Um jogo que nunca existiu
Primeiro, vamos com este site. Ele é uma "apresentação" de Pokémon 2 e foi arquivado em 5 de junho de 1997. Para quem não entende japonês, posso adiantar que ele fala sobre como todos os Pokémon terão sexo, sobre como será possível fazer ovos e sobre as pré-evoluções. Fala também sobre a compatibilidade entre as versões e o avanço tecnológico dos novos jogos em comparação com Red & Green. Entretanto, o primeiro ponto é o que mais chama atenção. Em uma tradução mais simples:
Um novo meio de transporte, surge, o skate! - O protagonista já usou uma bicicleta como meio de transporte em sua jornada e agora em adição à bicicleta que já conhecemos, surge um novo meio de transporte, o skate. No segundo título de Pokémon, caso você utilize o skate, poderá andar em locais incomuns.
Antes que a policia da internet apareça julgando não ser uma tradução ao pé da letra, devo citar que é uma tradução livre apenas para passar a mensagem.
Certo, então sabemos que a primeira chamada de Pokémon 2 era... o skate. Na imagem da revista a seguir, encontramos um antigo registro da menção ao skate. O canto superior esquerdo fala sobre o skate, mas nada do que já não lemos naquele site. Aquela imagem, aquele lugar... Eu não me recordo de encontrar um lugar assim no jogo, então podemos supor ser a loja onde pegamos o skate? Talvez. As outras citações da revista são sobre Pokémon antigos recebendo pré-evoluções, evoluções e falando sobre o sistema de dia e noite. Nada que seja importante para o nosso tema de hoje. Uma revista ocidental chegou a publicar a informação sobre o skate (mesmo conteúdo, apenas falando que teria skate), mas eu não consegui uma boa resolução para apresentar a vocês hoje.
Na próxima imagem, temos uma ilustração! E não, o protagonista de Pokémon 2 não foi projetado dessa maneira (na verdade, ele foi bem semelhante ao resultado final desde o começo), essa ilustração foi criada pela própria equipe da revista, e infelizmente não traz nenhuma informação além de "teremos skate em Pokémon 2". Imaginem o hype. É como se hoje todos vocês ficassem felizes por sentar em um bode ou um banco, mas ainda não saberem como, e apenas achar incrível. Eu, particularmente, prefiro montar em um Arcanine.
Mais informações desse skate foram dadas em revistas como CoroCoro e no evento da própria Nintendo no Japão, a Nintendo Spaceworld 97. O que mais foi citado é que seria possível pular obstáculos com o skate, nada relevante. Mas então, onde está o nosso skate, Game Freak? É o que nos resta perguntar, pois depois disso, nada mais foi citado sobre o nosso transporte radical.
Quebrando as regras, ou não
Os jogos são feitos de regras. É comum um jogo ter regras. No caso de Pokémon e outros jogos eletrônicos, essas regras são ditadas pelo código. É ele quem diz aonde você pode andar, com qual objeto você pode interagir. Mas essas regras podem ser quebradas. Trabalhando com o código (GameShark, por exemplo), é possível quebrar essas regras e ter acesso, ou interagir, onde o código naturalmente não permite.
Com essa pequena imagem é possível ver o personagem no skate, mas não é algo que podemos perceber tão fácil, não é mesmo? Não é possível perceber uma diferença muito relevante na animação, como o pé do personagem parece deslizar. Sabemos que em Gold & Silver há cinco padrões de movimento: normal, skate, bicicleta, surf e waterfall. Essas movimentações estão também no código do jogo e posso garantir pra vocês que a diferença do andar comum para o andar de skate é apenas a velocidade (a mesma da bicicleta, aparentemente), já que ele não ganhou um sprite como a bicicleta, surf e waterfall. Diferente da bicicleta, quando você indica uma direção, você segue nela até colidir com algo. Batalhas contra treinadores e Pokémon selvagens também podem te parar. Nesse aspecto de andar sem parar, funciona semelhante quando estamos deslizando no gelo de cavernas (ou ginásios!) do jogo.
Teruki, Snorlax e Pikachu
Assim como MissingNo tem a função de cobrir os "espaços vazios" que seriam de monstrinhos no jogo, Teru-sama tem essa mesma função como item. Certo, vamos com calma! Existe um MissingNo dos itens, é isso. Seu nome japonês é Kabichuu (カビチュウ). Uma mistura dos nomes em japonês de Snorlax (Kabigon) e da família Pikachu, Raichu e Pichu. O nome desse item em inglês é Teru-sama, em referência a pessoa responsável pela parte de programação do jogo (versão ocidental), e até o seu valor (19660) é uma referência ao ano de nascimento.
Mas o que Teru-sama tem a ver com o skate? Como o skate não foi terminado no código do jogo, ele está lá com o nome de Teru-sama (ou Kabichuu, nas versões orientais). Dentre os outros Teru-sama, temos uma versão incompleta do Town Map, uma PokéFlute que acorda Pokémon fora de batalhas (lembrando que em Gold & Silver usamos o rádio para acordar o Snorlax) e outros itens muito interessantes. Aliás, até GS Ball está nesse meio. Para quem tem os recursos para fazer o teste, pode acessar o skate por meio de GameShark com o código 010282D6 ou pesquisar sobre os Teru-sama e ativá-los (recomendo!).
Curiosidade da semana
O nome original de Snorlax é Kabigon, e isso muitas pessoas já sabem. O que muitos desconhecem é que esse nome foi dado não apenas pela combinação de palavras relacionadas ao sono, mas também por causa do apelido de Kouji Nishino, que trabalha com a Pokémon co. e Game Freak desde os primórdios como game designer. Snorlax foi baseado em sua aparência física. Em Pokémon Black 2 & White 2, é possível enfrentar Nishino em Castelia City! Na primeira vez, ele utiliza uma Clefairy em nível 18, mas depois que você vencer a Liga Pokémon, ele utiliza cinco Pokémon em nível 76 (todos bem redondinhos, aliás) e seu último e mais poderoso monstrinho, em nível 78, é um Snorlax! Antes de batalhar, ele diz "Eu sou Snorlax. Não, não! Eu sou o designer! Eu não quero me intrometer, mas o Leftovers é um item importante, não é? É muito útil na batalha. Você quer lutar e testá-lo?"
Revisão: Jaime Ninice
Capa: Daniel Machado