Informações e especulações entram no ringue! Tudo o que sabemos sobre o novo Super Smash Bros. (Wii U/3DS)

em 03/07/2013

Fãs de Super Smash Bros. aguardaram longos dois anos para, então, receber uma enxurrada de novidades sobre o próximo jogo da série, que s... (por Alex Sandro de Mattos em 03/07/2013, via Nintendo Blast)


Fãs de Super Smash Bros. aguardaram longos dois anos para, então, receber uma enxurrada de novidades sobre o próximo jogo da série, que será lançado para Wii U e 3DS. Desde mudanças no visual, postura de alguns personagens, participação de novos lutadores e até sobre uma possível conexão entre ambas as versões, é impossível não ficar animado e ansioso com o jogo.

Mas se você perdeu alguma coisa ou quer saber tudo sobre o próximo game de luta da Big N, trazemos este resumão com todas as informações, dúvidas que ainda pairam sobre nossas mentes, lutadores, cenários e muito mais. Entre no ringue e prepare-se para a pancadaria de informações!

Versões diferentes

Na E3 2011, Satoru Iwata anunciou, durante a primeira apresentação do Wii U, que um novo Super Smash Bros. estava a caminho. Sem trailers ou imagens, a notícia não chamaria tanta atenção, pois já é esperado um novo Smash Bros. por plataforma. O grande atrativo era que o crossover de luta não iria apenas para o sucessor do Wii, mas exploraria terras portáteis no 3DS. Muito pouco foi explicado sobre a decisão. Serão versões diferentes? Existirá alguma integração entre as duas versões? Vai haver crossplay?
Várias são as diferenças entre as versões para 3DS e Wii U, mas a seleção de personagens será a mesma em ambas
Masahiro Sakurai deixou claro que, depois de Super Smash Bros. Brawl (Wii), pouco coisa evoluiria na série. A decisão de movê-la para os portáteis foi pensada como a melhor maneira de inovar, mas as capacidades técnicas do Wii U fizeram com que se optasse por uma versão para o console de mesa também. Finalmente, na E3 2013, foram mostradas as duas. A de 3DS será criada pensando no tamanho reduzido da tela, pois os personagens ficariam muito pequenos se a mecânica fosse meramente convertida do Wii U para o portátil 3D. Além disso, teremos o contorno preto nos lutadores, para melhor destacá-los na tela e maquiar as limitações técnicas do 3DS. Já a versão de Wii U será totalmente em HD, com poucas alterações estruturais em relação à Brawl. Não teremos, por exemplo, qualquer uso da touchscreen do GamePad nas batalhas, decisão tomada para não dar vantagem a nenhum jogador.

Interessante notar que, mesmo com o brilhantismo da versão Wii U, o visual da de 3DS não fica muito atrás
Sakurai também não garantiu que o lançamento das duas versões será simultâneo, o que indica que o desenvolvimento delas mantém um nível de independência. Ainda assim, a lista de personagens não irá variar conforme a versão - jogadores de 3DS e Wii U terão a mesma seleção de lutadores. E como funcionarão as sonhadas partidas entre donos de Wii U e 3DS com games tão diferentes?

Sem crossplay, mas com interações (ainda misteriosas)

Desde o primeiro anúncio de Super Smash Bros. para 3DS e Wii U, sabíamos que as versões teriam algum tipo de compatibilidade entre si. O tempo passou e os fãs esperavam ansiosamente pela possibilidade de crossplay entre os jogos, algo que já mostrou ser totalmente possível com Monster Hunter 3 Ultimate, pois o multiplayer local no Wii U aceita até mais três amigos com a versão portátil no RPG de caça da Capcom.

Eis que neste ano, durante a E3 2013, Masahiro Sakurai afirmou que não haverá crossplay entre as versões de Super Smash Bros. para o desapontamento dos que aguardavam essa possibilidade. O criador explicou os motivos da ausência do modo multiplayer entre as plataformas da Big N: primeiramente, as versões não compartilharão das mesmas arenas, logo seria tornaria inviável o crossplay; segundo, porque o designer almeja que os games sejam diferentes, não mera cópia um da outro.
Curiosamente o inverso aconteceu com PlayStation All-Stars Battle Royale. O jogo de luta da Sony fez parte do programa Cross-Buy, onde ao adquirir a versão do PlayStation 3, o usuário poderia pegar a do Vita sem qualquer custo. Além disso há o recurso cross-plataform, que pode ser usado em partidas multiplayer entre o PlayStation 3 e PlayStation Vita. Apesar do recurso e jogabilidade interessantes, as lutas ficaram minúsculas na tela do Vita.

