Os itens e power-ups da série Mario sempre fizeram a festa dos fãs. Se tudo começou de uma forma bem tímida em Super Mario Bros, com apenas um cogumelo que fazia o encanador crescer, uma flor para atirar bolas de fogo, e uma estrela que o deixava temporariamente invencível, foi em Super Mario Bros 3 que a coisa realmente desandou, com uma quantidade de itens tão grande que o redator que vos fala nem ao menos chegou a tentar todos. Mas em Super Mario World, game de lançamento do querido Super Nintendo, a quantidade de itens voltou a um número, digamos, normal, contando com os tradicionais cogumelos, flores e estrelas, além do objeto do Item Box de hoje.
Ao infinito e além!
O incrível Mario com Capa. |
Antes que você abra uma nova aba para pesquisar no site os Item Boxes referentes à Super Folha, ao Boné Alado, ou mesmo à Flor de Nuvem, deixe-me deixar claro o seguinte: todos os outros itens que permitem que Mario voe, flutue ou plane possuem suas próprias limitações. A Super Folha, por exemplo, só permite que Mario voe até que seu medidor de poder se esgote (o que só pode ser remediado com o uso da P-Wing, mas só por um estágio).
Mas a Pena da Capa é a única que realmente dá ao jogador a possibilidade de ver Mario ou Luigi voando infinitamente, dependendo apenas das suas próprias habilidades e das condições adversas, como inimigos e perigos que os encanadores encontram pelo caminho.
Aulas de vôo
No manual do game é dito que o Mario com Capa e os Super Koopas têm travado diversas batalhas aéreas. Conseguimos imaginar por quê. |
Funciona assim: quando os encanadores juntam a capa ao corpo eles perdem atrito e aderência ao ar, mas basta inflá-la novamente com um breve movimento que eles começarão a subir novamente. Um tempo perfeito é necessário para isso, mas masterizar a habilidade não leva muito tempo, e é algo tão divertido que você vai querer tentar e tentar de novo.
Outras habilidades
Admita: depois desta fase você também deixou de usar a Flor de Fogo. |
Além disso, a Pena da Capa ainda concede algumas outras habilidades que fazem seu uso quase indispensável. O impacto gerado ao descer com toda a velocidade em direção ao chão, por exemplo, pode atordoar qualquer inimigo que esteja nos arredores.
A Pena da Capa também permite que os encanadores desçam mais vagarosamente ao chão, ainda que não tenham conseguido impulso o suficiente para voar, e mesmo se estiverem sobre as costas de um Yoshi. Assim como a Super Folha, a Pena concede um novo golpe ao seu usuário que, com um breve giro, é capaz de derrubar diversos inimigos, inclusive o temível Dry Bones, que não seria destruído de outra maneira.
Mas uma habilidade fascinante que a Pena concede é o fato de que, se você estiver montado em um Yoshi e este tiver um casco azul na boca (ou um Yoshi azul com qualquer casco na boca), você pode voar para cima apenas mantendo o botão de pulo pressionado, como uma Super Folha de efeito estendido. Uma vez que o dinossauro tenha engolido o casco, você ainda pode descer suavemente utilizando a mesma técnica. É verdade que, mesmo sem a Capa, você ainda pode voar com o Yoshi sob as mesmas condições, mas a combinação Yoshi, casco azul e Pena da Capa pode render a possibilidade de se completar um estágio inteiramente por cima, tocando o chão apenas em seus início e fim.
Apesar de tantas semelhanças com a Super Folha, incluindo a possibilidade de ser usada por certos inimigos, como o Super Koopa, a Pena da Capa possui um lugar especial nos corações dos fãs de Super Mario World, que vivem torcendo para que a Nintendo, um dia, a inclua em um novo jogo da série. E você, leitor? Já viveu muitas aventuras ao lado do Mario com Capa? Conte suas experiências nos comentários e ajude a complementar este artigo.
Capa: Stefano Genachi
Revisão: Marcos Silveira