Aparentemente, o conflito de interesses entre a Nintendo e Eletronic Arts não tem fim. Especialmente por parte da EA. Não são raras as oportunidades que funcionários de alto escalão da empresa utilizam de violência gratuita para depreciar a empresa japonesa. Desta vez os 15 minutos de fama vão para o engenheiro e arquiteto sênior Bob Summerwill, que respondeu a um jogador que havia questionado sobre a notícia da EA não ter jogos em desenvolvimento para o Wii U o seguinte:
"O Wii U é lixo. Menos potente que um Xbox 360. Loja online fraca. Tablet estranho. A Nintendo é como um morto-vivo nesse momento."Não satisfeito, ele continuou:
"Nintendo está trabalhando como se ainda estivesse nos anos 90 Eles deveriam ter feito como a Sega, e transformarem Mário e Zelda em jogos exclusivos do Playstation 4."
"Ao invés disso eles fazem esse console terrível, e isso www.nintendo.com/wiiu/downloads... Apenas pare, Nintendo! Apenas se limite a fazer grandes jogos."
"É uma decisão friamente planejada em focar nossos recursos em mercados que realmente importam ... como celulares e a próxima geração".
"Mais uma; as plataformas da Nintendo sempre tiveram um custo benefício baixo para as thirds. Apenas Mário e Zelda dão dinheiro."As mensagens foram deletadas por Bob Summerwill logo após o caso tomar notoriedade, mas a equipe sempre atenta da IGN conseguiu fazer a captura de tela das mensagens. O desentendimento entre EA e Nintendo, supostamente, começou quando a empresa japonesa declinou da proposta da desenvolvedora estadunidense de administrar a rede online da Nintendo para o Wii U. Desde então, as coisas só se agravaram muito mais.
Em março, um membro do estúdio alemão Crytek revelou que o universalmente aclamado FPS Crysis 3 não foi lançado para o Wii U devido a desentendimento entre as duas empresas, mesmo com o port do jogo para o console em estágio avançado de desenvolvimento. E mais recentemente, um diretor da DICE, subsidiária da EA, afirmou que a engine Frostbite 3 nunca havia rodado no Wii U, e nem mesmo a Frostbite 2 havia funcionado de forma satisfatória. O que tem a boa possibilidade de ser uma grande mentira, tendo em vista toda a animação inicial da mesma DICE em criar uma versão especial de Battlefield 3 para o console da Nintendo, lá em 2011.
Battlefield 3 na apresentação do Wii U na E3 de 2011. |
Resta torcer para que, claro, este conflito termine logo e que as baixas sejam as menores o possível.
Fonte: IGN