PSASBR possui crossplay, mas também menos carisma que SSB 
Sakurai disse que não terá crossplay,
mas interações entre versões
Mas não precisa entrar em pânico e querer dar um Final Smash no Sakurai, pois mesmo não havendo o crossplay, ambas as versões se comunicarão entre si, entretanto de forma diferenciada. Ainda não sabemos do que se trata, até porque Sakurai não quis revelar mais detalhes, entretanto citou que será possível customizar seus lutadores. Por exemplo, suponhamos que você possui a versão de 3DS. Poderá customizar personagens e, se tiver um amigo que possui a versão do Wii U, transferir seus lutadores customizados para o jogo do console. O designer ainda afirmou que a equipe está trabalhando para que essa interação entre versões seja fácil e sem estresse.

Mas o que seriam estas customizações? A possibilidade de usar um Mii e definir os próprios golpes? Ou quem sabe personalizar o próprio set de movimentos de um personagem que você usa com mais frequência? O único detalhe que sabemos até o momento é que essas customizações não significam mudanças nas roupas dos lutadores e nem será algo que poderá ser repetido inúmeras vezes. Sakurai acredita que a troca de vestimentas descaracteriza os personagens e não quer que o game se torne chato e repetitivo.

Uma das preocupações e dúvidas dos jogadores é a respeito da possível customização contínua, na qual seu personagem poderia ter vantagens sobre outros, com diferenças de níveis, prejudicando e desequilibrando as partidas multiplayer. Ainda são apenas especulações, mas sabemos que a equipe está buscando equilibrar as disputas de Super Smash Bros. para Wii U e 3DS. Até o lançamento do jogo ficaremos apenas nas especulações e imaginando as possibilidades que os produtores estão planejando para essa interação entre as versões.

Um de nossos medos é de Kirby ganhar níveis, inflar e explodir no jogo!

Os brigões!

Hora de conferir quais personagens estão confirmados para trocar uns sopapos em Super Smash Bros. para 3DS e Wii U:

Os veteranos

  • Mario
O encanador dá um tempinho no Reino do Cogumelo e volta a lutar no novo Smash Bros. Mascote da Nintendo, jamais estaria fora do título, ainda possui o golpe Fireball e usa a clássica vestimenta de camisa vermelha e macacão azul;

  • Link
Com uma aparência ainda mais adulta, o herói lendário se assemelha muito ao visto em Twilight Princess (assim como era seu visual em Brawl). Assim como Mario, está presente desde o primeiro Super Smash Bros. (N64);

  • Samus
Ainda não temos qualquer informação sobre um novo Metroid, mas, para matar a saudade da caçadora de recompensas, ela dá as caras no próximo Super Smash Bros. Não se sabe se poderemos vê-la como Zero Suit Samus e suas protuberânc..., quer dizer, sem armadura;

  • Pikachu
Até o momento o único monstrinho confirmado como controlável, Pikachu é mais um veterano que está desde o primeiro Super Smash Bros. O mascote da série Pokémon parece mais magro que nos títulos anteriores da série de luta;

  • Pit
Se Sakurai ressuscitou Pit em Brawl e ainda produziu um novo Kid Icarus para o 3DS, o anjo não poderia ficar de fora deste título. Sua aparência é a mesma vista em Brawl e Uprising, mas alguns ataques foram alterados para armas vistas no jogo do anjo para o 3DS;

  • Kirby
É impressionante como Kirby continua exatamente idêntico, seja poligonal, em 3D ou HD (rá!). Claro que já estamos ansiosos para poder engolir os novos lutadores e ver as transformações da bolota rosa;

