Yakuza invade Kanto
E esse chicote aí? |
Vários conceitos da série começaram aqui, podemos citar o da organização vilã e formação dos monstrinhos lendários: Articuno, Moltres e Zapdos. Os três pássaros, datam o primeiro trio lendário de todos os jogos, enquanto Mewtwo e Mew foram os primeiros a formar uma dupla de raros. Curiosamente, estes foram os únicos jogos da série a não ter Pokémon raros como mascotes. Isso se reflete no fato deles não terem importância significativa na história do jogo.
Limpando o que restou
Trocou o chicote por outro Pokémon. |
Mais uma vez os Pokémon lendários não tiveram grande significância na história do jogo, embora tenham sido os mascotes de Gold/Silver/Crystal (GBC). Lugia e Ho-oh foram introduzidos como os primeiros “mestres de trio”, sendo o primeiro o líder dos pássaros da geração anterior e o segundo o líder das feras lendárias desta geração (Entei, Raikou e Suicune). Bem, não se acostumem, porque a partir da próxima geração, os mascotes dos jogos vão roubar a cena.
Confronto de titãs
Pela primeira – e até agora única – vez nós temos não uma, mas duas organizações inimigas. As equipes Magma e Aqua têm como objetivo trazer a dominância da terra e do oceano no ecossistema mundial (sabe Arceus porquê), e para isso precisam controlar os guardiões do solo e do mar, Groudon e Kyogre, mascotes de Ruby/Sapphire (GBA). Mas é claro que bagunçar o equilíbrio ecológico do mundo não passaria despercebido, e isso convoca para a luta Rayquaza, o guardião dos céus e do equilíbrio, mascote de Pokémon Emerald (GBA)."Parou a palhaçada, os dois vão ficar de castigo!" |
A origem de tudo
Isso é, no mínimo, assustador. |
Embora não haja menção direta quanto a inspiração dos lendários desta geração, há uma clara conotação bíblica na história da criação do universo, na qual Arceus nasceu de um ovo que existia antes da própria existência, deu vida aos guardiões das dimensões do universo e, quando um destes se mostrou rebelde e violento (Giratina), foi banido para uma realidade negativa e isolada. Se pensou na história de Deus e Lúcifer, não te culpo. É natural.
Confronto de valores
Zekrom, o dragão dos ideais. |
Reshiram, o dragão da verdade. |
No fim das contas, Ghetsis (líder da Equipe Plasma) revelou que a libertação dos Pokémon era apenas uma fachada para mais uma tentativa de domínio mundial; se ninguém tivesse monstrinhos, ele poderia ter todos para si. Frustrado pelo protagonista e pelo seu próprio filho, N,Ghetsis foi obrigado a recuar por alguns anos, retornando com um novo plano envolvendo fundir Kyurem com Zekrom ou Reshiram, para assim atingir uma parcela maior do poder do dragão original. Felizmente, o protagonista de Black 2/White 2 (DS) estava ali para impedi-lo.
Há uma clara referência ao taoismo na criação deste trio lendário, cujo Zekrom representa yin e Reshiram representa yang, enquanto Kyurem é wuji. Yin e yang são forças dualitárias e que, embora pareçam opostas, são complementares (algo endossado pelo efeito de Fusion Bolt e Fusion Flare, golpes dos lendários que fortalecem quando atingidos pelo outro). Wuji é a ausência de qualquer uma dessas forças, sendo plena, porém incompleta, uma fronteira vazia (lembrando que Kyurem é classificado na Pokédex como “Pokémon Fronteira”) que espera ser preenchida. Com este princípio que Kyurem se funde a Zekrom ou Reshiram em Black 2/White 2, adquirindo duas novas formas.
Por pouco não se tornou o dragão original! |
O que acham de voltar ao começo?
De volta as origens
Em Pokémon X/Y (3DS) temos a Equipe Flare, marcada por seu visual excêntrico e de cor predominante vermelha. Sendo extremamente parecida com a Equipe Rocket, tendo seu foco em conseguir dinheiro e poder, é mostrado que talvez as coisas tenham voltado ao estilo clássico dos jogos da franquia. Ao menos sabe-se que seus objetivos envolvem criar um mundo mais belo, e é provável que isso tenha relação com a dupla de lendários Xerneas e Yveltal, Pokémon envolvem a vida e a morte, criação e destruição.E parece que teremos uma batalha tripla contra os cientistas da Equipe Flare! |
Essa árvore mostrada no trailer lembra a colossal Yggdrasil. |
Isso ainda deixa a base para um possível Pokémon Z que feche o trio, podendo este ser inspirado em Jormungand, a serpente gigante que pode abraçar o mundo na mitologia nórdica, e daria uma brecha para o primeiro Pokémon lendário do tipo Poison (desconsiderando Arceus com a plate deste tipo). Ainda no campo das especulações é possível imaginar outros possíveis lendários baseados na mitologia nórdica, como o lobo gigante Fenrir, o cavalo Sleipnir e o esquilo Ratatoskr. Com uma vasta gama de criaturas contidas nas lendas nórdicas, inspiração é o que não vai faltar para essa história, que é tão promissora e que daria pena se recebesse um tratamento leviano.
E como de costume, fiquem com esse gif. |
E aqui concluímos mais esta etapa da nossa contagem regressiva. Agora falta apenas um mês para o lançamento mundial de Pokémon X/Y, e a expectativa cresce constantemente. O que vocês leitores esperam da história nesse jogo? E dos lendários? Qual figura mitológica vocês acham que daria um excelente Pokémon? Deixem seus comentários e até semana que vem!Não leu as etapas anteriores? Segue a lista de partes!
Parte 1: A revolução estética de Pokémon X/Y
Parte 2: Recapitulando mecânicas e quebrando tabus
Parte 3: É hora da batalha em diversos estilos diferentes
Revisão: Leonardo Nazareth
Capa: Daniel Machado