Super Mario Bros., The Legend of Zelda, Star Fox, Wave Race e Donkey Kong. O que esses jogos têm em comum (além de serem clássicos absolutos)? Ora, todos eles são fruto da mente genial de Shigeru Miyamoto, o mago dos videogames! E agora o mais novo xodó do mestre finalmente está em nossas mãos. Estou falando de Pikmin 3, é claro.
O plano original da Nintendo era lançar o game junto com o Wii U no finzinho do ano passado, mas o perfeccionismo acabou falando mais alto, como sempre, e o jogo foi adiado mais vezes do que você deve ter lido “O Wii U está morto” em sites sensacionalistas. Mas alguém tinha dúvidas de que tanta espera valeria a pena?
Uma odisseia no espaço
Um planeta azul explorado até ter todos seus recursos esgotados. Hmmmmm... |
Pikmin 3 é a história de três astronautas enviados a esse novo planeta para encontrar comida e levá-la de volta a Koppai. Infelizmente para os pobres viajantes interplanetários e felizmente para nós, jogadores, os três acabam sofrendo um acidente e caindo separados nesse novo e inóspito território, com sua espaçonave em frangalhos e sem grandes chances de retornar à sua terra natal. Isto é, pelo menos até eles encontrarem as criaturinhas que dão nome ao jogo.
Com três capitães tão legais, nem dá para sentir falta do Olimar |
Novos Pikmin e novas formas de jogar
Não é novidade que os verdadeiros astros da série são os fofos Pikmin. Se você está chegando agora (opa, bem-vindo à festa, mas trate de jogar Pikmin e Pikmin 2!), a graça do jogo é que cada tipo de Pikmin tem suas próprias forças e fraquezas, e você deve utilizá-los com sabedoria para superar os diversos obstáculos que encontra em seu caminho. Isso acaba tornando o game uma deliciosa e viciante mistura de estratégia em tempo real com solução de enigmas.Para conhecer mais sobre os Pikmin e sua história, não deixe de ler nosso especial "Sorrindo com Miyamoto" |
Que atire a primeira pedra quem não acha os Pikmin fofinhos! |
Só essas novas adições, por si só, já garantiriam uma boa dose de frescor e muitos elementos de estratégia, mas depois de algum tempo de jogo você consegue reunir os três comandantes e Pikmin 3 ganha ainda mais elementos táticos. Afinal, os novos modelos de enigmas e desafios tiram total vantagem do fato de termos três protagonistas, obrigando-lhe a pensar criativamente sobre como cada capitão deve se comportar, e qual o melhor modo de dividir as tarefas.
Corrida pela sobrevivência
Além de lutar contra o tempo, é preciso enfrentar monstros enormes! |
Dessa vez o desafio foi perfeitamente balanceado. Se o limite de trinta dias do primeiro Pikmin era acelerado demais e a liberdade total de Pikmin 2 acabou tornando tudo demasiadamente fácil, o terceiro jogo da série parece ter encontrado o equilíbrio perfeito entre correria e liberdade para explorar o jogo como bem entender. Agora o limite de tempo que você pode passar no planeta é definido somente pela quantidade de recursos que você recolher. Funciona mais ou menos assim: ao longo da jornada você coleta frutinhas. Ao fim do dia, elas são transformadas em suco, justamente o que você precisa para ganhar mais tempo de exploração. Assim, na medida em que você vai derrubando paredes e construindo pontes para continuar explorando as florestas e pântanos do game, também dá vontade de desviar do caminho para pegar aquelas frutinhas complicadas e bem escondidas, e assim poder passar mais tempo na superfície do planeta.
A maior fonte de energia nintendista desde a criação do leite Lon Lon |
Aprecie sem moderação
Seria esse um GamePad do planeta Koppai? |
Os gráficos são tão bons que essa maçã parece mais real e suculenta que as maçãs que eu tenho aqui em casa... |
A única ressalva que pode ser feita sobre o jogo recai logo no diferencial do Wii U, o GamePad. Quem jogou as versões New Play Control! da série no Nintendo Wii deve ter uma boa noção do quanto era natural e preciso usar o Wiimote para dar ordens aos seus Pikmin. Infelizmente a precisão do GamePad não chega aos pés do controle de movimentos, então fica a incômoda sensação de que demos um passo para trás no quesito jogabilidade. Mas se falta precisão, ao menos o GamePad compensa isso ao mostrar um utilíssimo mapa com a localização de todos os seus objetos de interesse. Considerando que temos as maiores fases da história da série, todas elas interconectadas por uma série de cavernas e túneis, o mapa do GamePad é um verdadeiro salvador de vidas.
Para qual lado eu vou se quiser comprar um Wii U nacional? Já passou da hora, Nintendo! |
Medalha, medalha, medalha
As missões são desafiadoras e colocam sua perícia como comandante à prova. |
Bingo é muito legal, pena que o jogador com GamePad sempre acaba levando certa vantagem por ter um mapa na tela |
Valeu, Miyamoto!
Prós
- O jogo é tão lindo que mais parece uma pintura;
- Além da divertida história principal, há desafios que aumentam o fator replay;
- Mais uma pérola com o selo Miyamoto de qualidade.
Contras
- GamePad não é tão preciso quanto o Wii Remote;
- Navegar pelo mapa é ocasionalmente confuso.
Pikmin 3 - Wii U - Nota: 9,5
Revisão: Vitor Tibério
Capa: Hugo Henriques