  • Fox
Não temos uma nova aventura espacial de Fox há alguns anos, mas ao menos a Nintendo não se esqueceu do raposão. Ele reaparece novamente, porém sua pelagem está bem mais destacada que nas versões anteriores;

  • Donkey Kong
O gorilão engravatado não tem descanso. Acabou de estrelar um jogo no 3DS, reaparecerá em HD em Tropical Freeze e no próximo Super Smash Bros. Assim como Fox, sua pelagem está bem mais chamativa;


  • Bowser
O vilão Bowser estreou em Super Smash Bros. Melee (GC), gostou de poder espancar Mario e outras estrelas da Big N e reaparece no próximo jogo. Uma das grandes mudanças é que os ataques de Bowser estarão mais rápidos e sua postura não tão curvada como em Brawl;

Os novatos

  • Mega Man
Mega Man era um dos personagens mais desejados em Super Smash Bros. Inclusive na pesquisa com vocês, leitores, o robô azul liderou a preferência. Sabemos que você ficou boquiaberto com a revelação de que o Blue Bomber estará no próximo jogo de luta e o mais legal: seu visual é baseado nos títulos do NES! Seus golpes são Slide Move (que apareceu pela primeira vez em Mega Man 3) e Mega Upper, além das habilidades Robot Master, como Super Arm, Metal Blade, Leaf Shield, Clash Bomb e mais. Pois é, se a Capcom não traz Mega Man de volta, a Nintendo faz isso pelos fãs do Blue Bomber;

Sim, Rush também estará em Super Smash Bros. (Wii U/3DS) e
faz parte dos movimentos de Mega Man
  • Villager
Você já deve ter visto o Villager como meme da internet e não é por menos: sua falta de expressão torna-o, no mínimo, assustador. Mas esqueça isso, o representante da série Animal Crossing exibe ataques baseados em suas ações no jogo de simulação da Big N. Como usar a rede de insetos para prender adversários, plantar uma árvore e cortá-la para acertar inimigos, usar a pá para enterrá-los, atirar vasos de plantas e bolas de boliche e a habilidade de guardar projéteis inimigos e disparar logo na sequência;

Ainda não sabemos o que é mais assustador: a cara do Villager
ou acordar levando uma "vasada" na cabeça
  • Wii Fit Trainer
O divertido trailer revelou o novo lutador, ou melhor, a nova lutadora de Super Smash Bros.: a Wii Fit Trainer. Tudo bem que ninguém esperava por essa, mas seus ataques baseados em exercícios de Fitness provam ser eficientes, afinal, a personagem já está em forma para acabar com todos. No seu Final Smash, Wii Fit Trainer dispara vários treinadores coloridos do jogo de Fitness (?). Veja pelo lado positivo: é mais uma representante feminina confirmada e deve ser melhor e mais útil que o R.O.B.

Fox não consegue fazer como a Wii Fit Trainer porque suas pernas
são mecânicas. Melhor o PETA não saber disso...

Quem pode entrar e quem deverá sair?

Lucario está triste porque há chances
de não aparecer no novo Smash Bros.
Sakurai, já há algum tempo, tem indicado que o número de personagens poderá cair em relação à Brawl. Trata-se de uma quebra na tendência da série, que sempre trouxe seleções de lutadores cada vez maiores (12 no primeiro Smash Bros, 26 em Melee e 35 em Brawl). Até agora, o mínimo que podemos esperar é um número igual ao de Brawl, mas maior seria improvável. Uma das preocupações dos fãs é que o site oficial do jogo traz apenas 18 espaços para lutadores, sendo que restam seis vazios. Com pelo menos três personagens inéditos confirmados, manter a mesma quantidade de Brawl exigiria retirar alguns da versão para Wii. Especula-se que Snake caia fora e Lucario também - assim como ocorreu com Mewtwo.

