Mario e Donkey Kong são dois dos maiores e principais ícones da Nintendo, responsáveis pelo destaque inicial da participação da empresa no mercado de jogos. E após três décadas, cá estão eles juntos em mais um título de puzzle. Minis on the Move chega ao eShop do 3DS e traz quebra-cabeças, desafios e muitos blocos.
“Caminhando e cantando e seguindo... até a estrela”
"Esse subtítulo... tsc, tsc, tsc..." |
O título traz quatro tipos distintos de puzzles no modo principal, porém, todos com o mesmo objetivo: levar os Mini Marios até a estrela. Um detalhe curioso é que apenas um dos tipos de puzzle está disponível no início do jogo, já que os outros são desbloqueados conforme você vai obtendo estrelas. No primeiro puzzle, chamado Mario’s Main Event, seu objetivo é criar o caminho para o Mini Mario até a estrela. Para isso, é necessário selecionar e arrastar os blocos na lateral direita da tela inferior do portátil e colocá-los no local adequado no mapa.
Nos primeiros níveis, a dificuldade é quase inexistente, mas o desafio é crescente. Primeiramente, os bonecos do Mario não param de andar, logo é preciso ficar atento para impedir que caiam nos buracos ou fiquem travados (como, por exemplo, colocar um bloco que não conecta o caminho com o seguinte); segundo, os blocos vão aparecendo gradativamente e há um cano que limita o número de peças que podem ser utilizadas. Caso esse cano fique com muitas peças, é game over.
Tempo, limite de blocos, buracos e espinhos. Tudo está contra você em Minis on the Move |
A dificuldade crescente vai sendo preenchida por novos obstáculos. Blocos giratórios, Shy Guys no caminho, pula-pulas, bonecos do Donkey Kong que arremessam os Mini Marios, canos que te levam para outra parte das fases e esteiras. Pelas fases, ainda há três moedas que, caso sejam coletadas, faz com que você receba estrelas, essenciais para liberar outros puzzles e minigames.
Mas o jogo também oferece auxílio. Por exemplo, em cada fase do Mario’s Main Event há uma plataforma de descarte, na qual você pode jogar até três blocos desnecessários. Ao se desfazer do terceiro, essa plataforma de descarte vira um bloco que pode preencher qualquer caminho no mapa. Além disso, se você fizer um círculo, seja com quatro, seis ou oito blocos, eles se elevam e você recebe tempo adicional. Caso você consiga elevar oito blocos, formando o símbolo do infinito (∞), o Mini Mario é levado para uma área bônus.
Não é o Wario, mas Mini Mario também corre atrás de moedas |
Puzzles que não acabam
Além do Mario’s Main Event, Minis on the Move traz outros três tipos de puzzles, que são liberados conforme você obtém estrelas. Confira quais são:
Um dos mais divertidos e agradáveis, Puzzle Palace é o primeiro puzzle a ser liberado. Você deve levar o pequeno boneco até a estrela, colocando os blocos. A diferença para o Main Event é que aqui o número e tipos de blocos são limitados, mostrando apenas os essenciais para chegar ao objetivo, além de haver apenas um caminho correto para chegar até a estrela.
- Puzzle Palace
Neste modo, mais de um bonequinho precisa ser levado até a estrela antes do término do tempo, porém, você não precisa criar os caminhos com blocos. É necessário apenas rodar os blocos giratórios. Nas fases mais avançadas, os blocos da fase ficam azuis e você poderá movê-los.
- Many Mini Mayhem
Um dos puzzles mais difíceis. Há apenas três fases, porém, são grandes e duas delas são desbloqueadas somente após superar a fase anterior. Você utilizará todas as técnicas dos outros puzzles para recolher as estrelas espalhadas pelo cenário, precisará coletar tempo até chegar ao cano da saída.
- Giant Jungle
“Mini-minigames”
♫ Dança da manivela...♫ |
O áudio do título traz algumas canções clássicas de antigos jogos de Mario e Donkey Kong. Por exemplo, nos desafios do Puzzle Palace, a canção de fundo é a do tema do Peach’s Castle, de Super Mario 64 (N64); em Many Mini Mayhem, a música é o tema principal de Super Mario Bros. 2 (NES); enquanto em Giant Jungle, relembramos o tema de Jungle Groove, de Donkey Kong Country (SNES). Mesmo assim, no geral não há uma grande variedade de canções em Minis on the Move.
Este minigame é indicado para você que nunca terminou o cubo mágico e tem raiva disso |
Mini bonecos, grande diversão
Crie seus próprios puzzles no modo Criação! |
Os últimos níveis apresentam grandes desafios, que exigirão atenção e várias tentativas para superá-los, mas, mesmo se você não for fã do gênero, conseguirá se divertir e jogar outros puzzles. E mais uma vez, Donkey Kong e Mario provam que, mesmo tendo se passado mais de três décadas desde o primeiro jogo, continuam com games divertidos e desafiadores.
Prós
- Dezenas de puzzles criativos e desafiadores;
- Presença de minigames e desbloqueáveis;
- Modo de criação de puzzles e compartilhamento online;
Contras
- O uso da tela superior e do efeito 3D são dispensáveis;
- O áudio do título não apresenta grande variedade.
Mario and Donkey Kong: Minis on the Move – eShop/3DS – Nota: 8,5
Revisão: Vitor Tibério
Capa: Hugo Henriques