Uma das teorias que reforçam que Majora’s Mask faz parte de um dos mais melancólicos títulos da série, também defendida por fãs e adoradores da série como visto no site Zelda Informer, baseia-se em que, fundamentalmente, todo o universo e personagens de Termina foram criados a partir de uma hipótese formulada pela psiquiatra suiça Elisabeth Kübler-Ross popularmente conhecida como Os Cinco Estágios da Dor. Em seu livro Sobre a Morte e o Morrer, a doutora registra um fenômeno psicológico que pode ser evidenciado em casos de grande perda emocional, de tragédias ou de luto, como na morte de entes queridos, divórcios matrimoniais e até mesmo doenças terminais. Analisando a atitude de seus paciente, Kübler-Ross pôde identificar cinco estágios emocionais distintos e geralmente ordenados que todo paciente demonstrava ao enfrentar seus problemas: Negação, Raiva, Barganha, Depressão e Aceitação. Esse sistema ficou conhecido como o Modelo de Kübler-Ross e hoje em dia é uma teoria amplamente divulgada e discutida no meio acadêmico.
Não por coincidência, o herói Link passa por uma situação parecida no início de Majora’s Mask e seus desafios subsequentes parecem reafirmar essa teoria ainda mais. Como se quisesse nos convencer do tema de reforma interior e emocional, o jogo traz como temática o uso de máscaras, talvez com o conceito de esconder a sua verdadeira identidade.
Confira como os estágios da teoria de Kübler-Ross se relacionam com as diferentes etapas de Majora’s Mask e o que isso tem a nos dizer sobre as personagens do universo de Termina.
Atenção: este texto possui revelações sobre o enredo (spoilers) de The Legend of Zelda: Majora’s Mask. Leia por sua conta e risco!
A Perda de Link
Logo que se inicia o prólogo de Majora’s Mask, somos introduzidos à história de um garoto que, apesar de salvar Hyrule da destruição e ser taxado como Herói do Tempo, perdeu uma grande amiga, sua companheira de aventuras Navi. Majora’s Mask nunca deixa exatamente claro qual foi o destino tomado pela fada que uma vez acompanhara Link, mas a amargurada busca pela colega leva o herói a um caminho sem rumo, talvez até literalmente: Lost Woods, o bosque de caminhos tortuosos e enganadores. É nesse estado desorientado que Link encontra pela primeira vez no jogo Skull Kid, uma figura misteriosa e enigmática que basicamente reflete seu próprio estado de espírito perdido e disforme no momento dessa jornada pessoal.Apesar de estar em uma "jornada pessoal", Link aparenta muito mais estar perdido, remetendo à falta de direção emocional. |
A Negação de Clock Town
Apesar de não impor uma ordem absolutamente verdadeira, o Modelo de Kübler-Ross sugere que a primeira fase que o indivíduo passa ao sofrer uma perda pessoal é a fase da negação. Essa fase se carateriza pela recusa da existência ou realidade da dor, e ocorre temporariamente como uma forma de defesa pessoal da psique. Também é conhecido que algumas pessoas podem se tornar dependentes desse sentimento, trancando-se nessa fase por um longo tempo.Comparando esse estágio ao enredo do jogo, o primeiro lugar que Link se depara ao adentrar às terras de Termina é a cidade de Clock Town. A primeira personagem conhecida, nessa ocasião, é o Happy Mask Saleman, famoso por ter como citação a frase “You've met with a terrible fate, haven't you?” (“Você se deparou com um destino terrível, não?”), que também pode ser uma alusão à morte ou, no mínimo, a uma perda pessoal muito grande.
Fora da torre do relógio, a maior parte dos aldeões de Clock Town parece estar completamente desatenta ao fato de que a gigantesca lua se aproxima da superfície, como se negasse que corre um grande perigo. No coração da cidade, a sede da prefeitura, uma acalorada discussão entre as classes sociais da vila e o prefeito acontece para determinar o próximo passo da cidade, e ela nos dá uma pista de como o comitê de Carnaval, refletindo o primeiro estágio sofrido por Link, pensa: “Você sinceramente crê que a lua irá cair? Os cidadãos confusos estão causando uma tempestade em copo d’água acreditando nessa teoria ridícula!”.