Curiosamente, dentre os poucos personagens anunciados para esse novo Smash, nenhum é uma versão alternativa de outro lutador (como Fox e Falco ou Pikachu e Pichu). Será que esse tipo de personagem vai cair fora do novo Smash? Bom, mesmo que a exclusão não seja generalizada, personagens alternativos não costumam durar muito na série (como Pichu, Dr. Mario e Young Link). Pensando em algumas outras tendências de Smash Bros., seria natural termos Chrom no lugar de Ike, ficando ao lado de Marth como símbolos atual e clássico de Fire Emblem, respectivamente. Além disso, alguns veteranos desde a primeira empreitada da série até agora não foram confirmados nesse novo Smash Bros. São eles Yoshi, Captain Falcon, Luigi, Ness e Jigglypuff. Será que alguns desses serão deixado de fora pela primeira vez?

Chrom e Marth poderiam muito bem ser os representantes de Fire Emblem nesse novo Smash Bros.
Será esse o primeiro lutador
a ser readmitido na série?
Por outro lado, Mewtwo é candidato a entrar na seleção de lutadores, conforme ressaltado por Sakurai em uma entrevista. Isso marcaria um retorno inédito à lista de personagens. Com uma nova forma de Mewtwo em Pokémon X & Y (3DS), seria inteligente colocá-lo como marca da sexta geração de monstrinhos de bolso. Ainda assim, é possível que tenhamos outro Pokémon marcante dessa nova geração em Super Smash Bros., como Lucario fez. Com a parceria entre Nintendo e Sega é plausível que Sonic volte para rivalizar com Mario. Falando na participação de um personagem não-Nintendo, Sakurai deixou claro que a inclusão de lutadores third-party não vai ser exagerada (como muitos desejaram após verem Sonic e Snake em Brawl).

Ele também disse que Mega Man é um caso especial (ou seja, a participação de third parties não será banida) e que a Namco, embora participe do desenvolvimento do jogo, não terá preferência, caso algum de seus personagens seja pensado como lutador de Smash Bros. Em outras palavras, Pac-Man, é melhor se esforçar se quiser entrar na pancadaria. A entrada de Mega Man também não irá facilitar para mais personagens da Capcom virem junto. Phoenix Wright, por exemplo, é um grande representante do lado nintendista da empresa, mas já foi praticamente confirmada sua não participação em Smash Bros.

Poderíamos especular ainda usando as listas de personagens cancelados nos games passados. Frequentemente, são encontrados dados de possíveis lutadores que, numa versão futura da série, viraram combatentes oficiais. Foi o caso de King Dedede e Bowser, que apareceriam no primeiro game da série, mas só foram realmente entrar no ringue em Brawl e Melee, respectivamente. Procurando por lutadores que quase viram a luz do dia em jogos anteriores, temos ToadBallon FighterBanjo, o protagonista de Urban Champion (NES), Kazooie, Mew, James Bond, o corredor de Excitebike, Bubble de Clu Clu Land (NES), Toon Zelda/Tetra e Dixie Kong. Esses dois últimos irão aparecer nos aguardados The Legend of Zelda: The Wind Waker HD (Wii U) e Donkey Kong Country: Tropical Freeze (Wii U), e colocá-los na lista de lutadores seria uma interessante maneira de divulgar seus lançamentos.

Mas quem nós queremos ver participando do próximo Super Smash Bros.  é a nossa estimada Pedra, vulgo Gossip Stone; afinal se até o R.O.B. apareceu, por que não ela, que tem sido tão prestativa nos jogos da série Zelda e respondendo os leitores em sua coluna semanal? Também gostaríamos de ter Reggie Fils-Aime chutando os traseiros dos personagens, mas sabemos que seria apelativo demais (e impossível).

Se até R.O.B e a Wii Fit Trainer conseguiram, não há
por que a nossa Pedra não ter esperanças também

