Com o fim de mais uma geração, elegemos os melhores jogos do Nintendo Wii

em 18/07/2013

Quando o Wii chegou ao mercado a situação da Nintendo não era nada boa. A companhia, que havia reinado soberana em vendas nos anos 1980 e ... (por Thomas Schulze em 18/07/2013, via Nintendo Blast)

Quando o Wii chegou ao mercado a situação da Nintendo não era nada boa. A companhia, que havia reinado soberana em vendas nos anos 1980 e 1990, chegou aos anos 2000 enfrentando a fortíssima concorrência da Sony e seus PlayStations. O último console da Big N, o GameCube, mesmo contando com alguns dos melhores jogos da história, acabou não caindo nas graças do grande público e deu um baita susto nas finanças da gigante japonesa.

Ficou claro para a Nintendo que investir apenas em poderio de hardware não seria o suficiente para se manter nos negócios, então, para não levar o mesmo fim da antiga rival Sega, a companhia fez o que sempre soube fazer de melhor: reinventou-se e espantou o mundo inteiro com sua criatividade. Assim nasceu o Nintendo Wii, o polêmico console que levou a Nintendo de volta ao seu lugar de direito como maior vendedora de videogames do mundo.

A lista que você está prestes a ler foi feita para relembrarmos o legado fantástico do console. Embora apenas dez jogos sejam citados, certamente há dezenas de outros games que poderiam figurar por aqui. Será que o seu favorito foi listado?

10. Donkey Kong Country Returns

Todo nintendista que teve a sorte de passar os anos 1990 acompanhado de um SNES guarda um carinho especial pela série Donkey Kong Country. O excelente trabalho que os britânicos da Rare realizaram com o gorilão mais famoso do mundo rendeu três jogos fantásticos que marcaram época. Infelizmente, a franquia acabou sendo deixada de lado no Nintendo 64 e GameCube, então coube à Retro Studios, desenvolvedora da igualmente clássica trilogia Metroid Prime, a tarefa de trazer Donkey Kong Country de volta aos holofotes. E não é que eles fizeram um trabalho muito bom? Donkey Kong Country Returns trouxe ao Wii tudo o que o pessoal curtia no Super Nintendo e muito mais, consagrando-se como o melhor jogo de plataforma 2D da geração.

9. Wii Sports

Possivelmente a maior responsável pela popularização dos controles de movimento e pelo estouro de vendas do Nintendo Wii, essa fantástica coletânea de minigames esportivos é uma verdadeira divisora de águas na indústria dos videogames. Até a chegada de Wii Sports ninguém acreditava que seria possível juntar numa só partida os seus avós, seu primo pentelho e a sua irmãzinha mais nova. Mas lá no finzinho de 2006, quando o Nintendo Wii chegou às lojas, Wii Sports se tornou uma verdadeira febre. Todo mundo estava criando seus próprios Miis e disputando eletrizantes campeonatos de golfe, boliche, beisebol e tênis na sala de estar. Ame ou odeie o advento dos jogadores casuais, o fato é que Wii Sports é um dos games mais importantes da geração, quiçá o mais importante de todos.

8. MadWorld


Muito antes da Platinum Games cair nas graças dos nintendistas trazendo Bayonetta 2 e The Wonderful 101 com exclusividade para o Wii U, ela já mostrava toda sua capacidade para produzir grandes jogos com MadWorld, um clássico cult do Wii. Misturando traços de histórias em quadrinhos com uma dose (nada) saudável de ultra violência, MadWorld leva apenas alguns segundos para chamar sua atenção, mas pode te prender por dias graças à sua jogabilidade absolutamente viciante. Apenas prepare o estômago antes de jogar, pois até Quentin Tarantino ficaria intimidado ao ver as dezenas de execuções diferentes que o anti-herói Jack tem preparadas para seus inimigos.


7. Super Smash Bros. Brawl

Tem coisa melhor que jogar Mario, Zelda, Metroid, Star Fox e F-Zero? Que tal então misturar um pouquinho de cada uma dessas franquias lendárias em um só jogo, colocando todos os personagens consagrados desses games para sair no braço? Essa ideia genial do grande Masahiro Sakurai deu origem a Super Smash Bros., uma das séries de maior sucesso da Big N. E se a fórmula já era muito legal no Nintendo 64 e no GameCube, no Wii ela parece ter atingido a perfeição com a inclusão de disputas online, a capacidade de compartilhar replays, fases e fotos com amigos e um extenso modo de campanha que colocava os personagens da Nintendo para trabalhar todos juntos contra um inimigo comum. Super Smash Bros. Brawl tem um pouco de tudo, então só vamos aposentar o disco de jogo quando as versões para Wii U e 3DS forem lançadas.

