Hoje a Eletronic Arts publicamente anunciou a chegada do próximo título da longeva série de corrida, Need for Speed: Rivals, que será desenvolvido pela subsidiária sueca Ghost Games (antiga EA Gothemburgo), com consultoria da britânica Criterion, a responsável pela última entrada da série: Most Wanted. No entanto, péssimas notícias para os nintendistas que gostam de um vento virtual no rosto, o jogo não chegará ao Wii U. Segundo o fundador da Ghost Games e produtor de NFS: Rivals, o problema é com o console, que não rodaria satisfatoriamente a engine FrostBite 3, que será utilizada no jogo. Marcus Nilson disse ao portal Eurogamer que:
"Sim, a Frostibite não está realmente preparada para o Wii U. Eu não tenho todas as informações, então não seria certo eu falar muito sobre isso. A Frostbite 3 é uma engine verdadeiramente forte, com capacidade para expansões e nos dará uma grande vantagem para a próxima geração e apoiar o Xbox One e o Playstation 4, no entanto, não está sendo desenvolvida para o Wii U. "Mais um capítulo nas recorrentes querelas entre Eletronic Arts e Nintendo. Recentemente, ao comentar sobre os próximos jogos de Guerra nas Estrelas, um diretor da DICE (principal divisão da EA) alegou que a Frostbite 3 nunca teria rodado no Wii U, apenas a Frostbite 2 teria sido testada no console da Nintendo, e rendendo resultados insatisfatórios. No entanto, é uma afirmação difícil de acreditar. Muitos leitores internet afora afirmam de pé junto que a engine havia rodado sim no Wii U no ano passado, embora eu não achei notícias da época (se encontrarem, compartilhem nos comentários, por favor).
De qualquer jeito, fica extremamente difícil de comprar essa afirmação tendo em vista todo apoio inicial da EA e da mesma DICE no lançamento do Wii U lá em 2011, que planejavam a criação de uma edição completamente nova de Battlefield 3 (que utiliza a Frostbite 2) para o console da Nintendo. E claro, o fato do jogo ser lançado também para Playstation 3 e Xbox 360.
Além disso, na época do lançamento de Need for Speed: Most Wanted U, em março, vários desenvolvedores da Criterion Games, responsável pelo jogo, haviam comentado que gostaram de trabalhar com o Wii U. Especialmente o vice-presidente do estúdio, Alex Ward, que havia declarado amor ao console e à Nintendo. No entanto, é bom lembrar que os britânicos da Criterion terão um papel secundário na criação de Need of Speed: Rivals.
Fonte: Eurogamer