Campos de batalha

Além dos personagens da Big N entrarem para brigar em Super Smash Bros., eles também batalham em cenários conhecidos. Como cada versão terá seus próprios campos de luta, exploramos imagens e trailers e trouxemos para você os cenários que estarão no próximo jogo:
Super Smash Bros. for Wii U: a versão em HD mostrará cenários vistos em jogos lançados para os consoles da Nintendo. Conheça os cenários já confirmados:
  • Battlefield: todo jogo da série sempre tem um campo de batalha padrão. A do próximo Super Smash Bros. é uma arena flutuante, com diversas pilastras e construções destruídas ao redor e bandeiras do símbolo da série;
  • Skyloft: Brawl trouxe a Bridge of Eldin de Twilight Princess. O novo jogo da série trará Skyloft vem de Skyward Sword. Assim como Delfino Plaza no jogo anterior, as plataformas flutuam ao redor da ilha voadora. Skyloft era um dos estágios que gostaríamos de ver nesse Smash Bros. Nossas previsões estão melhores que as do Pachter, não?;
  • Wii Fit Arena: se a Wii Fit Trainer estará presente, possivelmente teremos um estágio do jogo de exercícios. No trailer que revelou a personagem podemos ver um cenário baseado em Wii Fit;
  • SmashVille: o Villager também é um novato que terá arena baseada em sua série. Como o título para Wii U traz cenários de jogos de consoles, provavelmente esse estágio é de Animal Crossing: City Folk (Wii);
  • Dr. Wily's Castle: o ambiente baseado na série do Blue Bomber vem de Mega Man 2 (NES). Na cena em que o castelo de Dr. Wily aparece, ainda vemos Yellow Devil, um dos chefes do primeiro Mega Man;
  • Smash Bros. Arena: uma arena de luta é exibida também nos trailers. Apresenta telão e torcida ao redor. Seria baseada em Punch-Out!? E mais ainda: este é um indício de que Little Mac participará do jogo?
Super Smash Bros. for 3DS: a versão 3D trará apenas estágios vistos em games que foram lançados para os portáteis da Nintendo. Confira os cenários já confirmados:
  • Battlefield: este jogo também traz um campo de batalha padrão. Aqui ele flutua, possui galhos de árvores e várias rochas ao fundo;

  • Gerudo Valley: a música de Gerudo Valley é uma das mais lembradas pelos fãs de Zelda. Sabemos que você já está com ela na cabeça e o cenário dos ladrões do deserto será um estágio do próximo Super Smash Bros. para o 3DS;
  • Spirit Train: o que pode ser melhor do que passear de trem por New Hyrule? Andar no Spirit Train socando os amigos! O ambiente é baseado no transporte usado por Link em The Legend of Zelda: Spirit Tracks (DS);

  • Arena Ferox: apesar de não termos nenhum personagem de Fire Emblem confirmado no próximo Super Smash Bros., a Arena Ferox vista em Fire Emblem: Awakening dá as caras na versão portátil. Será que isso confirma a participação de Chrom na pancadaria?
  • Beach World: esse estágio se assemelha muito aos ambientes da praia de Super Mario 3D Land. Possui elementos da fase 6-1 de 3D Land, apresentando plataformas voadoras e os pilares com espinhos;
  • Nintendogs Stage: o cachorrinho de Nintendogs apareceu em Brawl para atrapalhar os jogadores, ficando na frente do campo de batalha. Agora possui um estágio próprio, onde fica rolando no chão e mostrando toda a sua fofura;
  • DK Jungle: a selva do gorilão engravatado também estará no próximo Super Smash Bros. No trailer, o estágio inspirado em Donkey Kong Country Returns 3D (3DS) não mostra batalhas, apenas Mario saltando e subindo por ele;
  • World 1-1: a primeira fase de New Super Mario Bros. 2 (3DS) também é outro cenário do próximo jogo de luta. Ele mostra ao fundo o castelo de Peach, árvores e os blocos coloridos;
  • Space Pirate Ship (?): um estágio de Kid Icarus: Uprising apareceu em imagem do jogo, porém não se sabe qual será. Pelo cenário de fundo com o céu estrelado, pode se tratar do oitavo capítulo de Uprising, Space Pirate Ship.

