda afirma que Luigi Mansion: Dark Moon, Mario & Luigi: Dream Team e Donkey Kong Country Returns 3D tiveram vendas constantes e que Pokémon X & Y mostrou vendas iniciais extremamente fortes, impulsionando a popularidade do 3DS.
Apesar da situação do Wii U estar um pouco melhor, ainda está longe do ideal, e Nintendo apresentou perdas operacionais, dependendo mais uma vez das vendas de hardware e softwares do 3DS, que continua em ascensão. A Nintendo afirmou que vai se concentrar proativamente para lançar mais títulos first-party para o próximo ano com o objetivo de recuperar o impulso do Wii U e, com isso, será oferecido a um preço acessível ao integrar softwares e sistema. No relatório, a Big N cita Wii Party U e Super Mario 3D World, além de atividades promocionais de Wii Fit U, e que espera aumentar a receita digital e rentabilidade de hardware do Wii U e 3DS reduzindo custos de fabricação.
Nos resta torcer para que o Wii U encontre seu caminho e que o 3DS continue de vento em popa, principalmente neste fim de ano com os grandes lançamentos para ambas plataformas.