A capa proposta de FFII |
Com medo do jogo ficar obsoleto muito rapidamente, a Square decidiu abandonar o trabalho de localização de Final Fantasy II e iniciar a produção da versão EUA de Final Fantasy IV, lançado na América em novembro de 1991. No entanto, para não atrapalhar a publicidade da série, o título aqui se transformou em Final Fantasy II, isto é, o FF IV original se transformou em FF II no ocidente.
Toda essa história já é razoavelmente difundida aos interessados, no entanto, a galera do Lost Levels, site dedicado a jogos que nunca viram a luz do dia, conseguiu revelar mais uma parte da história dos vídeo games:
"Nós vemos jogadores bem sérios em nosso futuro. Eles querem o desafio supremo. E nosso plano de batalha é dar a eles o jogos de estratégia mais difíceis que eles podem aguentar. Como Final Fantasy, um dos melhores RPGs de todos os tempos, lançado pela Nintendo, e, em seguida, Final Fatansy Legend, o primeiro RPG para o GameBoy. Agora estamos entrando batalha para um patamar ainda maior com Final Fatansy II para o NES e Final Fantasy Legend II para o Game Boy. E FF III continuará a saga requerendo estratégias ainda mais sofisticadas. Não há fim para a ação. E não há limites para as possibilidades. Mas, antes de tudo, você precisa empunhar a espada."
O fato de no material a própria capa proposta do jogo estar em formato de rascunho revela que o lançamento de Final Fatansy III ainda seria para um tempo um pouco mais distante. Se a Square achou que não compensava nem mesmo terminar o trabalho em Final Fatansy II, com o IV título chegando, naturalmente ela abandonaria a intenção do terceiro. Embora, novamente, a novidade tenha sido descobrir que essa intenção chegou a existir de forma mais concreta.
Ah sim, caso você esteja se perguntando, o Final Fantasy III - amplamente considerado o melhor da série - que chegou ao Super Nintendo em 1994 é, na verdade, Final Fantasy VI. Enquanto o Final Fantasy III lançado para o DS em 2006 é, de fato, remake do Final Fatansy III original, este do qual a revelação se trata. E o Final Fantasy I e Final Fantasy II original foram re-lançados por aqui em um remake para o GameBoy Advance. E, por fim, se você percebeu, o Final Fantasy V ficou desconhecido por aqui, ao menos até receber um port para Playstation e Game Boy Advance, em 1999 e 2006, respectivamente.
Resumindo:
Final Fantasy I (NES) = Final Fantasy I (NES)
Final Fantasy II (NES) = Cancelado nos EUA
Final Fantasy III (NES) = Agora descoberto que foi cancelado nos EUA, imaginava-se que não havia sido sequer planejado.
Final Fantasy IV (SNES) = Final Fantasy II (SNES)
Final Fantasy V (SNES) = Cancelado nos EUA
Final Fantasy VI (SNES) = Final Fantasy III (SNES)
Final Fantasy VII (PS) = Final Fantasy VII (PS)
Fonte: Lost Levels