Os itens já confirmados

Sabemos que o mais legal de Super Smash Bros., além de dar umas porradas nos amigos, é usar e abusar de inúmeros itens que aparecem no campo de batalha. Até o momento só temos quatro acessório confirmados na batalha, mas sabemos que dezenas deles aparecerão na versão final. Confira os itens que já surgiram nos trailers e imagens de Super Smash Bros. para 3DS e Wii U:
  • Smash Ball
Quando aparece no campo de batalha, todos esquecem a troca de sopapos para tentar pegá-la. A Smash Ball, item que faz os personagens dispararem um ataque máximo, reaparecerá no próximo jogo da série. Ainda não sabemos se os Final Smash dos lutadores mantidos de Brawl serão os mesmos ou sofrerão alterações;


  • Capsule
Um item que contém... outro item! Sim, essa cápsula esteve presente em todos os jogos da série e não deveria ficar de fora do novo título. Mas ela pode trair o usuário: há chances de não haver itens dentro das cápsulas e ela explodir como uma bomba. Quem sabe jogá-la nos adversários não seja uma boa estratégia?


  • Super Mushroom

Presente desde Melee, o Super Mushroom tem aquele efeito clássico dos jogos do encanador bigodudo: deixar o personagem que pegá-lo gigante. Além disso, o dano causado nos inimigos aumenta consideravelmente. Ter Mario e não ter Mushroom é a mesma coisa que ter festa de aniversário e não ter bolo.



  • Wii Fit Ball
A Wii Fit Trainer também traz seus itens para o novo Smash Bros. Por enquanto, o único confirmado é uma bola verde, vista em uma imagem com Mario petecando. Nossas apostas é que a bola terá o mesmo efeito que a bola de futebol de Brawl: o jogador que rebatê-la e acertar um adversário, o mandará para longe;

Não há nada melhor do que jogar futebol nos gramados de Skyloft

Modos de jogo

Pouco sabemos sobre as modalidades de jogo a aparecer nesse novo Smash Bros. Os trailers mostraram apenas o clássico Free-for-all (chamado de “Melee” em Melee e de “Brawl“ em Brawl), com a opção de incluir limite de tempo. O duelo demonstrado entre Mega Man e Mario confirmou o “Suddent Death” para desempate em partidas de tempo. O limite de personagens por disputa parece continuar sendo quatro, pelo que foi mostrado. Seguindo as tradições da série é de se esperar pelo tradicional modo Classic, com partidas singleplayer consecutivas, o All-Stars e o Adventure. Este último, que estreou em Melee e recebeu uma versão ampliada em Brawl (a jornada The Subspace Emissary) parece que não será igual ao game do Wii.

Modo "paisagem" também foi confirmado, por acaso?
Segundo Sakurai, o medo é que todas as cutscenes da aventura caiam na internet, e o propósito de superar estágios para desbloquear as cenas se perca. Ainda assim, seria uma pena não ter mais as sessões cinematográficas do Subspace Emissary, pois era bem interessante a proposta de juntar todas as estrelas da Nintendo em uma jornada épica. De uma forma ou de outra, o diretor não negou a existência de um modo Adventure, ao menos não da maneira como vimos no Wii. A modalidade multiplayer online também foi confirmada, tanto na versão de 3DS quanto para a de Wii U. Embora fosse previsível, a proposta é fazer algo melhor do que em Brawl, já que lags eram constantes nessa primeira empreitada da série no mundo online. Além desses, não tivemos notícia de outros modos, mas, como de praxe, esperamos por mais dessas variações do gameplay.

Chega de realismo?

A partir de Melee, a série Super Smash Bros. optou por um interessante e mais realista estilo artístico, algo que Brawl aprimorou. Até mesmo personagens bem coloridos, como Toon Link e Ice Climbers, ganharam detalhes em suas feições e rostos que lhes davam mais veracidade. O maior exemplo talvez seja o macacão de Mario, que, em Super Smash Bros., parece realmente feito de jeans. Com o Wii U e seu poder técnico bem superior ao do Wii, seria natural uma evolução dessa tendência estilística. Mas, quando Mario surgiu pulando no primeiro trailer desse novo Smash Bros.,  percebemos que seu visual ainda estava mais próximo do convencional. O macacão era jeans, mas muito mais azul do que antes.

