Evidência A - O lado sombrio de Kalos
“Todos os jogos da série Pokémon possuem segredos sinistros que rondam suas respectivas regiões. Desde os fantasmas da torre de Lavender Town até as vítimas de Darkrai, sempre tivemos uma ou outra história sinistra para dar um ar adulto a um jogo infantil. A questão é: e quando uma região é repleta de diversos mistérios que são de deixar até adultos perturbados? Resolvi recolher evidências para poder mostrar que Kalos pode não ser tão bonitinha como se espera, e talvez encontrar em minha busca respostas para tantos enigmas sem solução.”Atenção: Recomenda-se ouvir uma música adequada durante a leitura desta matéria, mantendo também a ambientação correta (escuro, de preferência à noite) para melhor aproveitamento do texto. Se a música acabar, pressione "Play" novamente, não deixe o clima ser cortado. O texto contém revelações sobre o enredo (spoilers) de Pokémon X/Y, leia por sua conta e risco. A Divisão Blast Files agradece.
Evidência B: Os lugares sem propósito
Existem locais em Kalos que, embora não estejam diretamente conectados ao sobrenatural, são cobertos de mistério e costumam deixar o jogador com uma pequena hesitação ao se falar sobre. O primeiro estágio da nossa pequena lista trata de locais como esses, começando com a Chamber of Emptiness (literalmente “Câmara do Vazio”). O curioso sobre esse lugar é que, além de uma Mega Stone (“Banneteite”) e o item Spooky Plate, não há absolutamente nada a ser visto. Tudo bem, o nome já dizia isso, mas para que uma caverna com esse único propósito, quando todas as outras Mega Stones estão espalhadas em locais mais simples? Será que esta é realmente a única utilidade para esse local?Convenhamos, isso é suspeito. |
Um sistema e segurança, ou de prisioneiros..? |
Para finalizar esta parte, vamos falar sobre a estação de trem sem destino. No território turístico de Couriway Town temos lindas cachoeiras (que, por acaso, é onde conquistamos a Gyaradosite) que enchem a vista de quem visita o local, mas o mais interessante daqui é uma estação de trem sem um trem. Os trilhos que adentram a montanha não possuem destino, apenas se direcionam a qualquer lugar fora do mapa de Kalos. Isso me lembra a estação de trem em Johto que se conecta à região de Kanto. Seria esta uma brecha para uma nova região? Talvez por DLC? Ou apenas mais um local sem propósito? Se tem algo que a GameFreak soube fazer em X/Y, foi instigar a nossa imaginação - ou perturbá-la sem hesitar.
Evidência C: O mistério das usinas
Sim, são lugares aparentemente sem propósito, mas estes que citarei agora não se encaixam no quadro anterior por uma simples diferença: você não pode entrar lá, apesar de o jogo dar indícios de que é possível. Estou falando das usinas de energia presentes em Route 13, as quais você passa no decorrer da história e adentra uma das unidades para enfrentar o Team Flare. Se você explorou aqueles desertos, deve saber que há algo oculto naquelas instalações, e vou explicar o porquê.A vida e a morte são assunto recorrente no jogo. |
O que fica subentendido é que estas usinas não são meras partes do cenário, mas sim guardam algum tipo de segredo. Por que colocar entradas para elas, se não seriam utilizadas? Poderiam elas estar ligadas a um evento, como ocorreu em gerações anteriores (como o caso de Darkrai e Shaymin)? Ou será que existe uma forma de passar por essas portas que ainda não descobrimos? O que nos aguarda do outro lado, um lendário? Independente do que seja, nas palavras dos artistas que as retrataram, estas usinas são algo que representam a vida e a morte.