A maioria da população de Clock Town parece negar que uma imensa lua cai sobre Termina, pelo menos nos primeiros momentos. |
Também é interessante notar como Link se encontra na rígida e incrustada forma de Deku durante esse período que representa a negação, o que pode reforçar ainda mais a ideia de distanciamento da realidade, já que todos os personagens, quando abordados nesse momento, o tratam como alguém que não pertence àquele lugar.
Como um símbolo de superação da negação após a recuperação da Ocarina, Link aprende a Song of Healing, que não só o liberta da encolhida e desconexa forma de Deku mas que também servirá de reconforto espiritual para todos os outros arrependimentos que Link virá a encontrar. Livre da primeira “máscara” e da primeira fase da dor, ele finalmente se vê livre para continuar em frente em sua aventura pessoal.
A Raiva de Woodfall
Quando o indivíduo percebe que é impossível negar os acontecimentos para sempre, compreende-se que começa a fase da raiva, na qual são expressados sentimentos negativos diante de tudo aquilo que está acontecendo. Revolta, ressentimento e inveja são sinais de uma pessoa que passa por essa fase, e Southern Swamp, a área que delimita Woods of Mystery, Deku Palace e o primeiro desafio do jogo, Woodfall, parece ser baseada fortemente nessas emoções.Cegado pela ira, o Rei Deku não está disposto a conversar até que possa ver sua filha novamente. |
Até mesmo Odolwa, o chefe da região de Woodfall, carrega uma expressão furiosa com seus olhos avermelhados. |
A Barganha de Snowhead
No terceiro estágio da dor, comumente nos vemos aflitos e desesperados, motivados por uma esperança repentina de adiar ou reverter os efeitos da situação em que nos encontramos, por mais fútil que isso possa parecer de um ponto de vista externo. Esse estágio é conhecido como a fase da barganha ou da negociação.Quando Link escala a gélida cordilheira de Snowhead, ele se depara com mais uma tragédia: a tribo dos Gorons encontra-se de luto pela morte do herói Goron Darmani. Um pouco de exploração permite que Link encontre, com a ajuda da Lens of Truth, o fantasma do arrependido líder, que, em inquietude, implora ajuda a Link e recorre a elementos fantasiosos como a “mágica” para voltar a vida e acudir seu povo.
Diferente de outras situações ao longo do jogo, a agonia de Darmani é carregada de dolorosas súplicas. |
No topo de Snowhead, Link tem a opção de enfrentar o touro mecânico Goht em sua nova forma de Goron. O modo com que lutamos com Goht, dando voltas constantes e intermináveis em busca de um final que não existe, pode representar uma analogia do esforço em vão em negociar e implorar para que as coisas voltem a ser como eram, o que pode ser evidenciado durante esse estado emocional.
A Depressão de Great Bay
O quarto estágio da dor se carateriza por um esgotamento das esperanças da terceira fase. A subsequente fase da depressão é onde o indivíduo começa, lentamente, a entender e aceitar a natureza imutável do seu destino ou do destino da situação que o envolve. Nessa fase, é muito comum passar por um isolamento e uma quebra de contato com o mundo externo, com um distanciamento e silêncio afetivo para todos a sua volta.Continuando em sua aventura, Link encontra-se mais uma vez com a morte. Dessa vez, o guitarrista Zora Mikau, da banda The Indigo-Go’s, encontra-se gravemente debilitado por tentar resgatar os ovos de Zora de Lulu, a cantora da banda, com o intuito de fazê-la falar novamente a tempo da apresentação na noite do Carnaval.
A forte imagem que Lulu transmite com sua personagem é uma clara alusão à fase da depressão, já que, como uma mãe que perdeu seu filho, ela age com isolamento, distanciamento e silêncio diante das coisas que a rodeiam. O fato de os outros integrantes da banda nem notarem diferença quando Link assume a forma raquítica e anêmica de Zora Link e toma o lugar de Mikau parece redirecionar o foco dessa região ainda mais para o sofrimento e angústia silenciosas que Lulu enfrenta ao perder suas crias. Os tons azuis e frios da região de Zora Hall também auxiliam na ambientação depressiva e gélida dessa fase. No papel de Zora Link, imbuído no espírito de Mikau, Link deve, antes de rumar ao Great Bay Temple, retomar os esforços do falecido guitarrista em recuperar a voz — e possivelmente o ânimo — da cantora muda.