Finalmente perceberam que lutar com um macacão jeans não é muito confortável?
A escolha lembra um pouco a aparência do primeiro Smash Bros. (não em poder técnico, por favor) e parece ser justificada pelo design atual de outros personagens. Link e Samus, por exemplo, duas estrelas da série, mostraram designs menos realistas em seus últimos jogos (Zelda: Skyward Sword e Metroid: Other M, respectivamente). Como já parecia tradição de Smash Bros. atualizar a aparência de Link conforme seu último grande jogo (Ocarina of Time em Melee e Twilight Princess em Brawl), trazer o Link mais colorido de Skyward Sword iria provocar conflito caso o visual geral desse Smash Bros. fosse realista. O mesmo vale para Samus, cujo design em Other M é muito mais "clean" do que o visual inspirado em Super Metroid (SNES) e exibido em Smash Bros. até agora.

Agora que o design é de Other M, Samus vai falar em Smash Bros. também?
Bowser também se encaixa nessa mudança artística, lembrando que sua postura está mais ereta do que antes - provavelmente querem conservar a coluna do coitado, afinal, já bastam os saltos de Mario sobre sua cabeça. Fox é outro a perder o realismo sci-fi de Brawl, e Kirby e Pikachu... bem, esses dois não mudaram nada, como sempre.

Será que, com esse novo design, Bowser ainda terá sua forma Giga Bowser?

Violento como Melee ou convidativo como Brawl?

Melee e Brawl, embora amplamente amados pelos jogadores, dividiram seus fãs. Enquanto alguns defendem a alta velocidade e física brutal da versão para GameCube, muitos gostaram do melhor balanceamento trazido pelas lutas no Wii. Com esse novo Smash Bros., qual será a direção tomada por Sakurai e sua equipe? Segundo o diretor, a questão é de audiência. Enquanto Melee foi destinado a jogadores hardcore, Brawl surgiu para cativar também os novatos na série. Com as versões de Wii U e 3DS, a proposta é unir as duas ideias.
Seja qual for a física, essa vai deixar marca
De acordo com Sakurai, a velocidade do jogo será um misto entre Melee e Brawl, já que para ele embora ainda haja um grande público a ser cativado a quantidade não é tamanha que justifique o alívio da física do game. Uma das alterações anunciadas na a mecânica da luta é o fim dos tropeços implementados em Brawl. A mecânica gerou polêmica entre os lutadores, pois muitos a consideraram completamente desnecessária para as lutas... Ok, a verdade é que também tínhamos muita raiva disso.
Só com a alta velocidade de Melee para Fox alcançar o ringue agora

Detalhes misteriosos

  • Mortes personalizadas?: convencionalmente em Smash Bros., quando um personagem cai para fora do ringue, uma coluna de luz indica a sua destruição. Mas, se você reparar no instante 02:35 do trailer abaixo, verá que, quando Donkey Kong faz Mega Man beijar a lona, a explosão é semelhante à vista quando Mega Man é destruído em sua série original. Será esse um indício de que cada personagem terá sua própria destruição?
  • Yellow Devil: o final do vídeo que anunciou a participação de Mega Man na pancadaria, vimos o robozinho azul tentando destruir um clássico chefão seu, Yellow Devil. Posteriormente, tivemos uma imagem de Kirby montando no grandalhão. Yellow Devil não consta na lista de lutadores, e o fato de aparecer em um estágio comum torna difícil ele ser um chefe (como vimos em Brawl). Será alguma função suporte do jogo? Mistério...

Three, Two, One... Go!

Agora que contamos tudo o que sabemos e especulamos alguns pontos interessantes de Super Smash Bros. (Wii U/3DS), queremos saber sua opinião: o que você achou das informações sobre o título? Acredita que o visual adotado pela equipe está agradável? E os lutadores, quais deles você espera ver no jogo? Qual é a sua expectativa sobre a interação entre as versões? Conte-nos e vá segurando a ansiedade até 2014 para brigar em HD e em 3D!

E por que gostamos de Smash Bros.? Porque é muito amor!
Coautor: Rafael Neves
Revisão: Bruna Lima
Capa: Stefano Genachi

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Desde que aprendeu a jogar videogames com Yoshi's Island e Donkey Kong Country 2, sempre é visto com um controle ou portátil da Nintendo na mão. Descobriu o amor por The Legend of Zelda com Ocarina of Time e sempre está querendo mais Zeldas. Gosta de escrever notícias, análises e bobagens aqui enquanto não está sonhando com um novo Silent Hill.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).