6. No More Heroes 2: Desperate Struggle

Suda 51 é o dono de uma das mentes mais insanas do mundo dos videogames. Felizmente, ela também é uma das mentes mais brilhantes, então tudo bem! Os jogos de Suda 51 sempre trazem dezenas de referências à cultura pop, um senso de humor bem peculiar, belas mulheres e homenagens aos videogames antigos, e No More Heroes 2 não foge à regra. Se o primeiro jogo do carismático assassino Travis Touchdown já agradou bastante a galera, sua segunda empreitada levou a fórmula de Suda 51 à perfeição, equilibrando de forma genial eletrizantes combates, ótimo uso dos controles de movimento, personagens bem construídos e alguns dos melhores gráficos que você pode encontrar num console da Nintendo.

5. Little King’s Story

Yashira Wada é famoso na comunidade gamer por ter criado a série Harvest Moon. Embora o simulador de fazenda seja inegavelmente incrível (e uma das minhas franquias favoritas de todos os tempos), é possível que Little King’s Story seja sua criação mais inspirada. Misturando elementos de estratégia em tempo real, RPG e de simulação de construção de cidades, esse híbrido de Pikmin e SimCity esbanja carisma por todos os lados. É impossível não sorrir enquanto acompanhamos o pequeno reizinho por seu belíssimo reino ao som de lindas músicas clássicas orquestradas. Uma joia rara que consegue divertir do primeiro ao último minuto de jogo.


4. Punch-Out!!

Ah, o olho do tigre e a emoção da luta. Você nem precisa ser um Rocky Balboa da vida para se empolgar com Punch-Out!!, já que a história de superação do pugilista azarão Little Mac vem garantindo diversão rápida e eletrizante a todos os nintendistas desde os saudosos tempos do NES. E é justamente para relembrar essa época tão legal que o Punch-Out!! de Wii tratou de homenagear o jogo original, trazendo de volta todos os lutadores que amamos, como o sempre patético Glass Joe, o rotundo King Hippo e o sempre temível Bald Bull. Só faltou mesmo trazer o Mike Tyson ou o Mr. Dream de volta. Apesar de que recebemos um novo lutador muito carismático para substituí-los. Quer saber quem é? Melhor começar a treinar então. Sem dor, sem ganho!

3. Super Mario Galaxy

Os jogos da série Super Mario são conhecidos por sempre estabelecerem novos padrões de qualidade na indústria dos videogames, já que os games do encanador costumam inventar novas formas de jogar, levando os consoles dos quais fazem parte até o limite de sua capacidade técnica. Com Super Mario Galaxy não foi diferente, e o game segue até os dias de hoje como um dos jogos de videogame mais lindos já feitos. Sua impecável direção artística aliada à trilha sonora orquestrada magistral só não impressionam mais que as fases criativas que desafiam todas as leis da gravidade. Pois é, parece que para o nosso amigo encanador, nem o céu é o limite! Eu mesmo pensava que esse jogo não poderia ser superado, até que veio a sequência...

2. Super Mario Galaxy 2

Pois é, a sequência. Você deve estar se perguntando como é possível Super Mario Galaxy 2 ter vencido o seu impressionante antecessor em nossa lista. Afinal, como se supera um jogo que já era perfeito? Ora, com doses cavalares da criatividade e genialidade únicas de Shigeru Miyamoto, é claro! Parece que o mestre e sua equipe se divertiram muito elaborando esse game, já que ele conta com os melhores níveis e Power-Ups já vistos. Cada item, inimigo, obstáculo e plataforma parecem ter sido meticulosamente colocados nas fases para trazer o máximo de diversão possível ao jogador. Ou talvez Super Mario Galaxy 2 só esteja aqui na frente da lista porque é legal demais montar no Yoshi. É, deve ser isso.


1. The Legend of Zelda: Skyward Sword

Seja você um nintendista de primeira viagem ou um Zeldista fanático, que tem o Hyrule Historia como livro de cabeceira e dorme abraçado com uma pelúcia do Link (não se preocupe, você não está sozinho!), esse jogo deve ter te emocionado. Afinal, se toda lenda tem um início, Skyward Sword chegou para nos mostrar que o começo da lenda de Zelda não poderia ser mais empolgante! Desde o momento em que damos uma voltinha montados em um Loftwing pela primeira vez, fica claro que estamos diante de um jogo muito especial. Um game que provou ao mundo que os controles de movimento podem ser mais que uma diversão casual: eles podem ser parte essencial de combates eletrizantes e da solução de puzzles engenhosos.



Ao mesmo tempo em que o jogo inova e nos mostra novas formas de jogar videogame, ele mantém a brilhante base tão característica da série Zelda desde os tempos do NES, com dungeons criativas e batalhas memoráveis. Skyward Sword não é somente o melhor jogo do Wii, mas também um dos melhores jogos de videogame já feitos. É a maior prova de que enquanto existirem videogames, The Legend of Zelda estará lá nos lembrando do quão longe os jogos e nossa imaginação podem ir. Afinal, existem jogos bons, ótimos e até mesmo excelentes, mas só existe uma série que pode ser considerada lendária.

Curta sua aposentadoria, Wii, e obrigado pelas boas lembranças!

Revisão: Vitor Tibério
Capa: Diego Migueis
Siga o Blast nas Redes Sociais

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).