Engenheiro da Eletronic Arts solta o verbo contra Nintendo e Wii U

em 17/05/2013

Aparentemente, o conflito de interesses entre a Nintendo e Eletronic Arts não tem fim. Especialmente por parte da EA. Não são raras as op... (por Lucas Palma Mistrello em 17/05/2013, via Nintendo Blast)


Aparentemente, o conflito de interesses entre a Nintendo e Eletronic Arts não tem fim. Especialmente por parte da EA. Não são raras as oportunidades que funcionários de alto escalão da empresa utilizam de violência gratuita para depreciar a empresa japonesa. Desta vez os 15 minutos de fama vão para o engenheiro e arquiteto sênior Bob Summerwill, que respondeu a um jogador que havia questionado sobre a notícia da EA não ter jogos em desenvolvimento para o Wii U o seguinte:
"O Wii U é lixo. Menos potente que um Xbox 360. Loja online fraca. Tablet estranho. A Nintendo é como um morto-vivo nesse momento."
Não satisfeito, ele continuou:
"Nintendo está trabalhando como se ainda estivesse nos anos 90 Eles deveriam ter feito como a Sega, e transformarem Mário e Zelda em jogos exclusivos do Playstation 4."
"Ao invés disso eles fazem esse console terrível, e isso www.nintendo.com/wiiu/downloads... Apenas pare, Nintendo! Apenas se limite a fazer grandes jogos."
"É uma decisão friamente planejada em focar nossos recursos em mercados que realmente importam ... como celulares e a próxima geração". 
"Mais uma; as plataformas da Nintendo sempre tiveram um custo benefício baixo para as thirds. Apenas Mário e Zelda dão dinheiro."  
As mensagens foram deletadas por Bob Summerwill logo após o caso tomar notoriedade, mas a equipe sempre atenta da IGN conseguiu fazer a captura de tela das mensagens. O desentendimento entre EA e Nintendo, supostamente, começou quando a empresa japonesa declinou da proposta da desenvolvedora estadunidense de administrar a rede online da Nintendo para o Wii U. Desde então, as coisas só se agravaram muito mais.

Em março, um membro do estúdio alemão Crytek revelou que o universalmente aclamado FPS Crysis 3 não foi lançado para o Wii U devido a desentendimento entre as duas empresas, mesmo com o port do jogo para o console em estágio avançado de desenvolvimento. E mais recentemente, um diretor da DICE, subsidiária da EA, afirmou que a engine Frostbite 3 nunca havia rodado no Wii U, e nem mesmo a Frostbite 2 havia funcionado de forma satisfatória. O que tem a boa possibilidade de ser uma grande mentira, tendo em vista toda a animação inicial da mesma DICE em criar uma versão especial de Battlefield 3 para o console da Nintendo, lá em 2011.

Battlefield 3 na apresentação do Wii U na E3 de 2011.
As hostilidades entre as duas empresas estão indo de tensões pontuais para uma guerra aberta após o anúncio da saída das tradicionais séries esportivas da empresa no Wii U, que sempre figuraram nos consoles da Nintendo. Pelo que parece, as animosidades são mais por parte da EA do que da Nintendo, tendo em vista a quantidade de farpas que vão nessa direção (EA > Nintendo) e ausência na direção oposta. A pegunta é se a Big N chateou tanto a assim a empresa estadunidense para esse tipo de reação, ou é apenas "birra" da EA.

Resta torcer para que, claro, este conflito termine logo e que as baixas sejam as menores o possível.

Fonte: IGN

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.