Até que seus ovos não sejam recuperados, Lulu permanecerá em um estado emocional distante e recluso. |
Os valores de reconexão e aprofundamento pessoal também podem ser evidenciados no sombrio templo de Great Bay Temple, onde todos os caminhos eventualmente levam para a profunda sala central, que é responsável pela ligação do resto da estrutura com a sala do chefe Gyorg. A escura, confusa e tenebrosa luta com o imenso peixe retoma outro sentimento característico e natural da fase da depressão: o medo.
A Aceitação de Ikana
Após encarar todos os outros estágios, o último passo da dor está em perceber, durante a fase da aceitação, que mais nada resta além de encarar a própria situação e aceitá-la como verdade ou, em outras palavras, aceitar-se como um indivíduo invariavelmente pertencente a esse destino.Em Ikana Valley, temos a resposta que procuramos durante toda a jornada. Com a certeza de que Navi não poderá mais ser encontrada, e desprovido de qualquer outra distração que as outras regiões o impunha, resta a Link concentrar-se em si mesmo e em seu papel nessa busca interior. A terra dos mortos, vazia de vida e contando apenas com a presença de mortos-vivos, caveiras e sombras, reforça os esforços de realização pessoal interior do herói, que, dessa vez, também não se vê na necessidade de salvar alguma alma em desespero ou de vestir uma máscara: pela primeira vez, Link se vê livre para enfrentar seus próprios desafios internos, provido apenas com a experiência das fases que passou, na forma de máscaras.
Ikana nos traz uma região isolada e propõe que o foco seja redirecionado ao próprio protagonista. |
As réplicas de Elegy of Emptiness demonstram a experiência que Link obteve ao concluir todos os estágios. |
O Sofrimento de Skull Kid
Aceitando a eterna perda de Navi e perdoando-se pelo seus erros, o que resta a Link é resolver o atual problema — a queda da lua — de sua própria maneira. Não por coincidência, ele só consegue realizar isso com sucesso ao passar pelos cinco estágios da dor e emergir vitorioso da fase da Aceitação.Descobrimos, através das histórias da avó de Anju, que Skull Kid também passou por uma imensa perda com a ausência dos seus quatro colegas gigantes, e a Máscara de Majora parece canalizar esse sentimento de culpa ao transformar Termina em um palco vivo de todas as representações das fases da dor. É através desse sentimento que Majora também pode tomar uma forma física ao transportar ela mesma e Link para uma dimensão psicológica onde a aceitação do herói será provada.
O cenário mais belo e sereno do jogo só pode ser visitado justamente quando a aceitação é atingida. |
Ao serem finalmente confrontados por Link, tendo como prova de sua superação as máscaras que ele deve abdicar, esses seres concedem-no a Fierce Deity’s Mask, que tem por descrição ser fruto do “mérito de todas as outras máscaras”. Representando toda a maturidade e esclarecimento adquiridos em sua jornada até a superação da dor, a máscara de Fierce Deity concede uma imensa e sobrenatural força à Link diante da ameaça de Majora, representada como uma das crianças lunares, ainda cheia de arrependimento e de dúvidas.
Em contraste com a forma madura de Fierce Deity, a Máscara de Majora ainda "vive" sob uma figura infantil e inocente. |
Passamos a compreender que, mesmo sendo introduzido como uma jornada em busca de Navi, Link nunca mais irá encontrá-la, apesar disso não importar mais, já que, nessa altura, ele passou a aceitar isso. Fora de sua própria amargura representada pela Majora’s Mask, também vemos Skull Kid em paz ao se reconciliar com seus velhos amigos.
As últimas palavras de Happy Mask Salesman também fazem referência à "perda" e a proporção que ela pode tomar. |
Revisão: Luigi Santana
Capa: Daniel Machado