Evidência D: Os personagens suspeitos
Aqui é onde o assunto começa a ficar cada vez mais estranho, o que é ótimo. Conforme descemos cada vez mais fundo nestes mistérios que envolvem um jogo aparentemente feito para crianças, você se acomoda mais no escuro e fica cada vez mais apto a entender o lado sinistro das coisas. Muito bem, é hora de ver que nem tudo é o que parece na superfície, é hora de passar pelo véu da aparência.Cito, como exemplo, um novo modelo de treinadora que foi introduzida em X/Y, chamada “Fairy Tale Girl”. De aparência dócil e carinhosa, uma jovem garotinha com uma feição amável, ou ao menos até abrir sua boca. A pequena mocinha nem sempre o faz, mas existem casos onde palavras realmente perturbadoras podem provir dos lábios da única classe de treinadora que me dá calafrios agora. Alguns exemplos? Que tal, “eu não direi a minha verdadeira idade, mas sou velha o suficiente para ser sua mãe” ou “shhh, descanse e feche os olhos, você nunca mais terá de abri-los novamente”?
Olhe bem nos olhos. |
Elevadores nunca mais serão os mesmos depois desse jogo. |
Será que os territórios de Pokémon Ranger contam? |
Com isso, temos a confirmação de que há uma nova região que ainda não conhecemos já nos planos da GameFreak. Mas por que dar essa informação agora? Por que o Strange Souvenir pode ser vendido em vez de ser recebido como um Key Item? Seria esse o segredo do trem de Couriway? Está aqui um dos mais complexos mistérios de X/Y, mas, não é nem de longe o mais sinistro. Espero que estejam prontos, pois agora é o momento de ver o outro lado de Kalos.
Evidência E: Os que desaparecem e os que não devem ser encontrados
Kalos tem um sinistro histórico de pessoas e objetos que costumam desaparecer. O primeiro caso que é possível ver ocorre na imprensa de Lumiose City. Uma personagem presente diz que a editora chefe está desaparecida há tempos, e ao procurar na mesa dela, vemos um bilhete que diz que ela foi em busca de um Pokémon Mítico, e iria começar nas montanhas. A mulher, contudo, nunca mais foi vista. O que será que aconteceu com a editora? Será que se perdeu e afundou no esquecimento ou encontrou o que buscava e isso foi sua ruína?Será que a ajuda chegou? |
Em um prédio de negócios perto do Hotel Richissime, no segundo andar, acontece um evento que só surge uma vez no jogo inteiro. Ao sair do elevador, a tela pisca duas vezes antes do que parece ser uma Hex Maniac surgir atrás do personagem. Em vez de andar, ela desliza pelo chão, flutuando, até estar perto de sair do seu raio de visão. “Você não é o escolhido”, é tudo que ela diz antes de deslizar para fora do alcance da câmera, deixando-o paralisado. Pode até correr para tentar alcançá-la, mas verá apenas uma sala vazia - e a única com computadores antigos em toda a cidade. Talvez alguém não tenha buscado ajuda rápido o suficiente. Quem ela espera? É algo que ainda precisamos descobrir.
Deixando o melhor para o final, este é o único mistério que o jogador simplesmente não consegue ficar sem ver, pois faz parte da história do jogo ouvir esta lenda. Um homem em uma casa no meio do pântano da Route 14 - local conhecido como “Scary House”, ou “Casa Assustadora” - conta aos protagonistas a história de um homem que buscava abrigo em uma noite chuvosa e adentrou uma casa. Nela, havia apenas um homem e, ao se aproximar dele, viu que ele não possuía uma face. Em desespero, o homem se virou e se preparou para fugir, apenas para se deparar com uma horda de homens sem face. O seu destino nunca foi descoberto, e não há como verificar a veracidade dessa lenda.
Nenhum Pokémon vai te salvar agora. |
Bem, como diz o homem ao fim de sua lenda, “algumas coisas são melhores nem se saber, é melhor carregar a verdade ao túmulo”.
Divisão Blast Files arquiva o caso
“Embora possamos provar que Kalos é um local repleto de mistérios e claramente esteja sob uma sombra sinistra, não há meios de se resolver cada um desses desafios. Os enigmas macabros que pairam sob a nova região ainda escondem bem suas respostas e, ao menos agora, não há como dar um fim a esta investigação. É claro que isso não significa que eu irei desistir, apenas que terei de procurar um pouco mais fundo e mergulhar um pouco mais nas sombras. Acho que vou começar pelas cavernas. Reportarei mais assim que possível.”E isso foi tudo o que ele escreveu.
Não olhe para trás. Bons sonhos... |
Revisão: Bruno Nominato
Capa: Daniel Machado