Quatro anos se passaram desde o lançamento do Mario Kart Wii, em abril de 2008. De lá pra cá, os fãs da série já tiveram tempo bastante para se familiarizarem com os controles por movimento e estão mais do que preparados para receberem o oitavo jogo da franquia. Afivelem os cintos e descubram por que Mario Kart 8 está chegando com tudo nesta geração.
Além da Gravidade
Como
a estratégia de lançarem um Mario 3D juntamente com o Mario Kart deu certo para
alavancar as vendas do 3DS no final de 2011, a Nintendo resolveu repetir a
dose, mas não só teremos Mario Kart 8 e Super Mario 3D World, como também Super
Smash Bros. para Wii U e 3DS, Donkey Kong Country: Tropical Freeze e
Pikmin 3, first parties de peso que certamente contribuirão para o aumento da
base instalada no console.
A grande novidade dessa versão é o sistema
antigravitacional, no qual, em um determinado momento, os pneus dos karts mudam
da vertical para a posição horizontal, gerando uma aderência à pista através do
magnetismo, permitindo assim que a disputa vá além das pistas de corrida e
passe para as paredes, loopings e até onde mais a criatividade dos cenários irá
permitir. Essa maior interação com as pistas torna o jogo mais dinâmico. Para
aqueles que aguardam ansiosos por F-Zero, este é o game certo para matarem a
vontade enquanto um anúncio de um possível título não é feito. O jogo também
segue a linha das evoluções de Mario Kart 7, pois nele também estão presentes
os gliders e as fases subaquáticas.
Outra
questão que reforça esta idéia de uma continuidade de Mario Kart 7, é a escolha
do título do jogo, os números ao invés de um subtítulo dialogam entre si, além
disso, o oito usado no logotipo do jogo remete a um dos circuitos que estava
disponível para testar na feira.
E foi dada a largada
Durante
a E3, era possível jogar o torneio ao qual estamos acostumados, porém num
formato reduzido, três circuitos de duas voltas cada. Estavam presentes apenas
12 personagens para se jogar, com um veículo pré-estabelecido, nos karts
estavam: Mario, Luigi, Yoshi, Bowser, Koopa Troopa, Daisy, Toadette e Wario. Já
nas motos estavam: Peach, Donkey Kong, Toad e por último Waluigi (que havia
ficado de fora das carreiras em Mario Kart 7). O balanceamento dos veículos em
relação ao tamanho dos personagens parece ser o mesmo que nas versões
anteriores, porém tomem cuidado, uma vez que ativado o sistema
anti-gravitacional os karts irão literalmente rodar caso esbarrem uns nos outros.
Não chega a ser tão problemático como ser atingido por um casco, ou até mesmo
passar por uma casca de banana, mas é aconselhável manter uma distância dos
demais jogadores enquanto estiver nesse modo.
Em
relação aos gráficos, o visual do jogo está impecável, é como se toda a série
até então caminhasse para chegar a Mario Kart 8, as texturas estão com um ótimo
acabamento, merecendo um destaque para o asfalto nas pistas. Chega a ser
difícil enxergar uma possível evolução gráfica a partir daí por se tratar de um
jogo com o visual cartunesco.
A
jogabilidade continua sendo basicamente a mesma que a do seu título anterior
para o Wii, porém, com o GamePad, não sabemos quais outras inovações poderão
ser incluídas até o seu lançamento, além de uma visualização do mapa na tela do
GamePad. No que diz respeito aos power-ups, nada de diferente foi mostrado
nesta demo durante a feira. Resta agora esperar até a primavera norte-americana
(ou o outono no Brasil), para podermos colocar as mãos neste título que certamente
será obrigatório para o Wii U.
Revisão: Bruno Nominato
Narração: Rafael Neves
Edição de vídeo: Pablo Montenegro
Capa: Felipe Araujo