Depois de conferirmos todas as mudanças que o Luigi trouxe ao game na segunda parte da entrevista, vamos descobrir por que o New Super Luigi U tem a essência de um Super Mario. Além, claro, do recado dos desenvolvedores para os leitores.
Jogabilidade comparada
Iwata: Takemoto, desde que o New Super Mario Bros. U saiu, você tem escrito bastante na comunidade do game no Miiverse.Takemoto: Tenho. A MariChan, que faz parte da equipe, coloca todo tipo de tópico, como um Time Attack ou algumas mensagens na tela.
Iwata: Todos competem para ver quem consegue ter o recorde, oficial da Nintendo, de menor tempo.
Takemoto: Exato. Antes de vir para cá, eu dei uma olhada no Miiverse e alguém havia escrito uma maneira de conseguir um tempo melhor indo de tal jeito e tal lugar. Outra pessoa que viu isso conseguiu fazer um tempo melhor e escreveu algo novo como, “você pode fazer dessa maneira também.” Portanto, eles aprendem uns com os outros.
Iwata: Isso é inteligência coletiva! (risos)
Tezuka: É isso mesmo.
Takemoto: Eu acho ótimo que os jogadores tenham esse tipo de relação. Seria ótimo se algo assim também acontecesse para o New Super Luigi U. Estou pensando bastante sobre isso.
Tezuka: Desta vez, existem objetos nas fases que farão com que você tenha vontade de escrever no Miiverse.
Takemoto: Exatamente. Nós colocamos pelo menos alguma coisa em cada fase, como imagens escondidas do Luigi ou dele em pixel art. Se alguém achá-las, poderá comentar sobre isso...
Iwata: Então as pessoas que não sabiam disso falarão, “Onde? Onde?” (risos) Falando nisso, como são esses Luigis escondidos?
Tezuka: Existem coisas como pequenos adesivos do Luigi em lugares inesperados das fases, além de objetos no formato do Luigi espalhados pelo cenário.
Takemoto: Os adesivos se destacam, então é fácil de achá-los. Porém, os objetos costumam estar em lugares abertos, o que os torna difíceis de serem vistos, e você acaba passando reto.
Iwata: Pois você está muito entretido no jogo.
Takemoto: Exato. Acho que seria legal as pessoas encontrarem esses Luigis e compartilharem a informação no Miiverse, para que os outros possam dizer, “Ahh! Eu deixei esse passar!” Por isso, pedi aos designers que incluíssem mais.
Tezuka: Embora isso seja apenas um presentinho no caminho, é algo bem substancial. Estou feliz que conseguimos colocar algo que não conseguimos fazer para o New Super Mario Bros. U.
Takemoto: Na última fase, colocamos algo que usa os seus Mii, além de termos incluído a busca pelo Luigi em cada fase. Assim, eu espero que as pessoas se divirtam, inclusive com as postagens do Miiverse.
Iwata: Está certo. Agora para finalizar, eu gostaria que vocês dissessem algo tanto para os jogares que têm o New Super Mario Bros. U, quanto para aqueles não têm.
Takemoto: Primeiramente, para aqueles que têm o game, é possível aproveitar uma ação diferente da com o Mario, então espero que realmente vocês o experimentem. As fases são mais curtas, mas...
Iwata: Mas estão cheias de conteúdo, que farão você se desafiar várias vezes.
Takemoto: Isso mesmo. Estamos na mesma série, mas espero que sintam como a atmosfera mudou comparada a de New Super Mario Bros. U. Para aqueles que não possuem o game, eu apenas desejo que deem uma chance ao que fizemos. De certa maneira, é um jogo de ação 2D que pode ser jogado mais tranquilamente do que o New Super Mario Bros. U, portanto, eu acho que vão querer jogar de novo e de novo.
Iwata: E você, Tezuka?
Tezuka: Esse jogo é um DLC, você pode comprá-lo pela internet, mas eu acho que não há tantas pessoas que já usaram o Nintendo eShop para comprar um jogo.
Iwata: Isso é verdade.
Tezuka: Então, para aqueles que já têm o New Super Mario Bros. U, se você usar o Nintendo eShop, você vai ter uma jogabilidade nova por um preço menor comparado à versão física. Portanto, eu espero que as pessoas façam isso. Gostaria que as pessoas o comprassem e curtissem a sensação estranha que você tem quanto a tela inicial do New Super Mario Bros. U muda.
Iwata: E para as pessoas que ainda não possuem o New Super Mario Bros. U?
Tezuka: Eu desejo que as pessoas joguem os dois. Mas espero que joguem primeiro o New Super Mario Bros. U, que fizemos primeiro — tudo bem que você não chegue a terminá-lo — e então, joguem o New Super Luigi U e comparem os dois.
Iwata: Ao compará-los, você vê o que tem de bom em cada um.
Tezuka: Exato. Você pode curtir as diferenças.
Iwata: O New Super Luigi U tem aqueles elementos que fazem você querer jogar várias vezes, então pudemos oferecê-lo em um novo formato, como um DLC. O que eu realmente quero dizer é, por favor, não ache que não tem nada a ver com você por ser muito desafiador. O New Super Luigi U tem o tradicional aspecto dos jogos do Super Mario em que você quer sempre tentar de novo.
Tezuka: Isso mesmo. Eu acho que esse game vai relembrar a origem e a essência do Super Mario.
Iwata: Eu estou ansiosamente esperando para ver como as pessoas o receberão.
Tezuka: Eu realmente espero que elas gostem. O preço é acessível e os cartões pré-pagos do Luigi para jogar com o Issho ni Photo: Super Mario ("Fotos junto com o Super Mario") estão em promoção, então... Opa, eu falando parecia uma propaganda!
Iwata: Nem parecia você, Tezuka! (risos)
Tezuka: (risos)
Iwata: Vocês fizeram o New Super Mario Bros. U, gastaram todas as suas ideias, e então, sem nenhum descanso, fizeram outro game. Muito obrigado pelo trabalho de vocês!
Tezuka e Takemoto: Obrigado!
Não sabe direito como o Luigi dominou o jogo do irmão? Então, comece de novo e veja na primeira parte da entrevista!
Fonte: Iwata Asks - Nintendo
Revisão: Samuel Coelho
Capa: Hugo Henriques Pereira